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Lancia Delta Evo-e RX: O saudosismo unido à eletrificação com Loeb ao volante

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Nome emblemático na indústria automóvel, o Lancia Delta regressou à competição pelas mãos de Sébastien Loeb e de Guerlain Chichérit na ronda nacional do World RX (Mundial de Rallycross), embora numa versão 100% elétrica.

O multifacetado Sébastien Loeb, nove vezes campeão do mundo de ralis, foi um dos pilotos que abrilhantou a prova do World RX em Montalegre, com o francês a pilotar um dos Lancia Delta Evo-e RX, preparado pela equipe GCK Motorsport, da responsabilidade do também piloto Guerlain Chicherit, que participou igualmente na ronda lusa.

Porém, o regresso do nome Delta não contou a ‘banda sonora’ do motor de combustão, mas sim pelo silêncio da eletrificação. Com efeito, o Delta Evo-e RX que participou em Montalegre é uma reformulação totalmente elétrica daquele que na década de 1980 marcou uma era nos ralis. As suas quatro evoluções, conquistaram 46 vitórias à geral no Campeonato do Mundo de Ralis e ainda seis títulos de construtores (1987-1991).

Embora a silhueta faça suspirar os adeptos do passado, o Delta EVO-e RX, que se estreou em 2022 no Nürburgring, tem uma estrutura moderna, graças a uma estrutura tubular pensada para oferecer resistência e leveza. Este protótipo é alimentado por dois motores elétricos, um em cada eixo, com 331 CV de potência cada, o que lhe permite acelerar, dependendo da configuração, dos zero aos 100 km/h em apenas 1,8 segundos.

“Venho de uma geração que cresceu a ver as vitórias do Lancia Delta nos ralis. Por isso tenho, naturalmente uma paixão por este carro”, afirmou Sébastien Loëb ainda antes do evento.

Fotos: Aifa