Depois do arranque no Estoril, o KIA Picanto GT Cup rumou a norte e ao Circuito Vasco Sameiro, em Braga, onde a competição organizada pela CRM e KIA Portugal voltou a ter proporcionar corridas emotivas.

No Picanto apoiado pela Univex, o consagrado Manuel Gião saiu da ronda minhota com um duplo triunfo e a volta mais rápida da segunda corrida, obtendo, assim, a pontuação máxima a que podia aspirar. Já Vasco Pereira, vencedor do Kia Racing Opportunity 2019, voltou a comprovar a validade desta iniciativa única no automobilismo nacional ao terminar no 1º lugar da categoria Júnior na Corrida 1.

Regressando ao palco onde realizou a sua estreia na competição, Orlando Batina trocou o voo que marcou de forma espetacular a sua passagem por Braga na temporada transata por um saboroso triunfo na Corrida 2 do Kia Picanto GT Cup. Mas como já é habitual no troféu, nenhum dos elementos deste trio teve vida fácil, com Pedro Alves (2º Corrida 1), Hugo Marcos (3º Corrida 1 e 2º Corrida 2) e Miguel Abrantes (3º Corrida 2) a subirem ao pódio na Pro, e Alexandre Areia (2º nas duas contendas) e João Galveias (3º na Corrida 2) a fazerem o mesmo na Júnior.

Entusiasmado com os primeiros passos no Troféu, Pedro Alves reconheceu que o resultado da Corrida 1 “superou as expectativas iniciais”, encontrando-se agora focado em “continuar a melhorar a cada prova”. Já o piloto Tarkett Hugo Marcos destacou “os pontos amealhados para o campeonato” e a recuperação efetuada na Corrida 1: “Arranquei em 6º e cheguei aos disputados lugares da frente. Os dois primeiros já estavam bem adiantados e era difícil subir mais na tabela”, comentou.

Se Pedro Alves e Hugo Marcos têm vindo a demonstrar rapidez e consistência, os estreantes Alexandre Areia e João Galveias têm impressionado pela maturidade ao volante, dando verdadeiras ‘dores de cabeça’ aos pilotos mais consagrados nas duas provas até aqui realizadas.

O andamento fortíssimo dos Juniores é visível na classificação da Corrida 2, com seis (!) pilotos da categoria a ocuparem os oito primeiros lugares à geral — algo inédito na história da competição! Também com possibilidades de discutirem o triunfo da Júnior na Corrida 1, Rui Silva e José Bastos realizaram uma boa recuperação depois de arrancarem para a prova a partir do pitlane.

A representarem, simultaneamente, as cores da M Coutinho e do Team Norte, Francisco Coutinho, Luís Maria Lisboa e David Matos Chaves fizeram prova da sua garra e velocidade, com o filho do antigo bicampeão nacional de ralis Pedro Matos Chaves a ter o fim-de-semana mais positivo desde que se juntou à competição monomarca promovida pela Kia Portugal em parceria com a CRM Motorsport.

A acompanhar Alexandre Areia, Miguel Abrantes e João Aguiar-Branco na Speedy Motorsport, Luís “Luka” Tavares estreou-se em Braga com forte andamento nos treinos e nas duas corridas que disputou confirmou ser mais um talento no cada vez mais extenso plantel do Kia Picanto GT Cup, enquanto Guilherme Dal Maso mostrou raça durante as inúmeras ultrapassagens que discutiu com o incansável Francisco Marrão.

‘REPETENTES’ ENTUSIASMAM COM A SUA EVOLUÇÃO

Com um dos carros mais criativos no que à decoração diz respeito, José Supico e Henrique van Uden tiveram um fim-de-semana globalmente positivo no Picanto ‘Hot Sauce’ nº 27. Se van Uden foi 4º da Pro na Corrida 1, mantendo a consistência a que já nos habituou, Supico continua a progredir de forma visível face à época de estreia, terminando no 6º posto da mesma categoria na segunda corrida do dia.

Uma menção especial para Sérgio Azevedo, em clara evolução (o 4º lugar da Pro na Corrida 2, o melhor resultado da carreira) e rapidíssimo ao longo de todo o fim-de-semana. Manuel Moura Teixeira, que apesar de um aparatoso capotanço nos treinos, teve uma prestação positiva na Corrida 1, e ainda para Simplício Taveira, que embora necessite de “acumular quilómetros com o carro”, nunca baixou os braços durante a segunda contenda do fim-de-semana.

Depois das sensações positivas amealhadas no Estoril, o piloto Corvauto João Santos teve duas corridas difíceis em Braga, sem nunca encontrar a melhor afinação para o Picanto nº 15, ao passo que o Júnior Tiago Madeira fez o possível a bordo do ‘piri-piri’ apoiado pela SGS Car. Apesar da notável recuperação do carro, em função do acidente ocorrido há três semanas, a condição de estreante do piloto no Vasco Sameiro impediram o nº 73 de lutar pelas posições cimeiras.

Oriundo dos karts e vencedor do concurso promovido pela FPAK na edição 2019 do Kia Racing Opportunity, o jovem Rodrigo Ferreira demonstrou que é um talento a seguir nesta sua primeira experiência ao volante do Picanto, ao passo que o Opportunity Rúben Rocha (5º Pro na Corrida 2) se encontra cada vez mais à vontade com o seu papel de piloto do Troféu.

Para João Seabra, que dividiu o carro nº 7 com Ricardo Gonçalves, “as duas corridas realizadas em Braga deixaram em evidência a qualidade dos pilotos do Troféu e a garra do cada vez maior número de pilotos da categoria Júnior que dele fazem parte”, assumiu o Diretor-Geral da Kia Portugal.

“Ao volante e enquanto espectador assíduo pude ainda comprovar como a emoção das corridas encontrou correspondência no desportivismo que é uma das grandes premissas do Kia Picanto GT Cup, o que faz com que este regresso ao Vasco Sameiro tenha um significado ainda maior”.

Já Tiago Raposo Magalhães destacou o cariz especial da competição: “É um Troféu único em Portugal pela curva de crescimento que apresenta e pela qualidade dos pilotos que nele militam. Apesar das características do Circuito, é um orgulho poder chegar ao fim-de-semana sem incidentes de maior e com a clara noção de que os pilotos das duas categorias se identificam com o espírito de fair-play que queremos promover no Kia Picanto GT Cup. Há ainda que salientar a competitividade registada pelos 13 carros que concluíram a Qualificação 2 dentro do mesmo segundo, afirmando assim a igualdade técnica entre todas as viaturas”, concluiu o responsável pela CRM Motorsport.

Corrida 1 – Kia Picanto GT Cup, Braga Super Racing Series

1 – #5 Manuel Gião (1º PRO)

2 – #52 Pedro Alves (2º PRO)

3 – #18 Hugo Marcos (3º PRO)

4 – #77 Vasco Pereira (1º JÚNIOR)

5 – #11 Alexandre Areia (2º JÚNIOR)

6 – #27 Henrique Van Uden (4º PRO)

7 – #16 Orlando Batina (3º JÚNIOR)

8 – #10 Francisco Coutinho (4º JÚNIOR)

9 – #20 David Matos Chaves (5º JÚNIOR)

10 – #95 Miguel Abrantes (5º PRO)

11 – #97 Sérgio Azevedo (6º PRO)

12 – #12 João Aguiar-Branco (6º JÚNIOR)

13 – #67 Rui Silva (7º PRO)

14 – #31 Guilherme Dal Maso (8º JÚNIOR)

15 – #7 João Seabra (GUEST)

16 – #17 Pedro Baiona (7º PRO)

17 – #13 Manuel Teixeira (8º PRO)

18 – #73 Tiago Madeira Tiago (9º JÚNIOR)

19 – #30 José Bastos (10º JÚNIOR)

20 – #37 Rodrigo Ferreira (11º JÚNIOR)

21 – #15 João Santos (9º PRO)

22 – (NC) #2 Luís Tavares

 

Corrida 2 – Kia Picanto GT Cup, Braga Super Racing Series

1- #5 Manuel Gião Manuel (1º PRO)

2- #18 Hugo Marcos (2º PRO)

3- #16 Orlando Batina (1º JÚNIOR)

4- #11 Alexandre Areia (2 º JÚNIOR)

5- #17 João Galveias (3 º JÚNIOR)

6- #20 Luís Maria Lisboa (4º JÚNIOR)

7- #30 José Bastos (5º JÚNIOR)

8- #12 João Aguiar-Branco (6º JÚNIOR)

9- #95 Miguel Abrantes (3º PRO)

10- #37 Rodrigo Ferreira (7º JÚNIOR)

11- #97 Sérgio Azevedo (4º PRO)

12- #10 Francisco Coutinho (8º JÚNIOR)

13- #77 Rúben Rocha (5º PRO)

14- #2 Luís Tavares (9º JÚNIOR)

15- #27 José Supico (6º PRO)

16- #52 Pedro Alves (7º PRO)

17- #7 Ricardo Gonçalves (GUEST)

18- #15 João Santos (8º PRO)

19- #31 Guilherme Dal Maso (10º JÚNIOR)

20- #13 Francisco Marrão (9º PRO)

21- #73 Tiago Madeira (11º JÚNIOR)

22 – #67 Simplício Taveira (10º PRO)

Foto: Nuno Organista