FPAK Portugal ERC Team: estreia é nos Açores

18/03/2019

A dupla Pedro Antunes/Paulo Lopes (Peugeot 208 R2) conta com o apoio da FPAK no ERC3, que arranca nos Açores
Dá pelo nome de FPAK Portugal Team ERC e é uma novidade no quadro desta competição FIA, que tem início, no dia 21 de março, com a realização do Azores Rallye.

A equipa portuguesa, integrada no rali açoriano pelas duplas Pedro Antunes/Paulo Lopes (Peugeot 208 R2) e Aloísio Monteiro/Sancho Eiró (Skoda Fabia R5), é o resultado de um projeto que tem como objetivo a Taça das Nações, fica a dever-se a uma iniciativa do Eurosport, promotor do campeonato e que teve a anuência da entidade federativa portuguesa.

O projeto FPAK Portugal Team ERC tem como missão ajudar jovens pilotos a singrarem no desporto automóvel, como é o caso de Pedro Antunes, que já deu provas da sua qualidade. Agora, o piloto de Torres Vedras tem pela frente o desafio do ERC Júnior, com cinco provas durante a presente época.

De acordo com o presidente da FPAK, Ni Amorim, «este é apenas um pequeno passo. Daremos outros, certamente. Acreditamos no projeto e nas capacidades do Pedro Antunes para conseguir os melhores resultados possíveis além-fronteiras. Para além disso, é uma iniciativa que terá o envolvimento do Eurosport Events, que criará todas as dinâmicas de promoção e divulgação. Por isso, será uma ferramenta importante para a divulgação do desporto automóvel nacional e dos seus pilotos», sublinhou aquele responsável.

“Há já alguns anos que a nossa Federação não apoiava um piloto de forma oficial. Sinto-me satisfeito por ter voltado a apostar nos pilotos portugueses e logo comigo. Este apoio será muito importante, principalmente pela visibilidade que vamos ter no Eurosport, uma vez que todas as equipas oficiais terão um espaço especial na transmissão televisiva», frefetiu Pedro Antunes, que, aos 25 anos, com um título (2017) de campeão nacional 2 Rodas Motrizes no palmarés e o 3.º lugar na Peugeot Ralye Cup Ibérica (2018), dominou ambas as frentes no recente Rali Serras de Fafe.

Com duas participações no ERC, Pedro Antunes alinha pela 3.ª vez no rali açoriano. «Não vamos ter mais vantagem pelo facto de corrermos em casa pois a maioria das equipas também já participou neste rali», recordou o piloto torriense, que conta com a assistência da estrutura The Racing Factory.

«Não quero dizer que não vamos lutar pela vitória ou por lugares no pódio, mas teremos de dar o nosso melhor para atingir esse objetivo», adiantou Pedro Antunes, que o ano passado foi pouco feliz em S. Miguel.

Aloísio Monteiro participa, pela 2.ª vez, no ERC e procura esta temporada subir a outro patamar, com a experiência adquirida o ano passado. Para alcançar tal objetivo, conta com Sancho Eiró, experiente navegador açoriano.

A Taça da das Nações destina-se a equipas apoiadas pelas entidades federativas – Rep, Checa, Alemanha, Espanha e Portugal foram as primeiras – e contam os seis melhores resultados em oito provas. São contabilizados os pontos dos dois carros melhor classificados de cada equipa.