Campeonato de Portugal de Trial 4X4 deu espetáculo em Reguengos de Monsaraz

16/04/2018

A beleza cénica e a dificuldade da pista de Reguengos conquistaram a caravana do CPT4x4
Depois do arranque em Valongo, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Trial 4X4 teve como palco a cidade de Reguengos de Monsaraz, que se estreou no calendário nacional da modalidade. Saiba quem foram os vencedores no Alentejo.

Pela primeira vez na sua história, o CPT 4X4 disputou uma prova a sul do rio Tejo e pode dizer-se que a aposta foi bem-sucedida. Já conhecida no meio do desporto motorizado pela sua baja de TT, Reguengos de Monsaraz recebeu agora a principal competição nacional de Trial 4X4, numa pista de grande beleza cénica e com elevado grau de dificuldade. A ronda alentejana contou com 20 equipas em pista, divididas por cinco categorias.

Depois de três horas verdadeiramente alucinantes, com diversas equipas a passarem pela liderança, levou a melhor Rui Rocha (Team Rj4X4). Após uma época verdadeiramente atarefada em 2017, e um início de temporada não muito promissor em Valongo, a equipa de Arouca lutou muito em Reguengos e levou para casa a medalha de ouro em termos Absolutos e também na classe Proto. Após as duas primeiras provas, Cláudio Ferreira (Auto Higino) e Luís Bacelo (Oficina Bacelo) repartem a liderança da classificação geral da Absoluto com 37 pontos. Rui Querido (Euro4X4parts/Veicomer), líder à chegada a esta etapa e campeão de 2017) caiu para terceiro com 35 pontos. Liderança também repartida na classe Proto: Rui Querido e Luís Bacelo têm ambos 40 pontos.

Cláudio Ferreira (Auto Higino) fez uma gestão muito inteligente do Crawler Mercedes durante toda a prova e a estratégia compensou: duas provas e duas vitórias para o campeão em título da classe. É, naturalmente, o líder da Classe Super Proto, isolado na frente com 50 pontos.

Em Extreme a luta foi muito renhida entre António Calçada (NordHigiene Team) e Pedro Alves (MonsTTer/Cisus). Depois do enorme azar em Valongo, o Alentejo deu sorte a Pedro Alves que venceu com uma volta de vantagem sobre o seu adversário direto. Com a vitória em Reguengos de Monsaraz, Pedro Alves é agora o líder da classificação geral com 44 pontos. António Silva (Canelas Pneus) é segundo com 42 pontos e António Calçada terceiro com 40.

Na Promoção houve uma luta constante entre André Henriques (Tufão Team) e Fábio Ferreira (irmãos Ferreira). Com constantes mudanças de posição Fábio Ferreira levou a melhor no final das 2 horas de resistência e baralhou as contas da classificação geral. A vitória permitiu a Fábio Ferreira aproximar-se de André Henriques, mas já é grande a vantagem da Tufão Team. Lideram a classe Promoção com 46 pontos.

Na classe UTV/Buggy Marco Melo também conseguiu o pleno: 2 provas, duas vitórias e a clara liderança da classificação geral.

A terceira prova será realizada num local que já começa a ganhar tradição no Trial 4X4: Mação. A caravana do CPT4X4 ruma até ao distrito de Santarém no fim de semana de 2 e 3 de junho.

Classe Absoluto

1.º Rui Rocha – Toyota – 22 voltas

2.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 22 voltas

3.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 22 voltas

Classe Extreme

1.º Pedro Alves – Land Rover Defender – 15 voltas

2.º António Calçada – Suzuki Samurai R – 14 voltas

3.º António Silva – Toyota Hilux – 7 voltas

Classe Proto

1.º Rui Rocha – Toyota – 22 voltas

2.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 22 voltas

3.º Miguel Marques – Toyota IJ70 – 20 voltas

Classe Super Proto

1.º Cláudio Ferreira – Proto Mercedes – 22 voltas

2.º Flávio Gomes – Crawler – 21 voltas

3.º Rui Vieira – Toyota Vx – 10 voltas

Classe Promoção

1.º Fábio Ferreira – Jeep Wrangler – 11 voltas

2.º André Henriques – Land Rover Defender td5 – 10 voltas

3.º Rui Nunes – Nissan Y61 Longo – 9 voltas

Classe UTV/buggy

1.º Marco Melo – RZR Polaris xp – 3 voltas

Fotos: GoAgency