As espetaculçares imagens do Rali dos Açores e em especial da classificativa das Sete Cidades são um excelente cartaz de promoção da prova insular
Os esforços conjuntos do Grupo Desportivo Comercial (GDC), Governo dos Açores e FPAK viabilizaram a continuidade da prova insular por novo ciclo de três anos no FIA ERC.

Fator significativo foi o reconhecimento por parte do Eurosport Events, promotor daquela competição europeia, da importância da prova na estrutura do campeonato.

O rali açoriano volta a ser a prova de abertura do FIA ERC, cujo calendário é de oito ralis é já conhecido.

Para o novo elenco diretivo do Grupo Desportivo Comercial, liderado pro Rui Moniz, é, sem dúvida, a primeira grande vitória em termos do programa proposto no recente ato eleitoral.

De acordo com Rui Moniz, «este é um momento de congratulação, mas não de baixar os braços com vista a realizar a edição 55 do Rali dos Açores. Há que enaltecer esta conjugação de sinergias, em que ficou demonstrada a importância do Azores Rallye para os Açores e para o automobilismo».

O presidente da direção do GDC agradeceu, «reconhecidamente», o empenho da Secretária Regional da Energia Ambiente e Turismo, assim como do Governo dos Açores, do presidente da FPAK e também de Jean-Baptiste Ley, que tudo fez para tornar possível este acordo».

A equipa do GDC «está já a trabalhar arduamente para reunir as condições necessárias para pôr na estrada uma edição memorável do rali, que possa manter os pergaminhos», acrescentou Rui Moniz.

55.ª edição realiza-se de 26 a 28 de março de 2020

No início de maio, é tempo do Rally Islas Canarias (Canárias, Espanha), para, no final do mesmo mês, ir para a estrada o Rally Liepaja (Letónia). Nos últimos dias de junho, tem lugar o 77.º Rali da Polónia e cerca de 30 dias depois (final de julho), o Rali di Roma Capitale (Itália). O FIA ERC prossegue com a realização, na segunda metade do mês de agosto, do Barum Czech Rally Zlín (República Checa).

Chipre recebe a caravana no final do mês de outubro, para mais uma edição do Cyprus Rally. A competição encerra, de novo, com o Rali da Hungria.