O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) arranca este fim de semana na Baja TT Montes Alentejanos e uma das novidades da época é o regresso de Edgar Condenso e Nuno Silva, ex-campeões nacionais do agrupamento T2, que voltam a formar dupla, agora para lutar pelo título nacional de T1.

O CPTT terá sete provas, a primeira já entre amanhã e domingo, na região de Beja. A Baja TT Montes Alentejanos marca o regresso da dupla Edgar Condenso / Nuno Silva, ex-campeões de Portugal e Ibéricos T2, que apostam declaradamente na luta pelo título T1 com uma Ford Ranger, agora que a FPAK separou os carros T1 e T1+ no regulamento do campeonato.

“Este ano tivemos a separação das categorias T1 e T1+, que é a única opção que faz sentido em Portugal e que nos dá esta ambição de lutar pelo título”, afirmou Edgar Condenso. “Vamos para Beja com a máxima motivação, mas também precisamos de ver como está o carro nos primeiros quilómetros de competição, já que não tivemos oportunidade de rodar após a revisão do carro na pré-época”, referiu o piloto do Team Consilcar.

Nuno Silva regressa aos T1, depois de no ano passado ter apoiado a estreia do filho, Duarte Silva, nos SSV da categoria T3: “É um regresso natural, pois o objetivo do nosso projeto é estar na discussão pelos T1, uma categoria que deverá estar muito competitiva este ano, até com a chegada de algumas equipas estrangeiras. Para nós é sempre motivador lutar por resultados de relevo e tentar maximizar, também, a exposição dos nossos patrocinadores e parceiros.”

Duarte Silva, de apenas 22 anos, também faz parte da equipa e em Beja volta a alinhar com um Can-Am da categoria T3, navegado por António Serrão. Há dois anos, a Baja TT Montes Alentejanos marcou a estreia em competição do jovem piloto de Lisboa, que ganhou logo a prova nos SSV do Troféu Yamaha. “Para um piloto jovem, como eu, o grande objetivo é sempre chegar ao final e acumular o máximo de experiência num ambiente competitivo”, admitiu Duarte Silva, que foi vice-campeão do Troféu Yamaha na sua primeira época no TT. “Estamos numa categoria recheada de pilotos consagrados, e o TT é uma modalidade onde a experiência prévia conta muito, tanto na leitura do terreno como na gestão do carro e da prova. Terei o apoio do António (Serrão), em quem confio totalmente, e espero desta vez não ter problemas mecânicos, para continuarmos a evoluir.”

António Serrão, por outro lado, é um navegador experiente nos TT e ralis, apostando no apoio a um dos pilotos mais jovens do CPTT. “Conheço bem o Duarte, sei do potencial dele e vamos para Beja concentrados em evoluir e chegar ao final. Normalmente, os setores seletivos nesta região são rápidos e fluidos. Espero que não chova e que nos possamos também divertir ao longo da corrida”, afirmou o co-piloto ribatejano, que já navegou Duarte Silva no último Camélias Classic Rally, com um Polestar do Campeonato de Portugal de Novas Energias.

A época de 2024 também marca o regresso do Team Consilcar à estrutura técnica da Prolama, que partilhou alguns dos principais sucessos da equipa fundada há mais de duas décadas por Edgar Condenso e Nuno Silva.