Baja Portalegre 500: Ten Brinke vitorioso; Alejandro Martins o melhor português

07/11/2020

Alejandro Martins e José Marques (Mini JCW) foram a melhor dupla portuguesa na Baja Portalegre 500
O holandês Bernhard Ten Brinke (Toyota Hilux Overdrive) estreou-se a vencer a Baja Portalegre 500, prova em que a dupla Alejandro Martins/José Marques (Mini JCW) foi a melhor classificada em termos de Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48, ao concluir a prova do ACP na 6.ª posição da geral.

Após a tormenta da véspera, que ditou a neutralização do 2.º setor seletivo para a maioria dos concorrentes, a organização foi obrigada a encurtar a derradeira etapa: a forte chuva engrossou o caudal dos cursos de água e tornou impraticáveis largas extensões do percurso, tal a quantidade de lama acumulada.

Desse modo, foi anulado o 3.º setor seletivo, com os concorrentes de todas as disciplinas a efetuarem apenas 79 km ao cronómetro, entre Crato e Ponte de Sol. Durante toda a noite, o trabalho da equipa do ACP foi intenso na monitorização da situação, permitindo reconfigurar em tempo recorde o percurso para a última tirada.

O jovem (26 anos) piloto belga Gillaume de Mévius (Can Am) partiu na liderança, mas o forte ataque desferido por Ten Brinke (Toyota Hilux) acabou por proporcionar por 1m 17s o triunfo ao piloto holandês. Empenhado na Taça do Mundo FIA, o piloto holandês impôs-se no duelo com Vladimir Vasilyev, uma vez que o piloto russo do Mini Countryman não foi além do 3.º lugar, a escassos três segundos do belga do Can Am.

O holandês Ten Brinke (Toyota Hilux Overdrive) venceu em Portalegre e ascendeu à liderança da Taça do Mundo FIA de BajasUm final empolgante, com três veículos das categorias T3 e T4 no top 5 desta baja em que Alejandro Martins e José Marques, apesar de um percalço, que custou a descida de dois lugares, terminaram como melhor dupla portuguesa.

«Este setor não correu bem, pois demos um toque e perdemos muito tempo. O resultado podia ter sido outro, mas é sempre um objetivo ser o melhor português e espero um dia ganhar esta baja À geral», referiu o vencedor em termos de CPTT/AM 48, tal como acontecera na prova anterior.

Excelente desempenho na reta final da prova tiveram os irmãos Alexandre e Pedro Ré (Can Am), que assinaram o 3.º tempo e alcançaram o 8.º lugar da geral, Um final de temporada em grande plano para a dupla aveirense.

Os irmãos Alexandre e Pedro Ré (Can Am Maverick) terminaram no 8.º da geral e foram a 2.ª melhor dupla portuguesa

«Diverti-me e também sofri muito ao volante de um carro sem para-brisas apanhando muita lama e água. De qualquer modo, é um carro divertido e tivemos o prazer de evoluí-lo para a South Racing, que vai ter várias unidades a participar no próximo Dakar», revelou Alexandre Ré.

O pódio em termos nacionais ficou completo com Vítor Conceição (10.º da geral), que teve estreia nesta baja para recordar. O piloto eborense alinhou ao volante de um Mini All 4 Racing com significativo palmarés.

Após um período de inatividade, devido a lesão, André Amaral (Ford Ranger) teve regresso em excelente plano, ao terminar no 4.º lugar entre os portugueses, seguido por Jorge Cardoso (Mercedes A14 Proto).

A reta final da prova foi azarada para Pedro Dias da Silva, que arrancara na vice-liderança, a 2m, 54s de Guillaume de Mévius. Mas, ao Km 30, ol motor da Ford Ranger EXR05) cedeu e o piloto de Tomar foi obrigado a renunciar, devido a idêntico problema, com o motor do Borgward a trair o esforço do piloto de Leiria, que iniciara a etapa na 6.ª posição da geral.

Aliás, as desistências de pilotos portugueses sucederam-se: Nuno Matos nem sequer alinhou à partida, com a motor do Fiat Fullback Proto danificado; Manuel Correia, Alexandre Franco e Paulo Rui Ferreira , foram alguns dos pilotos que não terminaram.

Na categoria T2, impôs-se a dupla João Ferreira/David Monteiro (Nissan Pathfinder); Henrique Lourenço/João Lourenço (Nissan Navara) venceram entre os T8.

Rali-Raide em Grândola: novidade para 2021

O ACP vai organizar, no próximo ano, um rali-raide a contar para a Taça do Mundo FIA, revelou o presidente Carlos Barbosa.

A prova, que vai decorrer, em princípio, na primeira semana de abril, terá a duração de cinco dias e epicentro em Grândola e contará coma uma etapa de navegação.

Classificação

1.º B. Ten Brinke/Tom Clnsoul (Toyota Hilux Overdrive), 2.18.11 horas

2.º Guillaume de Mévius/Martijn Mwydaeghe (Can Am Maverick X3)), a 1.17 minutos

3.º Vladimir Vasilyev/Dmitry Tsyro/Mini Cooper Countryman), a 1.0 minutos

4.º Aron Domzala//Maciej Marton (Can-Am Maverick X3), a 2.50 minutos

5.º Vasily Gryazin/Oleg Uperenko (Can-Am Maverick X3), a 3.54 minutos

6.º Alejandro Martins/ José Marques (John Cooper Works Rally), a 8.52 minutos

7.º Laurent Poletti/Cyril Debet (Can-Am Maverick X3), a 13.49 minutos

8.º Alexandre Ré/Pedro Ré (Can-Am Maverick X3), a 16.50 minutos

9.º Luis Recuenco/Sergio Jimenez (Mini John Cooper Works Rally), a 18.11 minutos

10.º Vítor Conceição/Valeria Geo (Mini Al44 Racing), a 19.02 minutos

 

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