Quinta prova da temporada, a Rampa do Caramulo inicia a segunda metade do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. No próximo fim de semana, João Fonseca (SilverCar) vai tentar reforçar o comando do campeonato, mas terá a oposição de pilotos como Hélder Silva (Juno) e José Correia (Osella).

O piloto da Covilhã, campeão nacional de Montanha em 2015, está bem colocado para chegar ao seu segundo título absoluto, depois de ter ganho as quatro primeiras provas do CPM. Contudo, os adversários diretos de João Fonseca estão cada vez mais competitivos e tentarão diminuir a diferença para o líder do campeonato.

Resultado de imagem para helder silva rampa serra da estrela
Hélder Silva (2.º classificado absoluto e Protótipos)

Hélder Silva, ao volante do Juno, chega à Rampa do Caramulo no segundo lugar do campeonato absoluto e da categoria Protótipos, sendo, juntamente com José Correia, natural candidato aos lugares do pódio. O piloto de Braga, vice-campeão nacional absoluto em 2018, também está cada vez mais adaptado à barchetta Osella e vem de uma sequência de três pódios consecutivos, sendo de esperar que Nuno Guimarães, ao volante do BRC, também se tente imiscuir na luta pelos primeiros lugares.

Luís Nunes (líder categoria Turismos)

Na categoria Turismos, a mais competitiva do atual CPM, Luís Nunes é o líder com o Ford Fiesta ST R5+, mas Hugo Araújo venceu na Covilhã, com o Subaru Impreza, antevendo-se novo duelo no Caramulo. Joaquim Teixeira comanda a Divisão Turismos 3, com o SEAT León Supercopa Mk3, na frente da jovem Gabriela Correia, também com um SEAT León. Nos Turismos 1, os Mitsubishi de Ricardo Gomes e Alberto Pereira têm dominado as operações, enquanto Pedro Marques (SEAT León) é o protagonista nos Turismos 4.

Novidade absoluta na Montanha é Vítor Pascoal, ao volante do novo Porsche 991 GT3 Cup. O bicampeão nacional de Ralis GT vai participar na Rampa do Caramulo para continuar a evoluir o carro alemão, colmatando a falta de viaturas GT que se tem feito sentir nas rampas em 2019.

Vítor Pascoal (Porsche 991 GT3 Cup)

No Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, Ricardo Loureiro é o líder absoluto, logo seguido por Carlos Oliveira e Augusto Vasconcelos. Fique a conhecer o traçado da Rampa do Caramulo com este vídeo onboard de outro dos grandes protagonistas dos Clássicos de Montanha, Flávio Saínhas.

RAMPA DO CARAMULO – INFORMAÇÃO ÚTIL