Circuito de Vila Real cancelado

18/04/2020

O circuito citadino de Vila Real é um palco emblemático onde as corridas são particularmente animadas
A pandemia causada pelo Covid-19 fez parar os motores e cancelar provas em todas as latitudes. Vila Real não escapou à onda: este ano, o circuito transmontano não será palco da jornada a contar para a WTCR, a Taça do Mundo FIA de Carros de Turismo, agendada para o fim-se-semana de 19 a 21 de junho.

«Uma decisão muito difícil», sublinhou Rui Santos, presidente do município, em mensagem difundida nas redes sociais, e na qual deu conta do cancelamento de todos os eventos públicos até final de junho.

Para Ni Amorim, presidente da FPAK, «é uma pena ver as grandes provas internacionais em Portugal a serem canceladas. Mas, são os efeitos colaterais desta pandemia que continua a pôr Portugal e o mundo em estado de alerta máximo».

O presidente federativo sublinha «ter a certeza que o município de Vila Real e o promotor do campeonato vão encontrar um bom compromisso para trazer de volta o FIA WTCR ao mágico circuito citadino».

O presidente do município reconhece a visibilidade internacional alcançada pelas corridas e promete o regresso, no próximo ano — em 2021 assinalam-se os 90 anos do circuito de Vila Real — com um cartaz de corridas nacionais e internacionais.

O resultado do combate à pandemia será decisivo para que os motores se ouçam de novo no circuito emblemático, onde Tiago Monteiro foi, o ano passado, particularmente feliz: venceu a 1.ª corrida após o grave acidente sofrido dois anos antes e repetiu o triunfo conquistado em 2017.

Esta temporada, Tiago Monteiro e os restantes pilotos da WTCR já desesperam pela data do início da competição: À anulação dos testes oficiais de pré-epoca na pista espanhola de Motorland/Aragón, seguiu-se o arranque falhado da WTCR na Hungria.

O circuito alemão de Nordschleife/ Nurburgring era a prova seguinte, mas também foi cancelada, tal como sucedeu a Vila Real.

Às três jornadas canceladas, somam-se as interrogações quanto às provas da Eslováquia e de Espanha, neste campeonato que não escapa ao efeitos causados pelo Covid-19.