Novo Ford Focus para todos os gostos chega em outubro

10/04/2018

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Nasceu de uma folha em branco, estreia uma nova plataforma, dá corpo a um carro diferente, outra linguagem de design na Ford, que diz nunca ter ido tão longe na interação com os clientes no desenvolvimento de um novo modelo. É o novo Focus que só chega a Portugal lá para Outubro numa gama que, pela primeira vez, incluirá um crossover. Preços, nem falar.

A tecnologia assume papel de relevo no novo Focus. Stop&Go com reconhecimento de sinais, head-up display, faróis adaptativos com função preditiva em curva, assistente de manobras evasivas e modos de condução de série (Normal, Sport e Eco) são algumas das novidades que chegam à gama do segmento C da Ford, modelo que sempre assumiu grande protagonismo e marcou até uma revolução no design. No que respeita a conetividade em movimento, um sistema de modem integrado (FordPass Connect), ainda a chegada do carregamento wireless para telemóveis.

Suspensão traseira (sub-chassis independente) com controlo contínuo do amortecimento é outro argumento a juntar a uma nova tecnologia de molas patenteada pela Ford numa arquitetura independente nos dois eixos que, segundo a marca, promete outro refinamento nos padrões na condução.

As motorizações passam por uma versão apurada do três cilindros EcoBoost 1.0, ao qual se junta uma versão 1.5, ambos a gasolina e com a novidade, num bloco do género, de um sistema de desativação de cilindros. A oferta Diesel contempla os EcoBlue 1.5 e 2.0, anunciados como mais económicos e agora dotados, em opção, de uma caixa automática (conversor de binário) com oito velocidades. O controlo é feito através de um comando rotativo!

A motorização 1.0 disponibiliza potências de 85, 100 e 125 cv, todas com caixa manual de seis velocidades e a opção automática para o mais potente. O EcoBoost 1.5 terá versões de 150 e 182 cv, a primeira também com a opção automática. Para os Diesel, 95 e 102 cv no 1.5 EcoBlue e 150 cv no 2.0. As transmissões são idênticas e a automática acompanha apenas o menos musculado.

Carroçarias de quatro e cinco portas, carrinha, o Focus estreia a versão Active, o primeiro crossover na gama que não dispensa o desportivo ST-Line nem a versão Vignale no topo da oferta. Active, Ambiente, Titanium e Trend são os outros derivativos.

O cinco portas mede 4,378 metros e a carrinha é ligeiramente mais longa: 4,688 metros. A largura é de 1,825 m e a altura 1,454 m para o cinco portas e 1,481 m para a carrinha, incluindo as barras no tejadilho.

Mais conforto e mais espaço (a distância entre eixos aumentou 53 mm) estão prometidas para um modelo que procura uma silhueta mais Premium, bem diferente. Longo capô, grelha inconfundível, grupos óticos horizontais, linha de cintura com bordo reduzido, traseira com marcante assinatura luminosa e portão da bagageira mais prático corporizam aquilo que a Ford considera um design “centrado no ser humano”.

Esta filosofia foi transposta para o interior, com ambiente marcado por um design que procurou a simplificação. A Ford anuncia mais espaço, especialmente importante atrás, onde se ganharam 50 mm ao nível dos joelhos para chegar aos 81 mm, o melhor valor da classe.

No que diz respeito à bagageira, ganhou em altura e comprimento e com o rebatimento dos bancos (através de um botão), pode chegar aos 1750 litros.

Amanhã, no Milhas e no Motor 24 as primeiras impressões sobre o novo Ford Focus, cuja apresentação estática acontece hoje em Londres.