Oos clássicos deverão marcar elevada presença no inovador Leiria Festival rallye
O Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) organiza, nos próximos dias 7 e 8 de dezembro uma competição em moldes inéditos, sem classificações no sentido mais tradicional.

Trata-se do Leiria Festival Rallye, aberto à participação de Clássicos e de Desportivos atuais.

O rali terá um percurso de 150 km, distribuídos por oito provas especiais de demonstração (PED).

Ao contrário do que tem sido habitual nas provas organizadas pelo NDML com um misto de velocidade e de regularidade, este rali tem como objetivo primordial o espetáculo nos troços.

A repetição de alguns das especiais faz aumentar o grau de entusiasmo dos pilotos e torna-se fator de atratividade para o público, com a redução dos tempos mortos entre a passagem dos concorrentes.

Nesse sentido, as classificações tradicionais são eliminadas e substituídas por uma votação online realizadas pelo público. Esta votação compreenderá categorias várias categorias, nomeadamente «Piloto mais espetacular», «Carro mais original» ou «Carro mais bonito».

O objetivo deste conceito inovador em Portugal, com regulamento a aprovar pela FPAK, é a aproximação e interação do público com os concorrentes através de um espetáculo diferente.

Desse modo, o NDML vai criar, ao longo das oito PED’s, 14 Zonas de Espectáculo (ZE) para que os espectadores possam assistir ao rali com toda a comodidade e segurança. Além disso, será disponibilizado ao público um «kit espectador», que incluirá a lista de inscritos, programa, livre-trânsito para as ZE e lembranças alusivas ao evento.

Programa

O programa desta competição tem início no dia 7 de dezembro (sexta-feira), com o shakedown no kartódromo de Leiria. Seguem-se duas passagens por Bidoeira e pela superespecial de Leiria

Na manhã do dia 8 (sábado), as classificativas de Leiria e de Milagres são percorridas por duas vezes.