Corridas quentes no Campeonato de Portugal de Karting KIA

09/07/2018

Tiago Teixeira (551) foi um dos vencedores em Braga

Depois de Viana do Castelo e Leiria, o Campeonato de Portugal de Karting KIA rumou ao Kartódromo Internacional de Braga, para a terceira prova da época. Quase uma centena de pilotos alinharam nas diferentes categorias da competição, num fim de semana de intenso calor e corridas emotivas.

Como habitualmente, as categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam a mesma grelha e estiveram divididas em quatro classes: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 31), Master (dos 32 aos 44) e Gentleman (com mais de 45 anos).

Na X30 Super Shifter – karts equipados com motores de 175cc e caixa de velocidades –, João Barros (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral, com o tempo de 53,899s, e na classe Master. Na classe Gentleman, o mais rápido no sábado foi Ilídio Fernandes (Sodikart) ao rodar em 54,148s.

Na categoria X30 Shifter – karts de 125cc com caixa de velocidades –, o mais rápido à geral foi Rodrigo Ferreira (Praga), com o tempo de 53,379s, e também na classe Júnior. Na Sénior, Tiago Teixeira (Birel ART) rubricou o melhor ‘crono’ em 53,544s.

Na primeira manga de qualificação – disputada em 11 voltas –, Tiago Teixeira e Hugo Marreiros (DR) arrancaram melhor do que Rodrigo Ferreira que largou da pole-position, mas depois o piloto do Porto acabou por garantir a vitória na última volta, triunfando à geral e na classe X30 Shifter Júnior. Hugo Marreiros terminou na segunda posição e venceu na Sénior.

Rodrigo Ferreira (X30 Shifter Júnior)

Joel Magalhães (Birel ART) impôs-se na à geral na X30 Super Shifter e na Master, enquanto na Gentleman foi Ilídio Fernandes a colher os louros.

Na segunda manga de qualificação, Tiago Teixeira venceu à geral na X30 Shifter e na Sénior e Bruno Ponte triunfou na classe Júnior. Na X30 Super Shifter, vitória à geral para João Barros e também na Master, enquanto na Gentleman venceu Frederico Castro (Maranello).

Joel Magalhães (X30 Super Shifter Master)

Na Final, disputada em 13 voltas ao traçado de 1.286 metros, Tiago Teixeira largou da pole-position e assumiu a liderança para não mais a largar, vencendo quer à geral quer na classe Sénior, terminando logo a seguir Hugo Marreiros (2º Sénior) e Rodrigo Ferreira (1º Júnior), o autor da volta mais rápida em 54,074s.

Pódio X30 Shifter Sénior

Joel Magalhães passou João Barros na última volta, sendo respetivamente os primeiros e segundo classificados da categoria X30 Super Shifter à geral e na classe Master. Miguel Ramos (CRG) cruzou a meta no sexto posto, sendo terceiro na Sénior.

Frederico Castro (X30 Super Shifter Gentleman)

Frederico Castro foi sétimo classificado e venceu a classe Gentleman, terminando logo a seguir Ilídio Fernandes (2º Gentleman), Duarte Mano (CRG-4º Sénior) e Rita Teixeira (CRG) que fechou o top-10 e venceu a classe feminina, sendo quinta à geral na Sénior.

Pódio X30 Super Shifter Master

Paulo Martins (Sodikart) foi 11º classificado e completou o pódio da categoria Master, na frente de Vasco Lázaro (CRG) – 4º Master – e de João Dias (Kart Republic) que fechou o pódio da categoria Gentleman.

José Silva (CRG) terminou na 14ª posição e no quarto lugar da Gentleman, seguindo-se Manuel Ramos (CRG-5º Gentleman) e João Paulo Cunha (Sodikart-6º Gentleman).

Pódio X30 Super Shifter Gentleman

O regressado Bruno Ponte (Kart Republic) foi forçado a abandonar à passagem da sexta volta, enquanto Pedro Oliveira (Exprit) não largou e João Pedro Cunha (Sodikart) foi desclassificado.

Alexandre Areia triunfa na X30, Ricardo Borges mantém comando

Ricardo Borges (Kart Republic) era o natural favorito à vitória na categoria X30 Sénior, já que vinha de dois fins de semana vitoriosos que lhe tinham dado o comando do campeonato com 19,5 pontos de vantagem sobre Alexandre Areia (Kart Republic). Um dos grandes ausentes da prova bracarense foi Guilherme Gusmão, que partilhava a vice-liderança do campeonato com Alexandre Areia mas que não alinhou em Braga por estar fora do país no fim de semana.

No sábado, Ricardo Borges mostrou a sua rapidez ao estabelecer a melhor volta nos treinos cronometrados, onde rodou em 55,116s, tendo a seu lado na primeira fila da grelha o regressado João Ferreira (Mad Croc), que fazia a sua primeira prova oficial em 2018.

Na primeira manga de qualificação, Ricardo Borges arrancou melhor mas foi perseguido por João Ferreira e pelo espanhol Álvaro Montenegro (Tonykart). João Ferreira conseguiu mesmo passar para a frente da corrida e depois ganhou uma ligeira vantagem sobre o pelotão, suficiente para ganhar a primeira corrida do fim de semana na frente de Manuel Leão (Tonykart) e Álvaro Montenegro, autor da volta mais rápida (55,378s). Depois de ter liderado, Ricardo Borges foi o quarto classificado da manga inicial, seguido por Alexandre Areia, que completou o top 5.

Na segunda manga de qualificação, Manuel Leão assumiu o comando da corrida na fase inicial e levou consigo Alexandre Areia e João Ferreira. Entretanto, Ricardo Borges desistiu logo nas primeiras voltas e já não pôde discutir o triunfo na manga com Manuel Leão, João Ferreira e Alexandre Areia. O piloto do Cabo do Mundo Karteam viria a vencer, com 0,275s de vantagem sobre João Ferreira, que registou a volta mais rápida (55,873s), enquanto Alexandre Areia garantiu o terceiro lugar, na frente de João Galveias (Tonykart) e João Vairinhos (Praga).

Alexandre Areia (X30)

Com estes resultados, João Ferreira largou da pole-position para a corrida decisiva, tendo Manuel Leão a seu lado na primeira linha da grelha. A Final assistiu a uma intensa luta a cinco pela vitória, com João Ferreira, Alexandre Areia, Álvaro Montenegro, Ricardo Borges e Manuel Leão a rodarem próximos durante grande parte da corrida.

A quatro voltas do final, a recuperação de Ricardo Borges culminou com uma ultrapassagem ao então líder João Ferreira mas este viria a tentar responder na penúltima volta, numa manobra que originou um toque entre os dois pilotos. O leiriense foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez mas no final seria informado pelos comissários desportivos da decisão de desclassificação, devido ao toque com Ricardo Borges, algo que a equipa de João Ferreira contestou, manifestando a intenção de apresentar protesto. Na prática, o Colégio de Comissários aplicou uma penalização de cinco segundos, que não é passível de protesto, e João Ferreira terminou no quinto lugar final, um resultado que não apaga o excelente regresso à competição do piloto de Leiria, que ainda registou a volta mais rápida da Final (55,546s).

A vitória em Braga ficou para Alexandre Areia, que assim quebrou a invencibilidade de Ricardo Borges em Finais, aproximando-se do piloto da Maia no topo do campeonato. Álvaro Montenegro terminou a 0,128s do piloto de Esposende e logo na frente de Manuel Leão, que também subiu ao pódio no KIB.

Pódio X30

Ricardo Borges completou um fim de semana algo atribulado no quarto lugar, seguido por João Ferreira, João Vairinhos, João Ferreirinha (Sodi), João Galveias, Noah da Silva, Lourenço Monteiro (FA) e o azarado Luís Caetano (Mad Croc), que foi obrigado a abandonar na quarta volta.

Frederico Peters bisa na Júnior e reforça liderança

A categoria Júnior (para pilotos entre os 12 e os 14 anos de idade) tem sido a mais concorrida do Campeonato de Portugal de Karting KIA e a terceira prova da época, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, não foi exceção. Um total de 22 pilotos alinharam na ronda organizada pelo Parallel Velocity Club, num fim de semana ao qual Frederico Peters (Kart Republic) chegou como líder do campeonato, com 5,5 pontos de vantagem sobre Guilherme de Oliveira (Tonykart) e 14,5 pontos sobre Luís Alves (Sodi).

Nos treinos cronometrados, Afonso Ferreira (Tonykart) começou a mostrar que era um forte candidato à vitória, rodando em 56,535s na sua melhor volta, numa sessão onde os cinco primeiros ficaram separados por escassos 0,191s.

No domingo de manhã, na primeira manga de qualificação, confirmou-se a rapidez de Afonso Ferreira já que o piloto de Braga garantiu o triunfo e averbou ainda a volta mais rápida da corrida (56,520s). Luís Alves terminou a apenas 0,130s do vencedor e Frederico Peters foi o terceiro classificado, depois de ter conseguido ultrapassar Luís Leão (FA), que viria a terminar no quarto posto. Rodrigo Almeida (Praga) completou o top 5 e ficou na frente de Guilherme de Oliveira, Rodrigo Leitão (Tonykart), Tomás Caixeirinho (Kart Republic), Mariana Machado (Praga) e Miguel Silva (Kart Republic), que também terminaram no top 10.

Frederico Peters (Júnior)

A segunda manga de qualificação voltou a assistir ao triunfo de Afonso Ferreira mas desta vez o jovem bracarense foi seguido de perto por Frederico Peters, que conseguiu a volta mais rápida da corrida (57,027s). Luís Leão terminou a segunda manga no derradeiro lugar do pódio, na frente de Rodrigo Almeida, Luís Alves e Guilherme de Oliveira, que repetiu o sexto lugar da manga inicial. Tomás Caixeirinho, Rodrigo Leitão, Mariana Machado e o checo Zdenek Chovanec (Tonykart) também ficaram nos dez primeiros.

Com o somatório dos resultados nas mangas de qualificação, Afonso Ferreira largava naturalmente da pole-position para a Final, acompanhado por Frederico Peters na primeira linha da grelha. Estes dois pilotos assumiram o comando da corrida após o arranque, seguidos por Luís Alves e Luís Leão. Depois de ter pressionado Afonso Ferreira durante parte da corrida, Frederico Peters conseguiu passar para a frente a cinco voltas do final mas a discussão pela vitória ainda não tinha terminado. Um toque entre Ferreira e Peters levou a uma penalização de cinco segundos atribuída ao bracarense após o final da corrida, relegando-o para o quarto lugar final. Por sua vez, o piloto de Évora garantiu a segunda vitória consecutiva em finais (já tinha triunfado em Leiria), registou a volta mais rápida da corrida (57,035s) e reforçou o comando do campeonato.

Pódio Júnior

Luís Leão e Luís Alves completaram o pódio em Braga, num fim de semana positivo para ambos já que o piloto do Cabo do Mundo Karteam assegurou o melhor resultado da época até ao momento, enquanto Luís Alves subiu ao segundo lugar do campeonato, por troca com Guilherme de Oliveira. Afonso Ferreira e Mariana Machado completaram o top 5 da Final bracarense, na frente de Tomás Caixeirinho, Rodrigo Almeida e Pedro Perino (Tonykart). Outro dos fortes candidatos ao título, Guilherme de Oliveira, foi nono classificado na Final bracarense, enquanto Henrique Cruz (Kart Republic) fechou o top 10.

Zdenek Chovanec (Tonykart) foi o 11º classificado, na frente de Miguel Silva (Kart Republic), Rodrigo Leitão (Tonykart), Sérgio Rodriguez (Sodikart), Manuel Silva (Kart Republic), Manuel Soares (Kart Republic) e Gonçalo Ferreira (Birel). Por sua vez, João Mendes (Sodikart), Tomás Guedes (DR), Diogo Martins (Birel Art), Santiago Ribeiro (Birel Art) e Rodrigo Lessa não tiveram sorte e foram forçados a abandonar logo na primeira volta.

Adrián Malheiro vence em Braga e assume comando na Juvenil

Depois das rondas em Viana do Castelo e Leiria, o Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Juvenil prosseguiu no Kartódromo Internacional de Braga, num fim de semana marcado pelo intenso calor.

Na categoria onde competem pilotos entre os 10 e os 12 anos de idade, Ivan Domingues (Madcroc) chegou ao circuito minhoto na frente do campeonato, com 10 pontos de vantagem sobre Adrián Malheiro (Praga) e com Lourenço Marques (Parolin) no terceiro lugar da tabela.

Um total de 11 pilotos alinharam em Braga e Adrián Malheiro começou por estabelecer a volta mais rápida nos treinos cronometrados, rodando em 1m00,824s e tendo Ivan Domingues a seu lado na primeira fila da grelha. No domingo de manhã, estes dois pilotos viriam a encetar um interessante duelo na primeira manga de qualificação, com trocas de posição entre ambos na frente da corrida, até um ataque final de Malheiro na penúltima volta que se viria a revelar decisivo para a vitória do piloto luso-espanhol. Ivan Domingues terminou logo atrás e Tomás Martins (DR) foi o terceiro classificado, na frente do rookie Miguel Couteiro (Mercury), Lourenço Marques e do espanhol Guillermo Acitores Birel). Entre os 10 primeiros também terminaram Guilherme Alves (EKR), Matilde Ferreira (Praga), Pedro Rilhado (Sodi) e António Madeira (Parolin), com Francisco Costa (Iame) a encerrar a classificação.

Adrián Malheiro (Juvenil)

Na segunda manga de qualificação, existiu muito maior equilíbrio na frente da corrida já que Adrián Malheiro, Lourenço Marques, Ivan Domingues e Tomás Martins estiveram na luta pelo primeiro lugar. Lourenço Marques assumiu o comando da corrida e Adrián Malheiro perdeu o contacto com a frente devido a um pequeno toque que o relegou para o quarto lugar.

Lourenço Marques e Ivan Domingues ficaram isolados na frente e discutiram a vitória até à última volta, altura em que o líder do campeonato conseguiu ultrapassar Lourenço Marques e ganhar a segunda manga. Tomás Martins repetiu o terceiro lugar da manga inicial, na frente de Malheiro, Guillermo Acitores, Miguel Couteiro, Matilde Ferreira, Guilherme Alves, Pedro Rilhado, António Madeira e Francisco Costa.

Com estes resultados, Ivan Domingues largou da pole-position para a Final bracarense, disputada em 13 voltas ao traçado de 1.286 metros. Adrián Malheiro também largava da primeira fila da grelha e colocou-se logo atrás do piloto de Leiria após o arranque. O luso-espanhol conseguiria passar para a frente da corrida mas sempre sob forte pressão de Ivan Domingues, que tentava a ultrapassagem na travagem para o gancho interior da pista. Ainda nas primeiras voltas, Ivan Domingues voltou a tentar a ultrapassagem nesse ponto do traçado mas entrou em pião e perdeu o contacto com os primeiros, deixando Adrián Malheiro com uma vantagem significativa na frente do pelotão. Seguiam-se Tomás Martins e Lourenço Marques mas, já na fase final, o leiriense conseguiu passar para o segundo lugar.

Pódio Júnior

A vitória ficou para Adrián Malheiro, que averbou a volta mais rápida da corrida e passou a liderar o campeonato, na frente de Ivan Domingues. O segundo lugar da Final minhota ficou para Lourenço Marques, seguido de Tomás Martins – que esteve em bom plano – , do estreante Miguel Couteiro, de Guillermo Acitores e de Matilde Ferreira, que venceu a classe feminina. Pedro Rilhado foi o sétimo classificado, na frente de Guilherme Alves, António Madeira, Ivan Domingues e Francisco Costa.

José Pinheiro aumenta vantagem na Cadete

A categoria Cadete, destinada a pilotos com idades compreendidas entre 7 e os 10 anos, também prosseguiu no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Parallel Velocity Club.

O madeirense António Santos, com chassis Kart Republic, foi o mais rápido nos treinos cronometrados ao assinar a melhor volta em 1m04,444s aos 1286 metros da pista bracarense.

Na primeira manga de qualificação, disputada em 8 voltas, António Santos venceu mas teve de resistir às investidas de José Pinheiro (Praga) e de Maria Germano Neto (Praga) que estiveram sempre no encalço do piloto da Madeira. Manuel dos Santos (Parolin) – autor da volta mais rápida em 1m04,716s – terminou logo a seguir no quarto lugar e Tiago Lima (Birel) cruzou a meta na quinta posição.

José Pinheiro (Cadete)

Na segunda manga de qualificação, os protagonistas na luta pela vitória foram os mesmos, juntando-se desta vez João Maria Gouveia (Praga). António Santos voltou a vencer, na frente de José Pinheiro, Santiago Alves (Madcroc), Tiago Lima e Maria Germano, que apesar de ter sofrido um toque à entrada da reta da meta na última volta, que a obrigou a sair de pista numa altura em que discutia a terceira posição, ainda regressou ao traçado para terminar no quinto lugar… e com a volta mais rápida em 1m04,831s. João Maria Gouveia também esteve na luta por um lugar no pódio, mas uma penalização de cinco segundo relegou-o para o sexto posto.

Na Final, disputada em 10 voltas, face ao somatório dos resultados obtidos nas duas mangas, António Santos largou da pole-position, tendo a seu lado José Pinheiro, enquanto da segunda linha saíram Maria Germano Neto e Tiago Lima.

Maria Germano esteve na liderança mas depois foi forçada a abandonar à passagem da sexta volta. António Santos e José Pinheiro passaram a travar um duelo pelo comando, mas com Tiago Lima, João Maria Gouveia e Manuel dos Santos logo atrás. António Santos viu a bandeira xadrez na primeira posição, mas depois uma penalização de cinco segundos relegou-o para o quinto lugar.

José Pinheiro acabou por vencer a prova bracarense, João Maria Gouveia e Tiago Lima completaram o pódio, enquanto Manuel dos Santos assegurou a quarta posição.

Pódio Cadete

Martim Marques (Sodikart) – que não teve sorte na primeira manga ao abandonar após a terceira volta – foi sexto a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de 10 segundos fez com que caísse para o 11º lugar. A sexta posição ficou então na posse do espanhol Diego Vasquez (Birel), seguindo-se Noah Monteiro (FA), Pedro Cachada (Sodikart), Santiago Alves – que rubricou a volta mais rápida em 1m05,007s – e Rodrigo Vilaça (Tonykart) que fechou o top-10.

Pedro Moura (Praga) terminou na 12.ª posição, na frente de Rodrigo Ferreira (Sodikart), Rodrigo Seabra (Sodikart), Daniel Garcia (Birel Art), Daniel Velasco (Birel ART) e de Pedro Soares (Sodikart).

José Maria Gouveia é o novo líder na Iniciação

O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Iniciação – com karts equipados com motores Honda e chassis de escolha livre –, destinada a pilotos com idades compreendidas entre 5 e os 7 anos, teve Romeu Mello (Birel ART) como o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 1m36,910s. Na primeira manga de qualificação, vitória para José Maria Gouveia (Birel), com Romeu Mello a terminar praticamente a seu lado. João Pereira (Birel ART) cruzou a meta na terceira posição e logo a seguir Tomás Alves (Birel) no quarto lugar, enquanto Tomás Fernandes (Parolin) fechou o top-5.

José Maria Gouveia (Iniciação)

Na segunda manga, também disputada em 4 voltas ao traçado bracarense de 1286 metros, José Maria Gouveia largou da pole-position e liderou de princípio a fim. João Pereira terminou na segunda posição, na frente de Romeu Mello, Tomás Fernandes, tendo desta vez, Martim Campos (Parolin) encerrado o top-5.

Na Final, disputada em cinco voltas, José Maria Gouveia largou da pole-position e liderou de princípio a fim. Romeu Mello e João Pereira completaram o pódio, enquanto Tomás Alves e Martim Campos fecharam o top-5.

José Maria Gouveia no pódio

Beatriz Costa (Parolin) terminou na sexta posição e venceu a classe feminina, na frente de Adriana Araújo (Parolin), Lourenço Rocha (Parolin), Guilherme Morgado (Parolin), Joana Lima (Birel), Tomás Fernandes (Parolin) e Vasco Moreira (Parolin).

Os rookies da Kart Kid Race School

No dia de sábado, a terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA também contou com os pilotos do Troféu Kart Kid Race School, destinado a crianças com idades entre os 5 e os 10 anos e que nunca tenham tido licença desportiva. Foi a terceira corrida oficial deste projeto de captação, formação e competição no Karting, apoiado oficialmente pela FPAK, IPDJ e Braga – Cidade Europeia do Desporto.

Pelotão do Troféu Kart Kid Race School

Nos treinos cronometrados em Braga, Pedro Barbosa (categoria Kids 2, para pilotos dos 8 aos 10 anos) começou por estabelecer a volta mais rápida e viria a partilhar a primeira linha da grelha de partida com Gabriela Teixeira, a mais rápida na Kids 1 (5 aos 7 anos). Na primeira corrida do dia, Pedro Barbosa foi o vencedor na Kids 2, seguido de Tomás Gomes, enquanto Gabriela Teixeira foi a primeira classificada da categoria Kids 1, seguida de António Silva, João Barros e David Dias. Na Corrida 2, Pedro Barbosa voltou a triunfar, desta vez com António Silva como vencedor da categoria Kids 1, enquanto Tomás Gomes completou o pódio absoluto e foi o segundo classificado da Kids 2. Gabriela Teixeira, David Dias e João Barros completaram a classificação da segunda corrida em Braga. Com estes resultados, Pedro Barbosa na Kids 1 e António Silva na Kids 2 foram os vencedores da prova bracarense.

Pódio da Kart Kid Race School

A quarta prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para os dias 15 e 16 de setembro, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.

FOTOS: HelloFoto – Alexandre Júnior