Baja Portalegre 500: o dia perfeito de Miguel Barbosa

25/10/2019

A dupla Miguel barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux Overdrive) dominou o 1.º dia da Baja Portalegre 500
O pluricampeão nacional Miguel Barbosa foi o protagonista principal do primeiro dia da Baja Portalegre 500, última prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48 e da Taça do Mundo FIA: venceu o prólogo e o setor cronometrado inicial (69 km) na hora do regresso, três anos depois, ao todo-o-terreno.

No plano oposto estiveram Ricardo Porém e Hélder Oliveira.

O leiriense do Borgward, já confirmado no Dakar 2020 como colega de equipa de Nani Roma, ficou sem direção assistida ao Km 30, perdeu oito minutos e desceu para a 20.ª posição, enquanto o piloto de Barcelos teve uma saída de pista, o Mini ficou plantado sobre raízes de uma árvore e, a 1 km do final do setor, partiu uma rótula da suspensão. Uma penalização de quatro minutos relegou o Mini para o 18.º lugar.

Miguel Barbosa, em estreia ao volante de uma competitiva Toyota Hilux Overdrive na prova-rainha do calendário, presenciada por largos milhares de espetadores – esta baja é um caso invulgar de popularidade — começou por justificar o epíteto de rei dos prólogos, ampliando depois a magra vantagem em relação ao argentino Orlando Terranova (Mini).

«Impusemos um bom ritmo, mas é necessário ainda ganhar habituação ao carro, trabalhar mais para retirar o máximo rendimento das suas potencialidades», referiu Miguel Barbosa ao MOTOR 24.

Com 22 segundos de vantagem, o líder adiantou que «vamos tentar manter a nossa posição» na segunda etapa, a mais extensa (395, 2 km ao cronómetro).

Entre os candidatos à Taça FIA, o dia correu bem a Orlando Terranova, «apesar de algum pó ter sido prejudicial», embora a diferença para os rivais Jakub Przygonski (Mini) e Vladimir Vasyliev (Toyota) seja reduzida.

Pelo meio – 3.º lugar – o Borgward de Nani Roma, com o piloto espanhol a «testar várias soluções, o que nunca é bom ser feito durante uma prova», como referiu, «mas temos pouco tempo até ao Dakar para experimentar algumas opções», acrescentou.

No duelo entre candidatos ao título, Tiago Reis 6.º da geral) terminou o dia na liderança do Campeonato de Portugal de TT/AM 48, seguido por Alexandre Ré. Cinco segundos marcam a diferença entre ambos, após uma etapa não isenta de problemas.

O piloto do Mitsubishi entendeu mal uma nota do navegador Valter Cardoso saiu de pista, reentrou, mas não se livrou de um calafrio. «felizmente, conseguimos terminar o setor», desabafou.

Muito crítico em relação ao comportamento de um adversário, Alexandre Ré adiantou ter andado no pó da Toyota de Grégoire de Mévius, uma vez que o belga não conseguia ultrapassar a Ford EXR 05 de Pedro Dias da Silva (12.º da geral),

O piloto de Tomar justificou: «desde o quilómetro 10, andámos, sistematicamente, no pó de um concorrente mais lento à nossa frente. A certa altura tornou-se desesperante,

Alexandre Franco (BMW X1 Proto), César Sequeira (Mini) e Miguel Casaca (Mitsubishi) completam, por esta ordem, o top 10.

Em foco estiveram dois pilotos leirienses: João Ferreira (Toyota) lidera a categoria T2 e Henrique Silva (Mini Paceman) está na frente do Evento Nacional.

Entre os desistentes, destaque para dois pilotos das Toyota Hilux: João Ramos (roda arrancada) e Paulo Rui Ferreira (embraiagem). Ambos regressam hoje à prova em Super Rally.

A 2.ª e última etapa, tem início às 7.50 horas e conta com dois seletores cronometrados, com 193,5 km e 191,7 km, respetivamente, para decidir o vencedor da Taça do Mundo FIA e o novo campeão nacional.

Classificação (após 1.ª etapa)

1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota), 57m50,8s

2º Orlando Terranova/Bernardo Graue (Mini), a 23,5s

3º Joan ‘Nani’ Roma/Daniel Oliveras (Borgward), a 1,13,7s

4º Jakub Pryzygonski/Timo Gottschalk (Toyota), a 1m18,3s

5º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Toyota), a 1m45,0s

Ver mais em:

https://www.bajaportalegre500.com/homepage.aspx?menuid=1

http://cptt.cronobandeira.com/index.php?lang=0&evento=1&local=131&rfr=1&idx=11