Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana: estreias e regressos entre 36 inscritos

14/06/2018

Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer), com Valter Cardoso no banco do lado direito, chega ao norte moralizado pelo triunfo conquistado no Alentejo
A Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana, que este fim-de-semana (dias 16 e 17 de junho) dá continuidade – é a 4.ª prova – ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN apresenta lista de 36 inscritos. Entre eles, estão Pedro Ferreira, que faz a estreia ao volante da VW Amarok da South Racing, e Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Lancer), em dupla com João Luz.

De referir ainda a dupla Jesus Navarro/Raquel Dordo no McRae Enduro e o facto de Avelino Reis (Toyota RAV 4) também estar inscrito na prova em que o filho Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer) tenta conquistar a liderança do campeonato. O Team Transfradelos vai estar, deste modo, em força na baja organizada pelo Gondomar Automóvel Sport (GAS).

Na categoria T2, apenas o líder Rui Sousa (Isuzu D-Max) deverá alinhar.

Na Taça FPAK, entre quinteto de inscritos destaque para o alentejano Simão Comenda (Nissan Navara), que lidera. O piloto de Montemor-o-Novo conquistou dois triunfos em três provas e tem sete pontos de vantagem para Hugo Pires (Suzuki Jimny) que ganhou a Baja do Pinhal.

Com os cinco candidatos ao título absoluto inscritos, a luta pela liderança do campeonato vai ser intensa.

Líder com um escasso ponto de vantagem, Hélder Oliveira (Mini Paceman) reconhece que «o nível dos adversários é muito elevado e por isso, no sentido de manter o primeiro lugar, vou ter que estar muito concentrado, para alcançar o melhor resultado possível».

Vice-líder, a um escasso ponto, Tiago Reis surge bastante moralizado, uma vez que «a vitória em Reguengos foi a melhor forma de confirmar que estamos no bom caminho», reconheceu o piloto de Famalicão.

«Conhecemos as nossas capacidades e a nossa regularidade; agora temos de manter a toada evolutiva. Ocupar o segundo lugar do campeonato traz outras responsabilidades, mas também sabemos que os nossos adversários tudo vão fazer para se superiorizar», acrescentou o piloto do Mitsubishi Racing Lancer.

A apresentação do VW Amarok de Pedro Ferreira decorreu em olena baixa do PortoO jovem Pedro Ferreira vai estrear-se com a VW Amarok apresentada na baixa do Porto. «É um carro mais evoluído, já de acordo com os novos regulamentos, nomeadamente a nível da suspensão, com maior curso, o que proporciona maior estabilidade, o que vai ajudar bastante», revelou ao MOTOR 24.

Empenhado em lutar pelo título «apesar de ser o menos experiente de todos os candidatos, vou lutar nesta prova pelos lugares da frente», Pedro Ferreira vai ter a seu lado o aveirense Pedro Ré, dada a impossibilidade de Hugo Magalhães, empenhado no Rali de Chipre, a contar para o Europeu.

O VW Amarok já foi testado numa prova em Espanha e é mais um excelente reforço para o parque automóvel nacional.

Nesta estreia, Pedro Ferreira corre, praticamente, em casa, circunstância que é fator adicional de motivação:

«Vou ter muita gente a apoiar-me e tentarei se possível alcançar o pódio. Seria o ideal, pois a última prova correu mal», sublinhou o piloto.

Pedro Dias da Silva defende liderança do Desafio Total Mazda

Na frente da classificação do Desafio Total Mazda, a dupla vencedora da competição em 2017, Pedro Dias da Silva/José Janela, chega ao norte, após três provas realizadas, com apenas sete pontos de vantagem sobre Jorge Cardoso/Joaquim Norte.

O regresso vitorioso em Reguengos de Monsaraz colocou a dupla Bruno Oliveira/Paulo Marques no lote dos candidatos aos lugares cimeiros, tal como os alentejanos Bruno Rodrigues/Ricardo Claro.

Filipe Videira/André Coimbra, equipa estreante na competição, comoletam o quinteto de participantes nesta competição.

Programa

O quartel general da baja nortenha é no Multiusos de Gondomar, local das partidas e das chegadas, bem como do secretariado, verificações administrativas e técnicas; parques de assistências e fechado.

Sábado (16 de Junho)

1.ª Etapa

14.00 horas – 1ª Secção – Partida do 1º Carro (Multiusos de Gondomar)

14.20 horas – Prólogo 1 – Gens (9,30 km)

14.50 horas/15.35 horas (2ª Secção) – Reagrupamento (Multiusos de Gondomar)

15.52 horas – Prólogo 2 – Gens (9,30 km)

18.07 horas – Parque Fechado

Domingo (17 de Junho)

07.50 horas – 3ª Secção – Partida do 1º carro (Multiusos de Gondomar)

09.10 horas – SS1 Marão 1 (120,51 km)

11.25 horas/11.55 horas – Zona de assistência remota

12.05 horas/12.45 horas (4ª Secção) – Reagrupamento/ Amarante

13.10 horas – SS2 Marão 2 (120,51 km)

15.10 horas – SS2 – final (hora prevista)

16.10 horas — Pódio/Parque fechado final/Gondomar