Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana: Liderança do campeonato em jogo

11/06/2018

Héldr Oliveira (Mini Paceman CaTTiva), com uma época muito consistente, é o líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN após três provas
 

A fechar a primeira e mais extensa fase do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN, a Baja TT de Gondomar/Rota da Filigrana promete, no próximo fim-de-semana (dias 16 e 17 de junho), discussão renhida pela vitória na única prova deste tipo realizada a norte.

Com uma época pautada pela consistência, Hélder Oliveira (Mini Paceman CaTTiva) chega à baja nortenha na liderança do campeonato, mas com um escasso ponto de vantagem para Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer), que se estreou a ganhar na última prova em Reguengos de Monsaraz.

O piloto de Barcelos soma dois segundos lugares e uma terceira posição nas provas já realizadas e pode marcar, de novo, pontos significativos nesta baja, que assume redobrada importância para João Ramos. O piloto da Toyota desceu para o 3.º lugar do campeonato, consequência da desistência na prova alentejana. A fiabilidade da Hilux tem sido uma dor de cabeça para o piloto-arquiteto, que contabiliza desvantagem de 12 pontos face a Hélder Oliveira e apenas três de vantagem para Alejandro Martins e quatro para Pedro Ferreira. Ou seja, o quinteto de candidatos ao título nacional absoluto está separado por 16 pontos, quando falta cumprir metade das provas.

Moralizado pelo triunfo em Espanha, na Baja Dehesa Extremadura, que valeu desde já, não só a conquista do Troféu Terras do Grande Lago, mas principalmente a do Troféu Ibérico, quando falta disputar ainda uma prova, Alejandro Martins pode dar salto importante na caminhada para o topo, objetivo que Pedro Ferreira também persegue. O jovem piloto vai estrear-se com a VW Amarok da South Racing, o que constitui motivo suplementar de interesse em torno da prova do Gondomar Automóvel Sport (GAS).

Com três vencedores diferentes em igual número de provas – João Ramos, Alejandro Martins e Tiago Reis – veremos quem é o primeiro a bisar ou se surge novo nome para a lista dos ganhadores, uma vez que há out-siders desejosos de alcançar um brilharete.

Na categoria T2, Rui Sousa tem dominado o duelo entre as Isuzu D-Max– dois triunfos em três provas e desfruta de 30 pontos de vantagem para Edgar Condenso.

Mais renhida está a luta entre os T8: Hugo Raposo, Mário Duarte e César Sequeira ganharam este ano. No topo do campeonato desta categoria, dois pontos separam o líder Hugo Raposo do adversário mais direto – Sebastião Dominguez — e 13 de Mário Duarte, 3.º classificado.

Pedro Dias da Silva lidera Desafio Total Mazda

O Desafio Total Mazda tem mais uma jornada na baja nortenha, em que Pedro Dias da Silva chega na frente, pese embora os problemas com que se debateu na última prova, ganha por Bruno Oliveira, logo na prova de estreia nesta temporada.

Pedro Dias da Silva está na frente do Desafio Total Mazda

O piloto de Tomar tem evidenciado um forte andamento, intrometendo-se por vezes na luta pelos lugares cimeiros e dispõe de 19 pontos de vantagem para Jorge Cardoso e 22 face a Bruno Rodrigues.

A prova do GAS está de regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN após um ano de ausência e desenrola-se na tarde do próximo sábado – prólogo, com 9,30 km em dupla passagem – nos arredores de Gondomar.

Domingo é o dia decisivo, com um setor cronometrado de 192,64 km a ser percorrido por duas vezes na região de Amarante, muito em particular na serra do Marão, palco privilegiado dos ralis tradicionais.

Ao todo, 277,62 km ao cronómetro que prometem luta cerrada pelo triunfo. Afinal, é a liderança do campeonato que está a em jogo antes das tradicionais férias. Após o verão, só ficam a restar duas bajas: Idanha-a-nova e a mítica Portalegre 500.

Campeonato

1.º Hélder Oliveira, 57 pontos

2.º Tiago Reis, 56

3.º João Ramos, 45

4.º Alejandro Martins, 42

5.º Pedro Ferreira, 41