Markku Alen acelera em Figueira de Castelo Rodrigo

Markku Alen está de regresso a Portugal para dar espetáculo no Slalom de Castelo Rodrigo

O finlandês Markku Alen, recordista de triunfos no Rali de Portugal, vai marcar presença em Figueira de Castelo Rodrigo, nos dias 21 e 22 de julho: é o cabeça de cartaz do Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, prova que assinala, este ano, duas décadas de realização ininterrupta.

O finlandês voador, que venceu o Rali de Portugal por cinco vezes, é o convidado de honra da organização, a cargo do Município local e do Clube Escape Livre, e vai participar ao volante de uma réplica, cedida pela MCoutinho, do Fiat 131 Abarth, que lhe proporcionou o triunfo na prova do ACP em 1977, 1978 e 1981.

Markku Alen, cujo início da carreira remonta a 1969, tendo feito a estreia no Mundial de Ralis em 1973, alinhou em 129 participações; conquistou 19 vitórias, a última das quais no RAC, em 1989, ao volante de um Lancia Delta Integrale.

Markku Alen distinguiu-se ao serviço da Fiat e da Lancia e ficou conhecido como o mais italiano dos finlandeses.

Figura do mundo dos ralis que goza de grande simpatia e popularidade em Portugal, país pelo qual nutre verdadeira paixão, Markku Alen celebrará, em Castelo Rodrigo, 45 anos da sua primeira participação como piloto oficial e 40 anos sobre a vitória na Copa FIA de Pilotos, competição precursora do Campeonato do Mundo de Pilotos.

O capacete de Alen, que estará presente numa sessão de autógrafos, será assinado pelo piloto e por todos os participantes na prova noturna e sorteado entre os espectadores.

Esta é uma de várias iniciativas que estão a ser preparadas para marcar a edição dos 20 anos do Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, que mantém o esquema das edições anteriores: prova de sprint na noite de sábado (dia 21 de julho), no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, e uma prova diurna de slalom, no dia seguinte, no centro daquela vila do distrito da Guarda.