Andar na Aprilia Dorsoduro 900 relembra, precisamente, as sensações que se tinha ao andar nessas motos. Mas, passadas duas décadas, há um conjunto de inovações tecnológicas que permitem utilizar a Dorsoduro de forma divertida, mas em segurança. Com o um motor bicilíndrico em V a 90°, com 896cc e 95cv, temos a garantia de que nunca nos iremos aborrecer.
A experiência a andar é o que se espera de uma moto com a ciclística de uma supermoto: razoavelmente confortável do alto do seu banco estreito, permitindo uma boa leitura do trânsito à nossa frente. O “cérebro” emprestado das “manas” RSV que controla os mapas de ignição, coloca à disposição três modos de condução: sport, touring e rain, sendo neste último a potência cortada para 70cv, permitindo uma condução sem percalços à chuva.
Temos ainda três níveis de controlo de tracção que pode ser desligado. Todas as configurações são ajustáveis no ecrã TFT a cores (que pode ter bluetooth como opção), permitindo emparelhar com o smartphone. Os travões da frente com pinças de quatro pistões provaram estar à altura das exigências de uma moto com estas características, e o ABS pode ser desligado. Embora firmes, as suspensões são suficientemente confortáveis para o dia-a-dia, entre casa e o trabalho. Infelizmente, devido à pequena capacidade do depósito de combustível (12 litros), temos de parar em postos de abastecimento com alguma regularidade, mais ou menos a cada 200 km.
Não sendo uma moto difícil de guiar, a Dorsoduro não será a mais indicada para motociclistas inexperientes. Requer já alguma “escola” para se tirar partido da diversão que proporciona. Para os jovens que gostam de motos, essa “escola” aprende-se aproveitando todos o pretextos para andar muito de moto. Em todas as condições possíveis.
Mais: estética, fator diversão, sonoridade do escapeMenos: calor do escape no banco, autonomia
O capacete utilizado no ensaio foi um Nexx XR2 Acidhttp://nexx-helmets.com/
FICHA TÉCNICA
Motor: bicilíndrico em V a 90°, com 896cc
Potência: 95cv
Caixa: 6 velocidades
Suspensão frente: forquilha invertida com 160mm de curso totalmente ajustável Suspensão traseira: amortecedor com 160mm de curso com afinação de pré carga Travões frente: disco de 320mm com pinças radiais de quatro pistões
Travão traseiro: disco de 240mm com uma pinça
Peso: 200kg
Depósito: 12 litros
Preço: a partir de 10.455 euros
Fotos: Armando Oliveira
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