As paisagens e o património histórico da França são tão ricos e diversos, que pode levar-se uma vida inteira para descobrir todos os tesouros arquitetónicos e naturais deste belo país. Pontos turísticos inusitados e belezas naturais que a França tem para oferecer! A escolha é grande e o tempo é pouco.
A nossa estratégia passa por alternar entre as estrada regionais e as nacionais (tipo via-rápida com limite de velocidade de 110 Km) que é onde tiramos mais partido do SOUL EV. As autoestradas para além de serem caríssimas, obrigam-nos, naturalmente, a ter o pé mais pesado e consequentemente a consumir mais kW. Neste momento a nossa média é de 13,6 kW por cada 100 Km, o que quer dizer que conseguimos fazer cerca de 220 Km por carregamento.
Queríamos revisitar um ícone da paisagem de França: a pequena aldeia de Mont-Saint-Michel situada no topo de uma ilha rochosa, com menos de 100 habitantes, que todos os anos recebe mais de 3 milhões de turistas, sobretudo pela fantástica abadia classificada como Património Mundial da UNESCO e pela paisagem sublime que as marés proporcionam. Não foi possível porque os carregadores que existem na zona são do tipo “caracol” (2,3 kw) e perdíamos muito tempo.
A opção foi progredir pelo Vale do Loire. Apesar do frio e da chuva, a viagem ao longo do rio Loire é de uma beleza bucólica e inusitada com centenas de fascinantes châteaux e outros tantos escondidos nas estradas paralelas. Chambord, Blois, Villandry, Chenonceau, e Amboise são pontos de visita obrigatória. Passamos a noite em Amboise e visitamos a vila à chuva. Muito romântico.
Quando descobrimos que na região os melhores bornes de carregamento – e gratuitos – eram os do Auchan, ficamos fãs. Em menos de meia-hora, o Soul EV carrega cerca de 80% da bateria e conseguimos uma autonomia entre 205 e 220 km. Extraordinário.
No Auchan de Poitiers-Sud, que tinha em promoção uns óculos especiais para descascar cebolas, foi a primeira vez que tivemos de esperar pela nossa vez para abastecimento. À nossa frente estava, imaginem, um Kia Soul EV cinzento que pertencia a Rozenn Solon, uma jovem muito simpática, que estava muito contente com os seu kia Soul EV e nos deu algumas dicas, entre as quais, aconselhou-nos ir a um IKEA e solicitar um cartão KIWHI, “universal” para carregamentos. Foi muito querida e trocamos contactos.
Deslocamo-nos ao IKEA de Jouè-les-Tours e, realmente, o balcão de atendimento foi muito simpático e eficaz. Fizemos a aplicação KIWHI, registamos o cartão sem qualquer problema, pagamos 24 Euros, e o que é certo é que ainda não o utilizamos, porque temos andado à pala dos Auchan. Estamos expectantes, sobretudo, porque a partir de Paris acabaram-se os Auchan e as máquinas pertencem a uma entidade chamada Corri-Door. Será que o nosso KIWHI é compatível?