Campeonato de Portugal de Montanha arranca na Penha com várias novidades

03/04/2018

Rui Ramalho vai defender o seu título absoluto

É a arca de Noé do automobilismo em Portugal. Nenhum outro campeonato nacional tem um parque automóvel tão diversificado como a Montanha, que arranca no próximo fim de semana na minhota Rampa da Penha com um total de 47 inscritos e muitas novidades.

Como já é tradição, é no asfalto de Guimarães e na Rampa da Penha que a temporada nacional da Montanha arranca oficialmente, no próximo fim de semana. A nova época traz várias novidades quer no regulamento quer no plantel de pilotos e respetivo parque automóvel, num campeonato que em 2017, segundo dados dos promotor, atraiu quase 400 mil espectadores ao vivo no conjunto das oito provas.

Este ano, o calendário mantém-se mas a estrutura regulamentar sofreu profundas alterações, reorganizando as categorias do campeonato e atribuindo apenas cinco títulos: Absoluto, Protótipos, GT, Turismos e Clássicos (ver em baixo). “Basicamente com este regulamento procurámos que todos os carros do género que existam em Portugal possam correr”, refere Joaquim Teixeira, piloto e responsável do promotor do campeonato, a Associação Portuguesa dos Pilotos de Automóveis de Montanha (APPAM). “Vão existir muito menos campeões mas penso que a fórmula que encontrámos é justa e vai de encontro às pretensões dos próprios pilotos”.

Outra novidade para 2018 é o número total de subidas em cada fim de semana, que aumentou de seis para oito, entre treinos livres, cronometrados e subidas de prova: “O maior número de subidas vai diminuir o intervalo entre subidas (no máximo de 30 minutos) e manter o interesse do público, que está a assistir. Além disso, todas as provas serão disputadas em dois dias, para garantir a verdade desportiva, dando tempo aos pilotos que tiverem algum toque ou azar no sábado de poderem recuperar os seus carros para o domingo. No ano passado chegámos à última subida da oitava e última prova com três títulos ainda por decidir”, recorda Joaquim Teixeira.

47 inscritos na Penha

Depois de em 2017 ter registado uma média de 42 participantes por evento, a época de 2018 arranca com 47 pilotos inscritos na Rampa da Penha, numa lista liderada pelo campeão absoluto em título, Rui Ramalho. O piloto do Porto mantém-se ao volante do italiano Osella PA2000 Evo 2, enquanto o seu irmão, Paulo Ramalho (campeão nacional absoluto em 2010 e 2011) também mantém o Osella PA21 S Evo, com a lista de protótipos a incluir ainda o Juno de Hélder Silva e o BRC de Nuno Guimarães.

José Correia (Nissan GT-R GT3)

Entre os GT, destaque para o campeão nacional em titulo José Correia, com o espetacular Nissan GT-R GT3 Nismo, embora uma das grandes novidades da Rampa da Penha seja a presença do ex-campeão nacional de ralis, Adruzilo Lopes, ao volante do Porsche 997 GT3.

Nos Turismos, mantêm-se pilotos habituais do campeonato como Manuel Correia (Ford Fiesta R5+) ou Joaquim Teixeira (SEAT León Supercopa) mas em Guimarães há vários outros motivos de interesse, como a presença do pluricampeão nacional Pedro Salvador ao volante de um SEAT León Cup Racer, de João Barros com o Ford Fiesta R5 que habitualmente utiliza nos ralis, dos Audi RS3 LMS de Luís Nunes e Gustavo Moura, ou do novo Hyundai i20 de Pedro Coelho Saraiva, entre outros.

Manuel Correia (Ford Fiesta R5+)

O programa do fim de semana na Penha também inclui uma prova de Regularidade Histórica e começa no sábado (dia 7) a partir das 14h30. No domingo, os concorrentes entram em ação a partir das 10h00.

O QUE MUDA EM 2018

» 5 títulos de campeão (em vez de 11):

– Absoluto;

– Protótipos;

– GT (veículos GT4, GT3 e GT Cup);

– Turismos, com quatro divisões: Divisão 1 para carros homologados (R5, R3, R4, Grupo A, Grupo N), Divisão 2 (sem homologação ou alterados face à ficha de homologação, como o Ford Fiesta R5+ com motor de 2.0 litros), Divisão 3 (carros ex-troféu) e Divisão 4 (TCR e TCS)

– Clássicos (Clássicos e ex-Grupo 5).

» Total de 8 subidas no fim de semana (quatro por dia), mantendo-se as três subidas de prova (uma no sábado e duas no domingo).

» Presença do Troféu KIA nas Rampas da Falperra e Caramulo;

» Duas provas candidatas ao campeonato de 2019: rampas da Arrábida e da Guarda.

LINKS ÚTEIS

Lista de inscritos – Rampa da Penha 2018

Horário e regulamento

ONDE COMER

Restaurante da Montanha

Rua Nossa Senhora da Penha, Guimarães

T: 253 415 218

Restaurante Hotel da Penha

Rua Nossa Senhora da Penha, Guimarães

T: 253 438 465

Restaurante Batista

Rua A 280, Urbanização da Cruz d’Argola, Guimarães

T: 253 432 216

Taberna Trovador

Largo do Trovador n.º 10, Guimarães

T: 913 205 263