Kia Ceed vai ter troféu na Velocidade em 2020

13/10/2019

Depois do Kia Picanto GT Cup, a Kia Portugal e a CRM Motorsport vão lançar um novo troféu monomarca na Velocidade nacional, baseado no Kia Ceed. O novo carro vai estrear-se no segundo semestre de 2020 e terá 230cv de potência máxima, com uma caixa sequencial de seis velocidades.

A versão de competição do Kia Picanto, desenvolvida pela CRM Motorsport, continua a revelar-se uma fórmula acertada no panorama do automobilismo português, a julgar pela adesão ao troféu na velocidade e às recentes incursões pelos ralis. Agora, a estrutura liderada por Tiago Raposo Magalhães, em parceria com a Kia Portugal, vai desenvolver uma versão de competição do Kia Ceed, destinada a um futuro troféu monomarca.

O novo Kia Ceed deverá estrear-se no segundo semestre de 2020 e terá um motor 1.6l turbo de 230cv, 1.020 kg de peso, tração dianteira e uma caixa sequencial Sadev de seis velocidades. O preço de aquisição será de 39.750 euros (mais IVA), com a organização a anunciar custos de utilização cerca de 50 por cento superiores aos do Kia Picanto. Numa primeira fase, a CRM vai construir 10 unidades do Ceed de competição, que partilhará as pistas nacionais (e espanholas) com o Picanto.

“Depois de termos esgotado a segunda série de produção, num total de 25 unidades vendidas, sentimos que o sucesso inegável do Kia Picanto GT Cup pedia o passo seguinte”, justificou João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal.

Tiago Raposo Magalhães lembrou que “desde o seu lançamento, o Kia Picanto GT Cup foi pensado como uma fórmula de iniciação no desporto motorizado, dirigido particularmente para os jovens que saem do Karting e que aspiram a uma carreira nos Turismos, mas também para todos os ‘gentlemen drivers’ que procuram o seu primeiro contacto no automobilismo pilotando um carro simultaneamente fiável e seguro. Esses argumentos mantêm-se intactos, mas era chegado o momento de apresentar uma proposta de valor diferente, até para responder aos pedidos dos pilotos que atualmente militam no Troféu e se sentem preparados para dar mais um passo nas suas carreiras”, referiu o responsável da CRM Motorsport.

Revelando que há um compromisso com a Kia Portugal para manter o novo troféu e o Picanto GT Cup pelo menos até 2022, Raposo Magalhães confirmou que “teremos uma competição com dois carros de performances distintas, a exemplo do que acontece com o Super Seven by Toyo Tires — um projeto que, até à criação do Kia Picanto GT Cup, contou durante muito tempo com o apoio em toda a linha da Kia Portugal.”

Recorde-se que pelo atual troféu Kia já passaram pilotos consagrados como Manuel Gião ou Hugo Araújo, mas também jovens pilotos vindos do Karting, como Mariano Pires, Rodrigo Ferreira ou Alexandre Areia.