Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48: arranque inédito em Beja

04/02/2020

A dupla Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi Racing Lancer) é a detentora do título nacional absoluto
A inédita Baja TT Vindimas de Portugal (dias 7 a 9 de fevereiro), com 53 inscritos, abre a temporada, mais cedo em termos de calendário em relação ao que é habitual, iniciando um ciclo intenso de cinco provas até meados de maio, antes do interregno que se prolongará até setembro.

Duas novas bajas; calendário ampliado para sete provas, contando os seis melhores resultados; um parque automóvel de qualidade e o regresso em força do mais titulado dos campeões são factos marcantes que deixam antever acréscimo de qualidade ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48.

A prova que ora abre o calendário, organizada pelo Clube de Promoção de Karting e Automobilismo (CPKA) fora cancelada em setembro passado, quando vigorava o alerta vermelho, devido à vaga de incêndios que flagelava Portugal.

Agora, à equipa organizadora da prova junta-se, através de um protocolo de colaboração, a Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, entidade que conta com mais de 30 anos de experiência em provas de todo-o-terreno.

O regresso do recordista de títulos

Uma das novidades desta época é o regresso do heptacampeão nacional Miguel Barbosa, que fará dupla com Pedro Velosa.

Após três anos nos ralis, confessou «estar muito satisfeito por regressar ao todo-o-terreno integrado num projeto ambicioso, muito profissional e extremamente motivador. Depois da participação em Portalegre, onde gostei imenso de pilotar a Hilux e confirmámos todo o seu reconhecido potencial, surgiu esta oportunidade»,

A calendarização da baja alentejana não permite que Miguel Barbosa participe, uma vez que a Toyota só esta semana chegou ao porto francês de Marselha, proveniente da Arábia Saudita, palco do último Dakar.

«Não faz sentido iniciar tão cedo a época», sublinhou o piloto, muito crítico em relação à sequência de provas no primeiro semestre do ano.

Presidente federativo sublinha a qualidade do parque automóvel

Para Ni Amorim, presidente da FPAK, «este ano temos condições, a todos os níveis, para termos um dos melhores campeonatos dos últimos anos. Temos um parque automóvel absolutamente fora de série na área de todo-o-terreno e depende muito de nós um bom Campeonato em 2020»,

Outras das novidades tem a chancela de Pedro Falé (Movielight), promotor do campeonato, que anunciou a possibilidade de nascer um conceito inovador de televisão, permitindo a transmissão diária de quatro a seis horas dedicadas aos desportos motorizados.

Candidatos determinados

Para o atual campeão nacional, Tiago Reis, «defender o título é o objetivo principal. Gostava de poder contar com um carro mais atual, mas tal não foi possível. Introduzimos algumas melhorias a nível de eletrónica no Mitsubishi Racing Lancer e resta-me apostar na fiabilidade. No final, faremos as contas», adiantou ao MOTOR 24 Tiago Reis, que faz de novo dupla com o amarantino Valter Cardoso.

João Ramos, com Vítor Jesus ao lado, volta a apostar na Toyota Hilux para tentar a reconquista do título

Fiel à Toyota Hilux, João Ramos pretende reconquistar o título perdido o ano passado.

«Tenho a consciência de que os problemas sentidos em 2019 foram também importantes no sentido da equipa perceber onde tem que investir, para que situações semelhantes não se repitam este ano», sublinhou o piloto-arquiteto.

«A Toyota Hilux provou que, em condições normais, estará sempre na luta pela vitória e, quer eu, quer o Victor Jesus, já demonstramos que em cada prova onde marcamos presença, o objetivo é sempre andar para ganhar», acrescentou João Ramos.

De regresso a tempo inteiro ao campeonato, Alejandro Martins dispõe do competitivo Mini JCW preparado pela M Racing, estrutura que tem em prova quatro carros, incluindo o Mini do espanhol Luis Recuenco.

«Entrar determinado para fazer o melhor possível e tentar ficar entre os três ou cinco primeiros do campeonato são o objetivo. Vamos ver o que nos reserva o campeonato», adiantou Alejandro Martins ao MOTOR 24.

Alejandro Martins (Mini JCW) com José Marques ao lado é candidato aos lugares de topo

Nuno Matos, que estreia Joel Lutas como navegador, mantém aposta no Fiat Full Back Proto para lutar pelos lugares cimeiros já na abertura da época.

«É uma prova nova, que nos coloca a todos em pé de igualdade. Da nossa parte, como sempre, tudo faremos para estar entre os mais rápidos, tendo a consciência de que a concorrência está bastante forte e de que iremos lutar ao cronómetro com carros de última geração», referiu o piloto de Portalegre.
Nuno Matos volta a apostar no Fiat Fullback Proto e estreia Joel Lutas como navegador

Entre os inscritos, referência para Paulo Rui Ferreira (Toyota Hilux), André Amaral (Ford Ranger), Nuno madeira (Kia Sportage), Alexandre Franco (BMW Evo X1), Edgar Condenso (Ford EXR05), Luís Dias (Nissan Pick Up Proto), César Sequeira (Mino Cooper D Proto) e Alexandre Ré, que faz a estreia ao volante de um Can-Am (T3) da South Racing.

A prova conta com o regresso dos UMM, que irão participar no Desafio UMM Tucha, uma iniciativa que tem como objetivo homenagear Carlos Barbosa, mais conhecido por ´Tucha, o piloto e mecânico há mais anos em atividade.

Programa da prova

A parte competitiva da Baja TT Vindimas do Alentejo tem início no dia 8 de fevereiro (sábado), com a realização do prólogo (6,30 km), às 10.35 horas. À tarde (14.05 h) realiza-se o 1.º setor cronometrado (151,61 km).

No domingo, a partir das 11.00 horas, os concorrentes enfrentam o 2.º e último setor: nova passagem pelo percurso de 151, 61 km. O final está previsto para as 13.00 horas e a chegada a Beja às 13.30 horas.

Ao todo, 309,52 km ao cronómetro.

O quartel general da prova é o Parque de Feitas e Exposições da capital do Baixo Alentejo, onde está localizado o parque de assistência.

Calendário do CPTT/AM 48

Baja TT Vindimas do Alentejo –7/9 de fevereiro

Baja TT ACP/Santiago do Cacém-Grândola – 6/8 de março

Baja TT do Pinhal — 27/29 de março

Baja TT de Loulé — 9/11 de abril

Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal/Reguengos de Monsaraz — 8/10 de maio

Baja TT de Idanha-a-Nova — 11/13 de setembro

Baja TT Portalegre 500 — 29/31 de outubro

Ver mais em :

https://www.fpak.pt/