Apesar de ter falhado as duas provas de abertura, Bernardo Sequeira terminou o Troféu de Karting da Madeira no top 5, mostrando que estava pronto para a sua primeira experiência no continente. Isso viria a acontecer na Mojo Cup, no Kartódromo Internacional de Braga, onde era um dos pilotos mais jovens em prova… e logo numa corrida à chuva!
No início de 2024, Bernardo Sequeira regressou ao traçado bracarense para disputar a Rotax Cup, onde mostrou a sua evolução nos tempos por volta e terminou no 7.º lugar. Seguiu-se um dos maiores desafios da (ainda curta) carreira do jovem madeirense: o Campeonato de Portugal Rotax (CPRtx). Logo na ronda inaugural, na rapidíssima pista de Portimão, experimentou a sensação de rodar a 101 km/h com o seu kart! Não se intimidou e conseguiu logo ficar entre os 8 primeiros na Final 1 no Algarve. Viria a repetir essa posição na prova seguinte, no Bombarral, mais uma pista que aprendeu em tempo recorde. O traçado de Baltar, numa prova à chuva, foi o momento mais exigente da época para o jovem rookie, que depois viria a conseguir o melhor resultado do campeonato na ronda seguinte, em Leiria: o 7.º lugar na Final 3. Apesar da pouca experiência e de estar a competir com pilotos dois ou três anos mais velhos, Bernardo Sequeira concluiu o Campeonato de Portugal Rotax num promissor 9.º lugar entre 16 concorrentes, a curta distância do 8.º classificado.
Estreia positiva na Cadete
Em novembro, o jovem piloto de 7 anos viveu outra experiência marcante, com a estreia na emblemática Taça de Portugal de Karting e na categoria Cadete. Em Portimão, adaptou-se rapidamente ao motor IAME de 60cc e começou logo por ser o 7.º mais rápido nos treinos cronometrados. Um acidente na primeira manga de qualificação danificou o seu kart, mas Bernardo Sequeira nunca baixou os braços. Com a ajuda da sua equipa, fez uma excelente recuperação de cinco lugares na segunda manga de qualificação, conseguindo um top 8. No domingo, na corrida decisiva, fez mais duas ultrapassagens e terminou a sua primeira Taça de Portugal de Karting no 10.º lugar, a escassos 0,2s do 8.º classificado.
A carismática Taça da Madeira de Karting, em dezembro, voltou a encerrar a época de Bernardo Sequeira e em clima de festa. O jovem madeirense aproveitou para brilhar, pois numa prova marcada pela instabilidade das condições da pista, alternando piso seco e piso molhado, esteve sempre em evolução. Sétimo classificado na Pré-Final, fez uma Final de bom nível e terminou a Taça da Madeira num meritório 6.º lugar. “O Bernardo teve um ano de grande aprendizagem, dentro e fora das pistas. A oportunidade de competir com pilotos mais velhos e experientes tem acelerado a sua evolução, principalmente no Campeonato de Portugal Rotax e na Taça de Portugal”, afirmou o pai, Pedro Sequeira. “Tentamos sempre estar presentes e dar-lhe todo o apoio, daí a claque que se formou espontaneamente, com dezenas de familiares e amigos. Obrigado a todos! Um agradecimento especial também ao Rui Silva, o coach e mecânico do Bernardo, ao Rodrigo Silva, ao Carlos Figueiredo e à CF Motorsport, ao Duarte Meneses (Testas) e à K-Art Racing Team, assim como aos patrocinadores do Bernardo e a todos os que o acompanham no Instragram: @bernardosequeira14”, realçou Pedro Sequeira.