Uma aventura com 25 anos registada em livro, em torno de uma das mais importantes provas de todo terreno de resistência da Europa. A prova do Automóvel Club de Portugal contada em “Era uma vez em Fronteira”: a história e as estórias de um fenómeno popular e desportivo.

A vila de Fronteira é palco, desde 1998, de uma prova de todo terreno que, todos os anos, transforma aquela localidade do Alto Alentejo. Habitada por cerca de 2.000 pessoas, a população de Fronteira aumenta exponencialmente durante os quatro dias das 24 Horas TT, uma prova de resistência organizada pelo ACP, que atrai tanto pilotos consagrados como amadores, de diferentes partes da Europa. Estrelas internacionais do automobilismo como Stéphane Peterhansel ou Miki Biasion já passaram pelas 24 Horas TT, além de grandes campeões portugueses, de diferentes disciplinas.

Ao longo de 25 anos, o Terródromo de Fronteira, um circuito com 16,4 quilómetros de extensão, foi o local de inúmeras estórias e episódios memoráveis, provas de superação e de engenho, compiladas agora no livro ‘Era uma vez em Fronteira’, escrito pelos jornalistas Alexandre Correia e Rui Cardoso, com edição do ACP.

Uma obra profusamente ilustrada, que inclui a descrição pormenorizada de todas as edições das 24 Horas TT Vila de Fronteira, com testemunhos de quem esteve ao volante e conhece todas as curvas, saltos e ribeiras do percurso. Alexandre Correia, diretor da Revista Todo Terreno, e Rui Cardoso, jornalista que competiu em todas as edições da prova como piloto, guiam-nos pela história de uma prova única no desporto automóvel em Portugal, que rapidamente se converteu num fenómeno popular que atravessa gerações.

O livro ‘Era uma vez em Fronteira’ está disponível em pré-venda, com desconto, até 29 de novembro, precisamente a véspera do arranque da 25.ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira.