A baja alentejana, que vai já na 31.ª edição – é a segunda em termos de antiguidade no calendário nacional — regista 48 inscritos, o número mais elevado até ao momento, confirmando de algum modo a tradição da prova organizada pela secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.
O aveirense Alexandre Ré, que volta a fazer dupla com o irmão Pedro no VW Amarok, chega ao Alentejo na liderança do campeonato, fruto do 2.º lugar em ambas as provas já realizadas. Um excelente início de temporada para um piloto que regressou com um programa completo, após uma ou outra participação esporádica no passado recente.
Vice-líder do campeonato, Pedro Dias da Silva (Ford EXR 05 Proto) tentará confirmar as boas indicações dadas com este novo e mais ambicioso projeto.
»Estamos cientes do plantel que disputa o Campeonato, mas também acreditamos na validade do nosso conjunto e dos mecânicos da equipa. Contamos com uma bem preparada Ford Ranger EXR 05, sendo que depois do 4º lugar alcançado na Baja TT do Pinhal e do 3.º em Loulé, naquele que foi o nosso primeiro pódio do presente ano, queremos subir os degraus que faltam, eventualmente dois, para que possamos assegurar uma vitória», adiantou Pedro Dias da Silva.
João Ramos (Toyota Hilux), 3.º classificado no campeonato, joga cartada importante. O atual campeão nacional surgirá moralizado pelo triunfo conquistado em Loulé, na última prova e, por isso, «o nosso objetivo é vencer. Vamos atacar logo desde o arranque», promete o piloto da Toyota Caetano Motorsport.«Este ano, temos um campeonato que promete bastante em termos de competitividade e por esse motivo, o empenho tem de ser ainda mais forte», sublinhou João Ramos.
O campeão nacional João Ramos (Toyota Hilux venceu a última prova do campeonato em LouléNuno Matos (Fiat Full Back Proto) ocupa o 4.º lugar, a escasso um ponto do campeão em título, apesar de ter ganho a prova inaugural da época
Vencedor da prova alentejana em 2016, ano em que se sagrou campeão nacional, o piloto de Portalegre quer repetir esse resultado.
Para esta baja, o piloto do Fiat Full Back Proto revelou que, após testes realizados, foi identificada a causa do problema na última prova, no Algarve.
«Queremos fazer uma boa prova, ser rápidos e consistentes. As provas têm sido muito disputadas, não só na luta pela vitória, mas também para terminar entre os cinco primeiros. A concorrência está muito forte e há uma grande incerteza em todas as provas quanto a resultados», sublinhou Nuno Matos.
Muito regular neste início de época, André Amaral (Ford Ranger) é um dos nomes a ter em conta na discussão pelos lugares cimeiros, tal como Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer).
«Não fomos muito felizes em Loulé, mas estamos confiantes que podemos voltar aos bons resultados: Vamos lutar por conquistar o maior número de pontos possíveis para as contas do campeonato», adiantou o piloto do Team Transfradelos.
De referir o regresso de Paulo Rui Ferreira(Toyota Hilux), integrado na estrutura da MRacing. O piloto de Leiria poderá causar surpresa nesta prova em que Nuno Madeira (Kia Sportage) terá como navegador Filipe Serra,
No lote dos ‘out-siders’ perfilam-se ainda Edgar Condenso (Opel Mokka Proto), César Sequeira (Mini Cooper D Proto); Lino Carapeta (Range Rover Évoque) e Miguel Casaca (Mitsubuishi lancer CCx Proto1).
No T2, Georgino Pedroso (Isuzu D-Max) defende liderança com quatro pontos de vantagem para Nuno Corvo (Nissan Pathfinder.
Na categoria T8, João Rato quer manter invencibilidade nesta baja com prólogo (7,25 Km9 e 1.º setor cronometrado (151 km) no sábado (dia 25 de maio).
Assim vai o campeonato
1.º Alexandre Ré, 42 pontos
2.º Pedro Dias da Silva, 31
3.º João Ramos, 28
4.º Nuno Matos, 27
5.º André Amaral, 26
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