Azores Rallye: elétricos são novidade em prova emblemática

27/02/2019

A dupla Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda), na foto em ação na última edição da prova açoriana, chega este ano à prova insular na liderança do Campeonato de Portugal
A 54.ª edição do Azores Rallye, prova de abertura do Europeu FIA (ERC) e 2.ª do Campeonato de Portugal (CPR), na estrada dias 21 a 23 de março, foi já apresentada pelo Grupo Desportivo Comercial.

Uma das novidades: a participação de veículos elétricos da FIA e-Rally Regularity Cup numa prova paralela que inclui passagem pelas classificativas de Sete Cidades, Tronqueira e Grupo Marques.

Prova emblemática, poderoso cartaz de promoção da Região, regista, na edição deste ano, pequenas alterações no sentido de tornar a estrutura do rali mais adequada aos interesses dos concorrentes e dos espetadores.

Nesse sentido, a classificativa noturna de apresentação dos participantes, designada por City Show, que tem por palco algumas artérias do centro de Ponta Delgada, será cumprida apenas num sentido: partida na Avenida Kopke ao lado do histórico Forte de São Brás, seguindo em direção a nascente. O final do percurso é um pouco antes do parque de assistência.

Na manhã do dia 21 de março, a sessão de qualificação será uma espécie de aperitivo para outras emoções nos Remédios (3,12 km).

O rali tem início a meio da tarde de 5.ª feira (dia 21 de março), com o regresso da especial Coroa da Mata (11,10 km), numa versão mais extensa, com início próximo do miradouro de Santa Iria e com um acréscimo de quase três quilómetros em relação à versão de 2014.

Em seguida, surge a nova especial Mediana/Remédios 7,90 km), que utiliza partes do antigo troço designado por Soluções M, com incursão pela pista de motocrosse. Dois saltos interessantes, antes da mata da Agraçor, até ligar à secção final que irá terminar em Remédios, próximo do Parque Natural de Macela.

A finalizar o primeiro dia, a superespecial Grupo Marques (3,95 km), com mais 200 metros em relação à última edição.

A emblemática classificativa Sete Cidades é a mais extensa (23,80 km) do do rali deste ano. Na foto, em ação, Craig Breen, vencedor em 2015.

No dia 22 de março (6.ª feira) conclui-se a 1.ª etapa, com dupla passagem por três classificativas na zona ocidental de S. Miguel, todas renovadas:

Pico da Pedra (10,90 km), sem a parte de asfalto inicial, terá mais cerca de quatro quilómetros em piso de terra na direção norte, antes de retomar os restantes seis quilómetros cumpridos em 2018.

A mítica especial de Sete Cidades, a mais extensa do rali (23,80 km), sem dúvida o grande cartaz da prova em termos promocionais, recupera a versão realizada em 2014, com o aproveitamento da primeira Cumeeira, já recuperada. Uma opção que confere mais hipóteses aos carros de 2 Rodas Motrizes, uma vez que este traçado tem menos quilómetros em plano inclinado.

Aliás, o mesmo sucede em relação à nova especial de Vista do Rei/ Feiteiras (8,10 km), que apresenta uma parte nova, com três quilómetros de extensão, para depois retomar cerca de cinco quilómetros da versão anterior, mas em sentido inverso.

Para terminar o dia, tal como na véspera, a espetacular passagem pela especial Grupo Marques (3,95 km).

A derradeira etapa inicia-se dia 23 de março (sábado) com a classificativa de Graminhais (23,30 km): O início é novo, o que representa acréscimo de dois quilómetros.

A clássica especial de Tronqueira (21,99 km) mantém a versão 2018, sendo mesmo o único troço sem qualquer alteração. A penúltima secção termina com a única passagem por Vila Franca/São Brás (15,96 km), onde foi excluída a descida em asfalto abrasivo.

Segue-se nova passagem por Graminhais e Tronqueira, a anteceder a cerimónia do pódio em Ponta Delgada.

Ao todo, 15 classificativas que somam 219,04 km.

Veículos elétricos em estreia

Esta edição da prova micaelense fica marcada pelo arranque do Azores E-Rallye, Trata-se de uma prova de regularidade, a ser disputada exclusivamente por veículos elétricos e com passagem por Sete Cidades, Tronqueira e Grupo Marques.

Vão marcar presença pilotos do FIA e-Rally Regularity Cup, assim como o responsável máximo da FIA para esta competição.