Lista de candidatos ao Car Of The Year 2021 divulgada

23/12/2020

Qual será o vencedor? O Car Of The Year, o prémio mais conceituado da indústria automóvel, acaba de divulgar a lista dos 29 modelos candidatos à vitória.

Ao final de um ano difícil para todos, os jurados do Car Of The Year, o prémio mais antigo (começou em 1964) e mais conceituado da indústria automóvel, conseguiram ainda assim fazer o seu trabalho e testar dezenas de carros durante o ano.

O júri, constituído pelos 60 melhores jornalistas especializados em testes de automóveis nos 23 maiores países da Europa – e ao qual tenho a honra de pertencer – conseguiu, na sua maioria, testar um total de 29 carros que formam a lista de candidatos ao Car Of The Year 2021.

Da lista constam alguns dos principais lançamentos ocorridos durante o ano de 2020 e que cumprem os critérios de elegibilidade definidos nos estatutos do prémio. Neste prémio, as marcas não se inscrevem, nem pagam a inscrição. São os critérios publicados no site do Car Of The Year a definir que modelos são elegíveis para a lista de candidatos.

Por ordem alfabética a lista é a seguinte:

Audi A3

BMW Série 2 Gran Coupé

BMW Série 4

Citroën C4

Cupra Formentor

Dacia Sandero

Fiat Novo 500

Ford Explorer

Ford Kuga

Honda e

Honda Jazz

Hyunda i10

Hyundai i20

Hyundai Tucson

Kia Sorento

Land Rover Defender

Mazda MX-30

Mercedes-Benz GLA

Mercedes-Benz GLB

Mercedes-Benz GLS

Mercedes-Benz Classe S

Peugeot 2008

Polestar 2

Seat Leon

Skoda Octavia

Toyota Mirai

Toyota Yaris

Volkswagen Golf

Volkswagen ID.3

De fora dessa lista ficam apenas os modelos que, por alguma razão, a maioria dos jurados não teve acesso para os testar em tempo útil.

Definida a lista dos 29 candidatos, o próximo passo para os jurados acontece em 5 de Janeiro, altura em que devem eleger os sete finalistas.

Até lá, ainda me faltam testar alguns modelos para estar em condições de esboçar a minha votação.

Depois, segue-se o teste dos sete finalistas e a votação final do vencedor do Car Of The Year 2021. O anúncio da classificação final acontecerá no dia 2 de Março de 2021, em Genebra.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Car Of The Year 2020: quer saber a minha votação?…