Depois de em 2023 já ter disputado as 24 Horas de Daytona, no Estados Unidos, Guilherme Oliveira prepara-se para disputar outra das mais famosas corridas de Resistência do mundo: as 24 Horas de Spa, que celebram um século de história.
Esta é a segunda ronda do GT World Challenge Endurance, o maior campeonato de GT do mundo, que terá nada menos de 67 carros na pista belga, construídos pela Porsche, Ferrari, Mercedes-Benz, Aston Martin, Lamborghini, Audi, BMW, McLaren e Ford.
Depois do arranque em Paul Ricard (França), Guilherme Oliveira volta a pilotar o Porsche 911 GT3 R da equipa Dinamic GT, tendo a seu lado o austríaco Philipp Sager e os alemães Marvin Dienst e Christopher Zöchling.
“É, de facto, um momento muito especial na minha carreira. Spa é a minha pista preferida e uma das três corridas de 24 Horas mais importantes do mundo. Tenho 19 anos mas, a partir de agora, só me falta correr nas 24 Horas de Le Mans”, constatou o jovem piloto de Vila Nova de Gaia, que em 2022 venceu a prova de Spa-Francorchamps da European Le Mans Series, no ano em que se sagrou vice-campeão da Europa de LMP3.
“O campeonato é ultracompetitivo e em Spa também teremos todos os pilotos de GT que correram em Le Mans, ou seja, o nível está ainda mais alto. Com 67 carros, correr em Spa vai ser um exercício de ‘sobrevivência’, sobretudo quando há previsão de chuva e sol no mesmo fim de semana! Mas a equipa tem feito um excelente trabalho de desenvolvimento com o Porsche, o teste de ‘Prólogo’ há um mês correu-nos bem e vamos para Spa muito confiantes. Numa corrida destas, o primeiro objetivo é sempre terminar. Se o conseguirmos, acredito que com o Phillip, o Marvin e o Christopher temos equipa para atingir um bom resultado”, afirmou Guilherme Oliveira. Refira-se que, só na categoria Bronze, onde compete o Porsche número 54 da Dinamic GT, estão inscritas 21 equipas.
As 24 Horas de Spa terão os treinos-livres e sessões de qualificação na próxima quinta-feira (27 de junho), com a sessão de Super-Pole no dia seguinte, sexta-feira. A partir das 15h30 de sábado (hora de Portugal) terá início a corrida do centenário das 24 Horas de Spa, com transmissão em direto no YouTube.