Matilde Fidalgo estreou-se no Karting com apoio da FPAK

17/04/2019

Matilde Fidalgo (16 anos) foi uma das vencedoras do programa The Girls on Track, promovido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) com o apoio do programa Erasmus+, destacando-se ente 27 concorrentes de vários países na final europeia do evento, realizada na pista francesa de Le Mans. Como prémio pelo apuramento para o FIA Drivers Training Camp, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting decidiu apoiar a estreia da jovem piloto de Lisboa no Campeonato de Portugal de Karting KIA, que ocorreu no passado fim-de-semana, na prova disputada no Funpark – Kartódromo de Fátima.

Integrada na exigente categoria X30 Sénior, e num fim de semana marcado por períodos de chuva, Matilde Fidalgo surpreendeu toda a gente logo no sábado, ao conseguir o sétimo lugar na sessão de treinos cronometrados, três lugares atrás do seu irmão gémeo, Martim Fidalgo, que também se estreava no Karting de competição em Fátima. Matilde Fidalgo brilhou depois com a pista molhada durante a primeira manga de qualificação, onde rodou metade da corrida no terceiro lugar, vindo a terminar no nono posto quando a pista começou a secar, apesar de um problema no cabo do acelerador.

Matilde Fidalgo chegou a rodar no 3.º lugar numa das mangas de qualificação

No domingo, Matilde Fidalgo foi 12.ª classificada na derradeira manga de qualificação, e depois também concluiu a primeira Final da sua carreira no 12.º lugar, fechando assim um fim de semana para mais tarde recordar.

“Fiquei muito contente com esta estreia e tenho de agradecer o apoio da FPAK, porque nunca me imaginei a correr no Campeonato de Portugal. Andar nos primeiros lugares, como aconteceu na primeira manga, foi algo que me deixou muito feliz e mesmo se as últimas corridas foram mais difíceis, fiquei com vontade de repetir a experiência em Leiria. Sei que ainda estou a aprender mas gostei muito deste desafio”, afirmou Matilde Fidalgo, que antes de integrar o FIA Drivers Traning Camp ainda vai poder acompanhar ao vivo uma prova do FIA WTCR, para tomar contacto com o ambiente e os bastidores da competição ao mais alto nível.

Da esquerda para a direita: Joana Lima, Beatriz Costa, Maria Germano Neto, Gabriela Teixeira, Matilde Fidalgo, Mariana Machado e Rita Teixeira

Para Ni Amorim, presidente da FPAK, “foi muito bom ver a rápida adaptação da Matilde ao mundo do Karting de competição. Isso significa que ela tem uma aptidão natural para este desporto, aliás como já tinha ficado visível no The Girls on Track, quer em Portugal quer em França. Para a FPAK, é muito importante dar oportunidades a novos valores, com critérios definidos e claros para toda a gente. Também saliento, por exemplo, a estreia no mesmo fim de semana do Andriy Pits no KIA Picanto GT Cup, outro jovem talento vindo do Karting e que tem o nosso apoio.”

Recorde-se que Matilde Fidalgo era uma das sete pilotos femininas no Campeonato de Portugal de Karting, onde já competem valores como Rita Teixeira (X30 Super Shifter), Mariana Machado (X30 Sénior), Maria Germano Neto (Cadete), Gabriela Teixeira (Cadete), Beatriz Costa (Cadete) e Joana Lima (Iniciação), tendo Matilde Ferreira também iniciado a época na categoria Júnior.

Fotos: HelloFoto / Alexandre Junyor