As jovens pilotos de karting Mariana Machado (16 anos) e Matilde Magalhães (16 anos) serão as representantes portuguesas no programa da FIA “The Girls On Track – The Rising Stars”, que arranca no próximo domingo, no circuito de Paul Ricard (França). O projeto, concebido pela FIA Women in Motorsport Commission, liderada por Michèle Mouton, pretende trazer mais pilotos femininas para o desporto automóvel.
Este novo programa junta duas dezenas de jovens com idades entre os 12 e os 16 anos, oriundas de 16 países distintos. O programa prevê selecionar a melhor piloto que irá disputar em 2021 o Campeonato FIA de Fórmula 4 com a Scuderia Ferrari. Até lá o programa irá desenrolar-se da seguinte forma:
– De 11 a 13 de outubro – Avaliação das 20 finalistas e seleção das 12 melhores;
– De 14 a 16 de outubro – ‘Training Camp’ de Karting e seleção das 8 melhores;
– De 2 a 4 de novembro – ‘Training Camp’ de Fórmula 4 e seleção das 4 melhores;
– De 9 a 13 de novembro – ‘Training Camp’ com a Ferrari Driver Academy de Fórmula 4 e seleção da finalista.
A FPAK, que integra a FIA Women in Motorsport Commission, candidatou ao programa quatro jovens pilotos, mas apenas Mariana Machado (16 anos) e Matilde Magalhães (14 anos) foram selecionadas. Mariana foi a primeira menina a sagrar-se Campeã Nacional de Karting e Matilde tem somado bons resultados nos campeonatos que disputa em Portugal.
A expectativa é elevada pois as duas jovens portuguesas vão bater-se com as melhores da sua idade, no entanto nem só de resultados desportivos vive este programa, já que a componente física e psicológica será igualmente avaliada.
“Ficámos muito contentes por termos duas pilotos portuguesas em 20 selecionadas”, referiu Ni Amorim, presidente da FPAK. “Tanto a Mariana como a Matilde são duas excelentes pilotos, pelo que acredito que irão representar bem as cores de Portugal e passarão com distinção a primeira etapa que acontece já no próximo fim-de-semana em França.”