Depois de Estoril e Valência (Espanha), o competitivo troféu dos Porsche 997 GT3 Cup rumou, este fim de semana, ao Autódromo Internacional do Algarve, para uma jornada onde Carlos Vieira e Jorge Areia dividiram as vitórias.

Contudo, o troféu organizado pela P21 Motorsport também assiste ao lançamento de jovens talentos, como o famalicense Ricardo Costa, que em Portimão voltou a subir ao pódio (2.º lugar) numa pista que não conhecia.

Poucos observadores da Velocidade nacional esperavam que um jovem estreante de 26 anos conseguisse rodar próximo do topo do pelotão apenas na sua segunda prova em circuitos. Foi isso mesmo que aconteceu na ronda da GT3 Cup em Portimão, este fim de semana, onde Ricardo Costa garantiu o 2.º lugar à geral na corrida de sexta-feira, só atrás do consagrado Carlos Vieira, campeão nacional de Ralis e Velocidade, e atual detentor do título no troféu dos espetaculares Porsche 997 GT3 Cup.

No sábado, novamente sob intenso calor, o piloto de Famalicão estava em boa posição para chegar à vitória, depois da desistência de dois dos principais favoritos (Vieira e o jovem Vasco Barros), mas um problema na caixa de velocidades do seu Porsche obrigou-o a desistir na Corrida 2.

“Foi mais uma enorme descoberta correr no Autódromo Internacional do Algarve, uma das melhores pistas do mundo e que, de facto, proporciona um enorme prazer de pilotagem”, referiu Ricardo Costa. “Na sexta-feira, conseguimos imprimir ritmo para segurar a 2.ª posição atrás do Carlos Vieira, o que nos deixa otimistas quanto à evolução e andamento em corrida. Já hoje, na segunda corrida, quando tínhamos possibilidades de vencer, devido à desistência dos mais diretos adversários, a caixa de velocidades do 997 GT3 Cup começou a ceder, impedindo-me de terminar a corrida. O desporto automóvel é mesmo assim, são coisas que não conseguimos controlar, mas não deixa de ser frustrante. Quero deixar um agradecimento à Veloso Motorsport, não só pelo esforço de solucionar os problemas de caixa de velocidades, mas pelo carro competitivo que proporcionou durante o fim de semana. Saí do AIA contente com a minha performance e com mais este pódio numa pista nova para mim”, concluiu.

 

Nos dias 17 e 18 de setembro, a GT3 Cup terá a segunda incursão por Espanha, desta feita no circuito de Jerez de la Fronteira, palco da quarta e penúltima prova do calendário.