Os mais interessantes e extravagantes protótipos da história do automóvel raramente passam a produção. Qualquer semelhança com a vida real é pura ficção. Mas é precisamente a ficção e a criatividade que conduzem o lápis de designers como Giorgetto Giugiaro a formas que acabam por influenciar e definir tendências com impacto na vida de todos nós.
Porsche Tapiro e o génio de Giugiaro
O Porsche Tapiro é o exemplo de um protótipo que nunca passou à produção, mas cujos pressupostos do estudo influenciaram uma série de automóveis desportivos da década de 70.
O Porsche Tapiro era baseado no Porsche 914 com motor de seis cilindros boxer com 2.4 l de cilindrada e que desenvolvia 220 cv de potência. As suas dramáticas linhas angulosas são o apuramento das experiências que o jovem Giorgietto já tinha ensaiado com o De Tomaso Mangusta quando estava ainda na Ghia.
O Tapiro tinha asas de gaivota para os passageiros e para o compartimento do motor e foi o quarto protótipo a ser desenvolvido pela Italdesign, empresa que foi comprada em 2101 precisamente pelo Grupo Volkswagen, o mesmo que agora detém a Porsche. A história, mesmo a dos automóveis, é bem redonda.