Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal: João Ramos na frente

25/05/2019

O campeão nacional João Ramos (Toyota Hilux) lidera a baja alentejana
O campeão nacional João Ramos dominou o primeiro (e encurtado) día da Baja Capital dos Vinhos de Portugal, 3.ª prova do Campeonato de Todo-o-Terreno/AM 48, que decorre em Reguengos de Monsaraz.

Um incêndio provocou o encurtamento do setor cronometrado, cuja extensão foi reduzida de 151 para 52,5 km.

O piloto da Toyota Hilux entrou ao ataque e, pela 3.ª vez esta temporada, impôs-se no prólogo, que foi desastroso para Nuno Matos. O alentejano protagonizou um capotanço: o Fiat Fullback Proto tombou logo na terceira curva do percurso, na sequência de um toque, e a desistência foi inevitável.

«Numa zona rápida, o carro escorregou, a roda traseira esquerda bateu numa vala e o carro tombou», explicou o piloto.

Para o piloto de Portalegre, «é tempo de reparar o carro, afiná-lo e preparar a próxima prova. Sabemos que estas coisas podem acontecer e por isso a motivação continua intacta. Este é um ano de regresso e aquilo que queremos fazer é sermos rápidos e lutar sempre pelas melhores posições», sublinhou Nuno Matos.

Para o líder do campeonato, Alexandre Ré, as coisas também não correram de feição, uma vez que o aveirense da VW Amarok, 6.º na pista, rodou no pó do espanhol Dario Romero (Isuzu Rodeo), mais lento, e perdeu 25 segundos em 7,25 km.

No encurtado setor cronometrado, João Ramos foi o mais rápido e deixou Alexandre Ré a 28 segundos, com Tiago Reis (Mitsubishi Lancer) a gastar mais40 segundos.

Na geral, João Ramos garantiu, na prova de Reguengos de Monsaraz, 49 segundos de vantagem para Tiago Reis e 53 segundos face a Tiago Reis.

Após o 2.º lugar no prólogo, Pedro Dias da Silva (Ford EXR 05 Proto) decseu para o 4.º lugar, a 2m 03s do líder. «O pouco que vimos do sector, que se repete no último dia, deu para perceber que se trata de uma prova muito dura e em que todas as cautelas são poucas», explicou o piloto de Tomar. «Andámos bem, mas tivemos que poupar bastante em determinadas zonas. Perdemos algum tempo com um problema na coluna de direcção e isso acabou por ditar parte do atraso que somámos», acrescentou.

André Amaral colocou a Ford Ranger no 5.º lugar, com mais 2m 04s,

Na categoria T2, Giorgino Pedroso (Isuzu D-Max) dominou e entre os T8 a liderança foi conquistada por Ricardo Nascimento (BMW X5).

Classificação (após a 1.ª etapa)

1º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota), 47m22s

2º Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi), a 49 s

3º Alexandre Ré/Pedro Ré (VW), a 53 s

4º Pedro Dias da Silva/José Janela (Ford EXR 05), a 2m 03 s

5º André Amaral/Nelson Ramos (Ford), a 2m 04 s

Ver mais em

ww.sar.motorismo.com

Home