A portuguesa Maria Germano Neto, de apenas 11 anos, qualificou-se para a Final da categoria Júnior do FIA Girls on Track – Rising Stars, numa seleção realizada no circuito francês de Paul Ricard, em colaboração com a Ferrari Driver Academy. A piloto de Guimarães vai agora disputar a vitória com a suíça Chiara Bättig, a mexicana Ivanna Richards e a sueca Milla Sjöstrand, no circuito italiano de Lonato, entre 22 e 24 de novembro. Maria Germano Neto é a mais jovem de todas, tendo completado 11 anos há apenas dois meses, numa classe onde são permitidas candidatas dos 10 aos 13 anos.

A vencedora desta segunda edição da iniciativa promovida pela Comissão de Mulheres no Desporto Automóvel da FIA, liderada por Michèle Mouton, em parceria com as federações de vários países – que envolveu 71 candidaturas de jovens dos 10 aos 16 anos – será contemplada com uma época internacional de Karting com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy.

Apesar de nunca ter competido com karts da categoria Júnior, Maria Germano Neto – que se tornou a primeira piloto lusa a chegar à Final reservada a quatro concorrentes –, está bem encaminhada para alcançar tão importante prémio. É que na primeira fase com 14 participantes foi sempre das mais rápidas e, na segunda fase, com 8 participantes, revelou-se a mais forte, passando com distinção à ‘Final Four’.

Para além de terem de mostrar dotes de pilotagem, as candidatas foram submetidas a rigorosos testes físicos e psicológicos (incluindo uma entrevista), que depois de serem analisados pelo júri, determinaram a qualificação da portuguesa Maria Germano Neto, da suíça Chiara Bättig, da mexicana Ivanna Richards e da sueca Milla Sjöstrand para a ‘Final Four’, que se realizará no traçado de Lonato, em Itália.

Recordamos que Maria Germano Neto já conquistou um título de campeã nacional absoluto, uma Taça de Portugal, um Open de Portugal, a Taça Bridgestone, entre outros, assim como foi a primeira portuguesa a ganhar uma prova no exigente Campeonato de Espanha de Karting e, mais recentemente, este ano, bateu toda a concorrência numa prova do Campeonato Italiano de Karting, sendo a primeira piloto feminina a garantir o lugar mais alto do pódio em terras transalpinas.

Por isso mesmo, a piloto natural de Guimarães já foi nomeada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) para ‘Jovem Promessa’ por duas ocasiões e uma vez para ‘Atleta Revelação’.

A FIA Girls on Track – Rising Stars também conta com a categoria Sénior (dos 14 aos 16 anos) e as cores nacionais estão a ser representadas por Matilde Magalhães, que completou 15 anos em fevereiro deste ano. A jovem portuguesa – que em 2019 já alinhou nesta iniciativa da FIA – teve igualmente numa primeira fase de medir forças com outras 13 candidatas e conseguiu passar à segunda fase juntamente com mais 7 pilotos. Até quarta-feira, a jovem piloto de Oeiras, vai continuar em Paul Ricard, no Training Camp de Formula 4 do FIA Girls On Track – Rising Stars. Será uma experiência única para Matilde Magalhães que se sentará pela primeira vez num F4. É que na categoria Sénior a vencedora terá como prémio uma época de Fórmula 4, também com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy.