Depois peguei na moto e fui até outra praia onde aluguei uma bicicleta para poder percorrer o pontão junto ao mar durante uma hora, até chegar a uma praia onde as focas vêm até à costa e andam a brincar, junto à rochas. Pelo caminho parei num restaurante de um iraniano com quem estive à conversa sobre o Irão. Pouco tempo depois sentou-se uma miúda canadense ao meu lado que, quando soube que eu era português, me contou que os seus avós eram portugueses, de Trás-os-Montes.
– Vieram há quarenta anos para o Canadá mas nunca aprenderam inglês. Mostrou-me a fotografia dos avós e acreditei.
– Não é um típico casal português?
– É.
San Diego é uma cidade espetacular porque nesta zona das praias tem reentrâncias grandes de mar, que formam lagoas onde construíram várias marinas. Na zona de La Jolla fantásticas casas sobre o mar e pequenas praias abertas nas rochas.Na volta passei, por acaso, pelo concessionário local da Rolls e Bentley. Estacionei a bicicleta à porta e visitei o stand. A vendedora viu-me encostar a bicicleta ao poste, achou que eu tinha ar de milionário extravagante e recebeu-me como se eu fosse encomendar um carro. Tinha nada menos que 14 Bentleys e 8 Rolls Royce novos em stock, de todas as versões e modelos.
Depois de devolver a bicicleta decidi ir visitar uma ilha que me tinham recomendado, Coronado. Apanhei a via rápida que me levava à ponte que atravessa da parte continental da cidade, mas quando lá cheguei estava bloqueada com carros da polícia. Esperei na parte da frente de uma enorme fila, distraído à conversa com outros dois tipos de moto mas passada meia hora decidi ir perguntar o que se passava. Um homem teria parado o carro na ponte e suicidou-se. Mandaram parar tudo e pouco depois a polícia veio dizer que ninguém poderia ficar naquela fila, tendo que mover-se para outro lado à espera de poderem atravessar. Voltei ao hostel, deixando a visita à ilha para o dia seguinte.
Voltei a Coronado antes de partir de volta para Los Angeles. A ilha é gira e bem arranjada, com relva e plantas nos passeios centrais das ruas principais e uma excelente praia. No lado Sul uma enorme base militar onde pelo menos dois porta-aviões estavam estacionados, naquele que é o extremo Sul do país naquela costa.
Regressei a Los Angeles porque tinham ficado de mandar por correio para casa de um amigo que ali vive não só o Carnet (espécie de Passaporte da moto) como o bilhete para um festival de música a que assisti uns dias depois no deserto.
_______________________________________________________________________
*Francisco Sande e Castro está a dar a volta ao mundo de moto e M24 publica o seu diário de bordo. Acompanhe-o nesta grande aventura
ler + em Volta ao Mundo em Crosstourer
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.