Com apenas 15 anos, a portuguesa Mariana Afonso conseguiu o 8.º lugar do TrialGP de Andorra, terceira e última prova da Taça do Mundo de Trial2 Women, disputada este fim de semana. Portugal também foi representado por Sofia Porfírio, que foi 10.ª e 9.ª nos dois dias de competição em Sant Juliá.

 

Depois de França (Isola 2000) e Espanha (Pobladura de las Regueras), o Campeonato do Mundo FIM de Trial prosseguiu com o TrialGP de Andorra, realizado em Sant Juliá. Esta foi a derradeira prova da Taça do Mundo da categoria Trial2 Women, disputada por pilotos femininas oriundas do Reino Unido, França, Itália, Andorra e Portugal. Mariana Afonso é a piloto mais jovem de todo o pelotão e, na prova andorrenha, voltou a mostrar o seu potencial, ao conseguir o 8.º lugar nos dois de competição, aos comandos de uma Sherco.

A jovem piloto portuguesa e a compatriota Sofia Porfírio, também numa Sherco, enfrentaram um traçado muito exigente, caracterizado por enormes rochedos num vale de grande inclinação, e onde a chuva tornou a tarefa dos concorrentes ainda mais complicada.

“Sinto-me muito feliz por ter terminado a minha primeira Taça do Mundo”, referiu Mariana Afonso, minutos depois de ter garantido o 8.º lugar tanto na prova como no campeonato. “Tal como em França e Espanha, esta prova de Andorra foi mais um enorme desafio para mim, não só pelas características do terreno mas também porque a chuva fez com que a aderência fosse muito reduzida em alguns locais. Penso que evoluí bem nestas condições e o 8.º lugar deixa-me muito satisfeita, pois estou a competir com pilotos muito mais experientes. Obrigada a toda a equipa pelo apoio que me têm dado”, agradeceu.

Por seu turno, Sofia Porfírio começou a prova com o 10.º lugar no sábado e depois evoluiu para o 9.º lugar na competição de domingo.

No próximo fim de semana, Mariana Afonso tentará garantir o título de campeã de Espanha de Trial, em Girona, numa competição que atualmente lidera.