Ao final de um ano difícil para todos, os jurados do Car Of The Year, o prémio mais antigo (começou em 1964) e mais conceituado da indústria automóvel, conseguiram ainda assim fazer o seu trabalho e testar dezenas de carros durante o ano.
O júri, constituído pelos 60 melhores jornalistas especializados em testes de automóveis nos 23 maiores países da Europa – e ao qual tenho a honra de pertencer – conseguiu, na sua maioria, testar um total de 29 carros que formam a lista de candidatos ao Car Of The Year 2021.
Da lista constam alguns dos principais lançamentos ocorridos durante o ano de 2020 e que cumprem os critérios de elegibilidade definidos nos estatutos do prémio. Neste prémio, as marcas não se inscrevem, nem pagam a inscrição. São os critérios publicados no site do Car Of The Year a definir que modelos são elegíveis para a lista de candidatos.
Por ordem alfabética a lista é a seguinte:
Audi A3BMW Série 2 Gran Coupé
BMW Série 4
Citroën C4
Cupra Formentor
Fiat Novo 500
Ford Explorer
Ford Kuga
Honda e
Hyunda i10
Hyundai i20
Hyundai Tucson
Kia Sorento
Mazda MX-30
Mercedes-Benz GLA
Mercedes-Benz GLB
Mercedes-Benz GLS
Mercedes-Benz Classe S
Peugeot 2008
Polestar 2
Seat Leon
Skoda Octavia
Toyota Mirai
Toyota Yaris
Volkswagen Golf
Volkswagen ID.3
De fora dessa lista ficam apenas os modelos que, por alguma razão, a maioria dos jurados não teve acesso para os testar em tempo útil.
Definida a lista dos 29 candidatos, o próximo passo para os jurados acontece em 5 de Janeiro, altura em que devem eleger os sete finalistas.
Até lá, ainda me faltam testar alguns modelos para estar em condições de esboçar a minha votação.
Depois, segue-se o teste dos sete finalistas e a votação final do vencedor do Car Of The Year 2021. O anúncio da classificação final acontecerá no dia 2 de Março de 2021, em Genebra.
Francisco Mota
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