Produzido por:

Disponível nos formatos berlina e carrinha, com versões a gasolina, diesel e híbrida plug-in, o novo Peugeot 308 chega a Portugal com as garras bem afiadas e relembra que a “selva” dos familiares compactos só pode ter um rei. O rugido do leão promete, por isso, fazer-se ouvir. E bem alto.

Produzido em França, na fábrica Stellantis de Mulhouse, o novo 308 começou a sair da linha de montagem exatamente 211 anos após a fundação da marca Peugeot. Finalista da edição de 2022 do “Car Of The Year” (COTY), cujo vencedor será anunciado brevemente, o novo 308 já seduziu, entretanto, o júri do “German Car Of The Year” 2022 (GCOTY), impondo-se entre 11 concorrentes de nove fabricantes de automóveis na classe “Compact”.

O novo Peugeot 308 vinca uma posição no seu segmento e muda de morfologia. A distância entre eixos aumentou 55 milímetros face ao modelo da anterior geração com o intuito de alongar a silhueta e oferecer mais espaço para os passageiros de trás. A altura, reduzida em 20 milímetros, associada a um soft nose, estendem, visualmente, o capot, característica que, associada aos proeminentes guarda-lamas, confere maior dinamismo à carroçaria, que é complementada por uma inconfundível assinatura luminosa com tecnologia LED.

Construído a partir de uma evolução da plataforma multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), composta por novos elementos estruturais, o novo Peugeot 308 aumenta os níveis de eficiência, segurança, conforto e prazer de condução. A palete de cores contempla verde “Olivine”, azul “Vertigo”, vermelho “Elixir”, branco “Nacré”, branco “Banquise”, cinzento “Artense” e preto “Perla Nera”.

Disponível em cinco acabamentos – Active Pack, Allure, Allure Pack, GT e GT Pack – esta nova geração integra um evoluído conjunto de sistemas de ajuda à condução (Drive Assist 2.0). Para além da qualidade melhorada, do espaço otimizado e do design futurista, o habitáculo destaca-se pelo novo i-Cockpit, com sistema de infoentretenimento intuitivo integrado e conectado: i-Connect Advanced. O novo volante, compacto, inclui sensores que são capazes de detetar as mãos do condutor aquando da utilização dos novos auxiliares de condução. O painel de instrumentos dispõe de um ecrã de 10 polegadas a partir do nível de equipamento Active Pack e conta com tecnologia 3D na especificação GT.

O touchscreen de 10 polegadas é completamente personalizável e permite a visualização em modo “multijanelas” com os “widgets” ou atalhos, muito fácil de utilizar e reativo como um smartphone. Dispõe de Mirrorscreen sem fios e possibilita a ligação simultânea de dois telemóveis por Bluetooh. A navegação é conectada e com atualização automática da cartografia TomTom “Over the air”. A partir do nível Allure, existem i-toggles virtuais, totalmente configuráveis, que substituem o painel físico da climatização. Já o comando de reconhecimento por voz natural “OK PEUGEOT” permite o acesso a todas as funcionalidades do sistema de infoentretenimento.

O novo Peugeot 308 integra uma gama alargada de motorizações, incluindo propulsores eletrificados com tecnologia híbrida plug-in (gasolina+elétrico). Verdadeiros pilares da filosofia “Power of Choice” da marca francesa, estas duas novas motorizações híbridas plug-in (com bateria de iões de lítio) respondem pelo nome de HYBRID 225 cv e-EAT8 e HYBRID 180 cv e-EAT8. No que a propulsores térmicos diz respeito, a gama conta com cinco opções, três a gasolina de três cilindros com 1,2 litros (PureTech 110 cv CVM6, PureTech 130 cv CVM6 e PureTech 130 cv EAT8) e duas diesel de quatro cilindros com 1,5 litros (BlueHDi 130 cv CVM6 e BlueHDi 130 cv EAT8).
Advertisement

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.