Campeonato de Portugal de Karting Kia com novos vencedores em Leiria

28/05/2018

Rodrigo Ferreira (X30 Shifter) foi um dos vencedores em Leiria
A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting Kia foi disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). Saiba quem foram os vencedores nas diferentes categorias.

Ferreira, Teixeira, Magalhães e Ramos triunfam na ‘Shifter’

As categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam, como habitualmente, a mesma grelha, contemplando também as seguintes classes: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 31), Master (dos 32 aos 44) e Gentleman (com mais de 45 anos).

Na X30 Super Shifter – karts equipados com motores de 175cc e caixa de velocidades –, Joel Magalhães (Birel ART) foi o mais rápido à geral em 47,284s e o melhor na classe Master (dos 32 aos 44 anos). Na classe Gentleman (pilotos com idade igual ou superior a 45 anos), o mais rápido foi Manuel Ramos (CRG) ao rodar em 49,751s.

Tiago Teixeira (Birel ART)

Na categoria X30 Shifter – karts de 125cc com caixa de velocidades –, o mais rápido à geral foi Rodrigo Ferreira (Praga), com o registo de 46,982s, sendo também o mais forte na classe Júnior. Na Sénior, Hugo Marreiros (DR) rubricou o melhor ‘crono’ em 47,214s.

Na primeira manga de qualificação – disputada em 13 voltas –, Rodrigo Ferreira com um bom arranque colocou-se na frente da corrida e não mais a largou até à bandeira xadrez, vencendo à geral e na classe X30 Shifter Júnior. Tiago Teixeira (Birel ART) terminou na segunda posição e venceu na Sénior, mas teve de se esforçar bastante para superar Hugo Marreiros, autor da melhor volta em 47,480s. Na X30 Super Shifter, Joel Magalhães, que assinou a volta em 47,905s, levou a melhor sobre João Barros (Birel Art) na luta pela vitória, vencendo também na Master, enquanto Manuel Ramos impôs-se na classe Gentleman.

Joel Magalhães (Birel ART)

Na segunda manga de qualificação, Rodrigo Ferreira arrancou melhor, mas ainda na primeira volta Tiago Teixeira assumiu a liderança e não mais a largou até final, estabelecendo também a volta mais rápida em 48,008s. O piloto de Paredes venceu assim à geral e na classe Sénior, enquanto Rodrigo Ferreira triunfou na Júnior. Joel Magalhães voltou a impor-se à geral na X30 Super Shifter (com a volta mais rápida em 48,626s) e na classe Master, enquanto João Paulo Cunha (Sodikart) venceu na Geltleman.

Um incidente fez com que Pedro Oliveira (Exprit) e João Pedro Cunha (Sodikart) fossem forçados a abandonar, assim como Duarte Mano (CRG).

Na Final, disputada em 16 voltas ao traçado leiriense de 1006 metros, Rodrigo Ferreira largou da pole-position e com um bom arranque assumiu a liderança e não mais a largou até final, vencendo a categoria X30 Shifter à geral, assim como a classe Júnior, com a volta mais rápida em 47,350s.

Tiago Teixeira, Rodrigo Ferreira e Miguel Ramos

Tiago Teixeira esteve sempre a pressionar Rodrigo Ferreira mas acabou por terminar na segunda posição e vencer a classe Sénior, na frente de Miguel Ramos (2º Sénior) e Hugo Marreiros (3º Sénior).

Joel Magalhães cruzou a meta quinta posição e venceu a categoria X30 Super Shifter, assim como a classe Master, com a volta mais rápida em 47,707s, na frente de João Barros (2º Master) e de Paulo Martins (Sodikart).

Miguel Ramos, Tiago Teixeira e Hugo Marreiros

Duarte Mano viu a bandeira xadrez no oitavo lugar, sendo quarto classificado na Sénior, enquanto Rita Teixeira (Sénior) e Vasco Lázaro (Master) – ambos penalizados em cinco segundos por irregularidade no spoiler frontal –, encerraram o top-10.

João Barros, Joel Magalhães e Paulo Martins

Pedro Oliveira (Exprit), da Master, concluiu a prova leiriense na 11ª posição, seguindo-se João Pedro Cunha (Sodi), da Sénior. Manuel Ramos (CRG) venceu a categoria Gentleman, na qual João Paulo Cunha (Sodikart) foi segundo classificado.

Ricardo Borges mais líder na X30 Sénior

A categoria X30 Sénior, para pilotos a partir dos 15 anos, também cumpriu a segunda jornada da época do Campeonato de Portugal de Karting Kia. Um total de 11 pilotos compareceram na prova leiriense e Ricardo Borges (Kart Republic) chegava à região Centro como líder do campeonato, fruto do triunfo na ronda inaugural, em Viana do Castelo. E o piloto da Maia voltou a mostrar a sua competitividade pois começou o fim de semana ao ser o mais rápido nos treinos cronometrados, rodando em 48,111s, tendo João Galveias (Tonykart) ao seu lado na primeira fila da grelha.

Ricardo Borges (Kart Republic)

Borges fez uma gestão perfeita da sua corrida – e dos pneus – na primeira manga de qualificação, juntando a vitória à volta mais rápida da corrida (48,550s). O espanhol Álvaro Montenegro (FA) fez uma excelente recuperação vindo do 10º lugar da grelha e chegou a rodar próximo de Ricardo Borges, vendo a bandeira de xadrez no segundo lugar, mas sendo penalizado em cinco segundos (desceu ao quinto posto) por ter o spoiler dianteiro fora do lugar. Assim, Alexandre Areia (Kart Republic) e Guilherme Gusmão (Exprit) acompanharam Ricardo Borges nos lugares do pódio, com Manuel Leão (Tonykart) a terminar no quarto posto, na frente de Montenegro.

Na segunda manga de qualificação, Alexandre Areia arrancou bem e colocou-se na frente da corrida, com Ricardo Borges logo atrás. Os dois pilotos com chassis Kart Republic lideraram as primeiras voltas mas Ricardo Borges viria a assumir o comando à sexta volta, ‘abrindo’ depois uma vantagem que controlou até ao final. O segundo lugar ficou para Guilherme Gusmão, aproveitando um toque de Manuel Leão em João Galveias já nas voltas finais. Leão terminou no derradeiro lugar do pódio, na frente de Lourenço Monteiro (FA) e Alexandre Areia, que não conseguiu manter o andamento das voltas iniciais. Seguiram-se Álvaro Montenegro, Luís Caetano (Madcroc) e João Galveias, que apesar do toque, conseguiu averbar a volta mais rápida da corrida, em 49,262s.

No somatório dos resultados das mangas de qualificação, Ricardo Borges largou da pole position para a Final e o piloto de 19 anos não deu qualquer hipótese à concorrência, vencendo com uma impressionante margem de 8,837s sobre o segundo classificado. Com dois triunfos nas duas primeiras provas do ano, Ricardo Borges é cada vez mais o principal candidato ao título nacional da X30 Sénior.

Guilherme Gusmão, Ricardo Borges e Alexandre Areia

Guilherme Gusmão conseguiu ultrapassar Alexandre Areia a meio da corrida decisiva e depois construiu um avanço confortável rumo ao segundo lugar. O piloto de Évora já nem se apercebeu da animada discussão pelo último lugar do pódio, que envolveu Alexandre Areia, João Galveias, João Vairinhos (Praga) e Manuel Leão. Areia conseguiu resistir aos ataques dos seus adversários e assegurou o terceiro lugar da Final, na frente de Vairinhos, Leão, Álvaro Montenegro, João Ferreirinha (Sodi) e Noah da Silva (DR). Azarado, João Galveias terminou a Final no 10º lugar da Final, fruto de uma penalização de cinco segundos por irregularidade no spoiler frontal, enquanto Luís Caetano (Madroc) foi obrigado a abandonar logo na primeira volta.

Frederico Peters garante vitória especial na Júnior

A categoria Júnior (para pilotos entre os 12 e os 14 anos de idade) foi a mais concorrida da segunda jornada do Campeonato de Portugal de Karting Kia, com um total de 19 pilotos a alinharem na prova de Leiria.

Depois do arranque em Viana do Castelo, o campeão em título Guilherme de Oliveira (Tonykart) chegava a Leiria no topo da tabela mas foi o rookie Luís Alves (Sodi Kart) a estabelecer a melhor volta nos treinos cronometrados, rodando em 48,804s, sendo acompanhado na primeira fila da grelha por Frederico Peters (Kart Republic).

Luís Alves (Sodi Kart) e Frederico Peters (Kart Republic) na frente do pelotão Júnior

O jovem piloto de Guimarães começou a manhã de domingo em grande nível, dominando por completo a primeira manga de qualificação e registou ainda a volta mais rápida com o tempo de 49,289s. Frederico Peters assegurou o segundo lugar na primeira manga, enquanto mais atrás Mariana Machado (Praga) fez uma recuperação notável, subindo desde o último lugar até ao terceiro lugar final, fruto de uma ultrapassagem na última volta a Guilherme de Oliveira. O piloto de Vila Nova de Gaia viria depois a ser penalizado em cinco segundos, devido à posição das carenagens frontais do seu kart, terminando a primeira manga na oitava posição, enquanto Tomás Caixeirinho (Kart Republic) garantiu o quarto lugar, na frente de Henrique Cruz (CRG), Rodrigo Leitão (Tonykart) e do espanhol Sergio Rodriguez (Sodi).

Na segunda manga de qualificação, Luís Alves voltou a mostrar a sua rapidez e repetiu a vitória da manhã, alcançando também a volta mais rápida com o registo de 49,642s. Frederico Peters voltou a secundar o piloto vimaranense e assegurou igual posição na grelha de partida para a corrida decisiva. Mariana Machado também repetiu o terceiro lugar da primeira manga de qualificação, enquanto Henrique Cruz e Guilherme de Oliveira completaram o top 5.

Na Final, Frederico Peters surgiu ainda mais rápido e passou para o comando da corrida logo à segunda volta. A partir daí, o piloto de Évora concentrou-se em não permitir um ataque de Luís Alves ao longo das 18 voltas ao traçado de 1006 metros. Os dois terminaram separados por escassos 0,375s mas Peters pôde festejar a vitória em Leiria, dedicando o emocionante triunfo à mãe, que faleceu em finais de 2016.

Frederico Peters (Kart Republic)

Luís Alves rodou sempre muito próximo do piloto de Évora e terminou no segundo lugar, num fim de semana onde demonstrou que é preciso contar com ele na luta pelos primeiros lugares do campeonato, conseguindo ainda a volta mais rápida da Final, com o tempo de 49,674s.

Guilherme de Oliveira fez uma corrida em crescendo e também subiu ao pódio, um resultado que também esteve ao alcance de Henrique Cruz que, no entanto, fechou o fim de semana com um meritório quarto lugar. João Mendes (Sodikart) foi outro piloto que demonstrou uma notória evolução e completou o top 5, na frente de Tomás Caixeirinho, do luso-moçambicano Pedro Perino (Tonykart) e de Mariana Machado.

Luís Alves, Frederico Peters e Guilherme de Oliveira

Seguiram-se o espanhol Sergio Rodriguez, Afonso Ferreira (Tonykart) – que perdeu alguns lugares nas últimas voltas quando discutia o sétimo posto -, Miguel da Silva (Kart Republic), Luís Leão (FA), Rodrigo Leitão (Tonykart), o checo Zdenek Chovanec (Tonykart) – penalizado em cinco segundos por irregularidade no spoiler dianteiro -, Santiago Ribeiro (Birel ART), Rodrigo Lessa (Tonykart), Manuel Soares (Kart Republic) – também penalizado em cinco segundos –, José Pedro (DR) e Diogo Martins (Birel ART).

Ivan Domingues reforça liderança na Juvenil

A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Juvenil, onde competem pilotos com idades entre os 10 e os 12 anos, teve um pelotão com 12 concorrentes em Leiria.

Ivan Domingues (Madcroc) chegava a esta prova na frente do campeonato e começou por conseguir o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 52,060s, sendo acompanhado na primeira fila da grelha pelo vencedor da Final de Viana do Castelo, Adrián Malheiro (Praga).

Ivan Domingues (Madcroc)

No domingo de manhã, estes dois pilotos mantiveram as duas primeiras posições na manga inaugural, dominada pelo jovem piloto leiriense, que também obteve a volta mais rápida da corrida (52,394s). Malheiro garantiu o segundo lugar e Tomás Martins (DR) também chegou a rodar muito próximo do piloto luso-espanhol, vindo a completar o pódio da primeira manga.

Atrás de Tomás Martins desenrolou-se uma intensa discussão pelo quarto lugar que seria favorável a Lourenço Marques (Top Kart), autor de uma excelente recuperação, logo seguido por Matilde Ferreira (Praga) e Miguel Couteiro (EKR).

Na segunda manga de qualificação, reeditou-se o duelo entre Ivan Domingues e Adrián Malheiro mas desta feita foi Malheiro a arrancar melhor e a colocar-se na frente da corrida. Estes dois pilotos alternaram o comando várias vezes mas Domingues passou para a liderança na oitava volta e não mais a largou, conseguindo ainda a volta mais rápida em 52,848s. Malheiro voltou a ser o segundo classificado e Lourenço Marques esteve ainda melhor nesta manga ao terminar no terceiro posto, na frente de Tomás Martins, Matilde Ferreira e Miguel Couteiro.

Com o somatório dos resultados das duas mangas, Ivan Domingues largou da pole position para a Final e o jovem leiriense arrancou bem, apesar de ser pressionado por Adrián Malheiro durante as voltas iniciais. Assim que conseguiu alguns metros de vantagem sobre Malheiro, Ivan Domingues começou a impor o seu andamento e acabou por vencer a Final de Leiria, conseguindo também a volta mais rápida da corrida (52,544s), culminando assim um fim de semana praticamente perfeito. Malheiro teve, desta vez, de se contentar com o segundo lugar mas foi sempre o adversário mais forte de Ivan Domingues, num duelo que promete repetir-se ao longo da época.

Adrián Malheiro, Ivan Domingues e Lourenço Marques

A luta pelo derradeiro lugar do pódio foi intensa e envolveu Tomás Martins, Lourenço Marques, Matilde Ferreira e Miguel Couteiro. Nas últimas voltas, as trocas de posição foram constantes mas Lourenço Marques conseguiu garantir o terceiro lugar final, na frente Matilde Ferreira (quarta), Miguel Couteiro (quinto), Tomás Martins (sexto) e Pedro Rilhado (sétimo).

O espanhol Guilhermo Acitores (Birel) terminou a Final na oitava posição e Tomás Rodrigues, que se estreou no Campeonato de Portugal de Karting da categoria Juvenil e com um novo chassis Sodikart, foi o nono classificado em Leiria, na frente de Guilherme Alves (EKR), António Madeira (Parolin) e Francisco Costa (Praga).

José Pinheiro soma nova vitória na Cadete

A categoria Cadete, destinada a pilotos com idades compreendidas entre 7 e os 10 anos de idade, também prosseguiu a sua época no Kartódromo Internacional de Leiria, situado na freguesia de Milagres.

José Pinheiro, com chassis Praga, rubricou a melhor volta nos treinos cronometrados (55,057s) e, durante a primeira manga de qualificação, disputada em 10 voltas, liderou de princípio a fim, assinando também a melhor volta em 55,210s. António Santos (Kart Republic) venceu o duelo com João Gouveia (Praga) na luta pelo segundo lugar, enquanto a disputa pelo quarto foi muito intensa entre Santiago Alves (Madcroc), Manuel dos Santos (Top Kart) e Rodrigo Vilaça (Tonykart), pilotos que acabariam por terminar por esta ordem, respetivamente.

Na segunda manga de qualificação, José Pinheiro somou mais uma vitória com a volta mais rápida em 55,268s, enquanto Santiago Alves terminou na segunda posição, vindo, contudo, a ser desclassificado pelos comissários desportivos. António Santos garantiu o segundo lugar e Maria Germano Neto (Praga) – que vinha a destacar-se desde os treinos cronometrados – fez uma boa recuperação e terminou no terceiro lugar, na frente de João Gouveia e Manuel dos Santos que fecharam o top-5.

José Pinheiro lidera pelotão da Cadete

Na Final, disputada em 12 voltas aos 1.006 metros da pista leiriense, José Pinheiro, face às duas vitórias nas mangas, arrancou da pole-position e liderou sensivelmente os primeiros dois terços da corrida, altura em que António Santos passou para o comando e não mais o largou até final, assinando também a volta mais rápida em 55,220s.

Contudo, António Santos viria a ser penalizado com dois segundos por ter, de acordo com o Colégio de Comissários Desportivos, feito uma ultrapassagem em situação de bandeira amarelas.

Assim, José Pinheiro venceu a prova e António Santos foi segundo classificado, enquanto Santiago Alves completou o pódio de forma muito meritória depois de ter arrancado do oitavo lugar. João Gouveia, Maria Germano e Manuel dos Santos também estiveram na luta pelo terceiro lugar, mas acabaram por fechar o top-6, respetivamente.

Rodrigo Vilaça garantiu a sétima posição, após disputa intensa com Pedro Cachada (Sodikart) e Tiago Lima (EKR), os oitavo e nono posicionados, enquanto Pedro Moura (Praga) encerrou o top-10.

António Santos, José Pinheiro e Santiago Alves

Martim Marques (Sodikart) terminou na 11ª posição, na frente de Diogo Caetano (Birel ART) e do espanhol Daniel Velasco (Birel ART)). Rodrigo Seabra (Sodikart) – que rodou nos lugares da frente nas mangas de qualificação – foi 14º classificado, na frente de Rodrigo Ferreira (Sodikart), que teve problemas logo no início da corrida, e de Pedro Soares (Sodikart)

Noah Monteiro (FA) viu-se envolvido num aparatoso incidente a três voltas do final, felizmente sem consequências de maior, enquanto o espanhol Daniel Garcia foi forçado a abandonar a meio da corrida.

José Maria Gouveia imparável na Iniciação

A categoria Iniciação, que utiliza karts equipados com motores Honda e chassis de escolha livre, é destinada a pilotos com idades compreendidas entre 5 e os 7 anos de idade. Em Leiria, José Maria Gouveia foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m17,596s, garantindo a pole-position para a primeira manga de qualificação, onde liderou de princípio a fim, rubricando também a volta mais rápida em 1m17,441s. Guilherme Morgado – líder do campeonato antes de Leiria – terminou na segunda posição, mas teve forte réplica de Romeu Mello, terceiro classificado. Tomás Alves e João Pereira fecharam o top-5.

Na segunda manga de qualificação, José Maria Gouveia voltou a bater toda a concorrência com a volta mais rápida em 1m18,085s, tendo Guilherme Morgado e Romeu Mello sido novamente os segundo e terceiro classificados, respetivamente. Lourenço Rocha e Tomás Alves encerraram o top-5, respetivamente.

José Maria Gouveia (Birel ART)

Na Final, disputada em cinco voltas aos 1.006 metros do circuito leiriense, José Maria Gouveia, graças às duas vitórias nas mangas, largou naturalmente da pole-position e dominou todos os acontecimentos, estabelecendo a volta mais rápida em 1m17,703s.

Romeu Mello garantiu a segunda posição na última volta, altura em que ultrapassou Guilherme Morgado, tendo o jovem piloto de Loures completado o pódio. Tomás Alves foi um tranquilo quarto classificado e João Pereira fechou o top-5.

Romeu Mello, José Maria Gouveia e Guilherme Morgado

Martim Campos terminou na sexta posição, resistindo às investidas de Tomás Fernandes, sétimo classificado. Beatriz Costa cruzou a meta no oitavo posto e venceu a classe feminina, na frente de Joana Lima, Lourenço Rocha e Adriana Araújo.

Jovens pilotos da Kart Kid Race School estrearam-se em Leiria

Promovido pela empresa NewSale e com o apoio da FPAK, IPDJ e Braga – Cidade Europeia do Desporto 2018, o Troféu Kart Kid Race School prosseguiu no Kartódromo de Leiria com mais uma jornada de formação e competição.

Nos treinos cronometrados da segunda ronda do Troféu Kart Kid Race School, o mais rápido à geral foi Tomás Gomes (categoria Kids 2, para pilotos dos 8 aos 10 anos de idade) com o tempo de 1m02,080, enquanto o estreante João Barros estabeleceu o melhor registo na categoria Kids 1 (dos 5 aos 7 anos de idade), com a marca de 1m03,784s.

Formação e competição são os objetivos da Kart Kid Race School

Na Corrida 1, Tomás Gomes tirou o melhor proveito da pole-position e liderou de princípio a fim as seis voltas ao circuito de 1.006 metros (rubricando também a volta mais rápida em 1m01,509s), vencendo quer na categoria Kids 2 quer à geral. Pedro Barbosa (Kids 2) – que ao longo da corrida se queixou de problemas no kart – e João Barros (Kids 1) – que ‘tirou pé’ ao ver a bandeira azul – foram os protagonistas na luta pela segunda posição, tendo o primeiro acabado por levar a melhor, sendo segundo classificado da sua categoria, enquanto João Barros venceu na Kids 1, registando a volta mais rápida em 1m02,300s.

Gabriela Teixeira assegurou o quarto lugar e a segunda posição na Kids 1, na frente de António Silva – também com queixas ao nível do andamento do seu kart –, sendo quinto classificado à geral e terceiro na Kids 1. Tomás Lobo terminou no sexto lugar e também subiu ao pódio da categoria Kids 2. Por sua vez, David Dias foi condicionado por um problema mecânico logo após o arranque, completando apenas três voltas.

Na Corrida 2, Pedro Barbosa arrancou bem e conseguiu segurar a liderança até final apesar das investidas de António Silva e sobretudo de João Barros, o autor da volta mais rápida em 1m02,637s na Kids 1. Pedro Barbosa venceu assim à geral e na Kids 2, enquanto António Silva triunfou na Kids 1, na frente do estreante João Barros.

Tomás Lobo terminou na quarta posição e foi o segundo classificado na Kids 2, seguido de Tomás Gomes, autor da volta mais rápida em 1m01,692s e terceiro posicionado na Kids 2.

David Dias voltou a ter problemas mecânicos e cruzou a meta na sexta posição, sendo terceiro classificado na Kids 1, enquanto Gabriela Teixeira foi obrigada a abandonar logo após um pião na largada.

No somatório dos resultados das duas corridas, Pedro Barbosa na Kids 2 e João Barros na Kids 1 foram os vencedores da prova leiriense.

Os jovens pilotos da Kart Kid Race School

A terceira jornada do Campeonato de Portugal de Karting Kia será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, nos dias 7 e 8 de julho, sob a organização do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR).

FOTOS: HelloFoto