Candidatos ao título já mostraram argumentos em Baltar

14/09/2019

Oito anos depois, o Kartódromo de Baltar volta a receber uma prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, após FPAK e responsáveis do circuito terem viabilizado o regresso da histórica pista nortenha ao calendário do CPK. A jornada organizada pelo Clube Automóvel do Minho é a quinta e última da competição, que também passou por Bombarral, Fátima, Leiria e Viana do Castelo. Um total de 72 pilotos já disputaram hoje a primeira manga de qualificação, ganha por Guilherme Morgado (Iniciação), Tiago Lima (Cadete), Adrián Malheiro (Juvenil), Luís Alves (Júnior), Guilherme de Oliveira (X30), Rodrigo Ferreira (X30 Super Shifter e Sénior) e Hugo Marreiros (X30 Super Shifter Master).

Na categoria Iniciação, onde competem os pilotos mais jovens do Karting nacional, Romeu Mello chegou a Baltar no comando do campeonato, na frente de Guilherme Morgado, embora o mais rápido nos treinos cronometrados tenha sido Xavier Lázaro (1m17,429s). Guilherme Morgado conseguiu passar para a frente na fase inicial da corrida e começou o fim de semana com uma vitória, na frente de Xavier Lázaro e Romeu Mello, que rodaram sempre juntos mas com muito ‘fair play’. Francisco Correia foi o quarto classificado, seguido por Francisco Iglesias e Joana Lima.

Na categoria Cadete, Noah Monteiro chegou a esta prova com 111 pontos, mais oito do que a segunda classificada, Maria Germano Neto, mas foi Santiago Alves a obter o melhor tempo nos treinos cronometrados (55,779s), logo seguido por Tiago Lima. Na primeira manga, Tiago Lima conseguiu bater toda a forte concorrência, terminando na frente de Maria Germano Neto, autora de uma excelente recuperação desde o sétimo lugar na grelha. Santiago Alves foi o terceiro classificado, pressionado por Martim Marques, enquanto Rodrigo Seabra completou o top 5 na primeira corrida.

Na Juvenil, Adrián Malheiro já tinha assegurado o segundo título consecutivo e também começou o fim de semana com a ‘pole position’ nos treinos cronometrados (53,851s), com escassos 0,055s de vantagem sobre Pedro Barbosa. O piloto luso-espanhol confirmou depois o favoritismo na primeira manga, onde teve sempre a pressão de José Pinheiro, com Pedro Barbosa a terminar logo atrás deste duo. Manuel dos Santos também lutou pelo terceiro posto com Pedro Barbosa, enquanto Rodrigo Ferreira fechou os cinco primeiros, na frente de Francisco Costa e Martim Hatzakis.

A categoria Júnior chegou a Baltar com Luís Alves na frente do campeonato, logo na frente de Ivan Domingues e Tomás Ribeiro. O jovem piloto de Guimarães foi o mais rápido nos treinos cronometrados e partilhou a primeira linha da grelha com Ivan Domingues, dois candidatos ao título que encetaram um duelo emocionante na primeira manga. Luís Alves conseguiu suster a pressão de Ivan Domingues e começou o fim de semana com o triunfo na primeira manga, enquanto Santiago Ribeiro, que na semana anterior tinha ganho a Pré-Final na prova do Europeu IAME em França, conseguiu o terceiro lugar na corrida inaugural. Pedro Perino e Henrique Cruz discutiram o quarto lugar até à fase final, com vantagem para o piloto de Oeiras.

A categoria X30 tem a classificação suspensa desde a prova anterior, em Viana do Castelo, mas Guilherme de Oliveira é o líder da tabela e foi também o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, na frente de Gabriel Caçoilo. Guilherme de Oliveira conseguiu manter-se na frente do pelotão no arranque e assegurou a vitória na primeira manga de qualificação, seguido pelo surpreendente Manuel Silva, enquanto Gabriel Caçoilo terminou no terceiro lugar, após uma penalização por partida irregular. Mariana Machado, que também discute os primeiros lugares no campeonato, foi a quarta classificada na primeira manga, logo seguida por Lourenço Monteiro.

No pelotão da X30 Super Shifter, onde competem os karts com caixa de velocidades, Hugo Marreiros é o líder do campeonato absoluto e dos Master, enquanto Tiago Teixeira comandava a categoria Sénior, mas não está presente na prova de Baltar. Durante os treinos cronometrados, Rodrigo Ferreira e Ricardo Borges asseguraram os primeiros lugares da grelha de partida, com escassos 0,004s de diferença. Na primeira manga de qualificação, Rodrigo Ferreira conseguiu superiorizar-se a Yohan Sousa, enquanto Ricardo Borges garantiu o terceiro lugar, apesar da pressão de Hugo Marreiros (primeiro Master) e Miguel Ramos.

Para amanhã, está agendada a segunda manga de qualificação, a partir das 10h30, seguindo-se uma sessão sobre Ética no Desporto, destinada a todos os pilotos e respetivos pais, às 12h30, enquanto as Finais serão disputadas a partir das 14h15, com a cerimónia de pódio agendada para as 16h30.

RESULTADOS ONLINE: http://cpkarting.pt/resultados/

FOTOS: Filipe Jerónimo Cairrão e Alexandre Araújo – HelloFoto