A festa do todo-o-terreno vai animar Reguengos de Monsaraz, no próximo fim-de-semana (dias 25 a 27 de maio), graças à realização de uma das mais carismáticas provas nacionais, que regista 62 inscritos. Um recorde esta época!
A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, organizada pela Secção de Motorismo da SAR (Sociedade Artística Reguenguense) é a 3.ª do Campeonato de Portugal AFN e igualmente, pontuável para as taças de Portugal e Ibérica e Desafio Total/Mazda.
Em ano de efeméride – assinalam-se os 30 anos – a prova alentejana conta ainda com um aliciante fator de atração: o arranque do Troféu Terras do Grande Lago Alqueva .
A organização é ibérica e conta, nesta competição, igualmente com o Motor Club Villafranca de los Barrios (Espanha), responsável pelo Rally TT Baja Dehesa de Extremadura (dias 9 e 10 de Junho).
Este troféu oferece prémios num total de 10.000 € (em numerário), a dividir pelos três primeiros classificados das categorias T1 e T2.Em termos de campeonato de Portugal, João Ramos e Vítor Jesus (Toyota Hilux) defendem a liderança. Com uma vitória e um 5.º lugar, o piloto nortenho encara esta prova «emblemática pela sua tradição no calendário de provas de todo-o-terreno», com muita simpatia:
«Gosto bastante do público que acompanha a prova e aprecia o espetáculo» e em termos competitivos adianta que «esperamos conseguir dilatar a vantagem na liderança. O objetivo é o de sempre, ou seja, arrecadar o máximo de pontos possíveis para o campeonato, lutando pela vitória».
A diferença para os mais diretos perseguidores – Pedro Ferreira e Hélder Oliveira, que dividem, «ex aequo» o 2.º lugar – é de sete pontos.
Para o piloto de Barcelos, que continua a aposta no Mini Paceman da CaTTiva Sport, «o intervalo grande entre a última e esta prova permitiu fazer algumas alterações no carro».
Como a maioria dos pilotos, Hélder Oliveira gosta bastante desta prova e recorda que «no passado fizemos ótimos resultados». Mais entrosado com o carro e com o navegador, sublinha que «este início de época tem sido muito positivo. A Cattiva Sport tem feito um excelente trabalho e não podia estar mais satisfeito com os resultados obtidos. Por isso, as nossas expectativas são altas», adianta com convicção.
Na corrida ao triunfo vai estar, certamente, Alejandro Martins, que divide com João Ramos as vitórias nesta época. O piloto da Toyota Hilux, que desistiu em Loulé, vai tentar recuperar algum do terreno perdido, mas a tarefa não se afigura fácil num terreno bem conhecido da maioria dos pilotos.
À dupla Pedro Ferreira (Ford Ranger) e Hugo Magalhães só falta um triunfo para conhecer, esta temporada, todos os lugares do pódio – o mesmo sucede a Hélder Oliveira – mas a concorrência é numerosa, o que faz rodear esta prova de um encanto muito particular.
O piloto do Porto mantém, nesta prova a aposta na Ford Ranger, mas «era intenção estrear o novo projeto. No entanto, houve alguns atrasos na entrega do carro e pela falta de realização de testes preferi não arriscar», adiantou Pedro Ferreira.
A estreia da nova VW Amarok da South Racing fica, assim adiada para a Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana, mas será utilizada, em princípio, pelo aveirense Alexandre Ré, inscrito na prova alentejana.
Com dois quartos lugares, Tiago Reis surge com outra ambição para esta baja. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer, que em Loulé venceu um dos setores cronometrados, evoluir é a palavra de ordem, apesar de «sabermos da qualidade dos nossos adversários. Temos de manter a regularidade e trabalhar muito para honrar os compromissos com os nossos patrocinadores», sublinha o piloto do Team Transfradelos, que faz dupla com Valter Cardoso.
De regresso, está Nuno Matos: os problemas no Opel Mokka Proto estão solucionados e o piloto de Portalegre, vencedor desta prova em 2016, promete «tentar lutar pelos primeiros lugares», enquanto prepara programa para o próximo ano e cujos contornos não foram ainda revelados.
O lote dos out-siders é reforçado por Paulo Rui Ferreira (Toyota Hilux) , que pode, igualmente, ter palavra a dizer na decisão desta baja.
Na categoria T2, muito pouco participada, Rui Sousa (Isuzu D-Max) está imbatível esta temporada, mas entre os T8 a luta é intensa: Sebastião Dominguez lidera com um escasso ponto de vantagem para Mário Duarte.
Outro capítulo interessante de seguir é o Dsafio Total Mazda. Pedro Dias da Silva surge moralizado pelo triunfo no Algarve, mas é Jorge Cardoso que defende a liderança com cinco pontos de vantagem, enquanto Francisco Gil (3.º classificado) tenta recuperar uma dezena de atraso.
Programa da prova
Este ano, a prova de Reguengos de Monsaraz terá partida simbólica (22.30 horas) na noite de sexta-feira, seguindo-se desfile dos participantes através do centro da cidade alentejana.
No sábado, é dia de prólogo (8,28 km), a partir das 10.30 horas, do 1.º setor seletivo (141 km), às 1535 horas, estando o final previsto para as 17.15 horas.
Por fim, no domingo, nova passagem pelo setor da véspera, entre as 11.00 horas (partida) e as 12.40 horas (chegada).
Ao todo 292,28 km ao cronómetro para conhecer o vencedor da 3.ª prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN, cujo «quartel-general» está instalado no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.
Saber mais em: http://www.sar-motorismo.com/