O piloto nórdico, que lidera de igual modo o WRC2, somou o segundo êxito consecutivo em seis provas, após o recente triunfo nos Açores e foi o primeiro a conquistar dois triunfos esta temporada no ERC.
Primeiro líder do rali, Mikkelsen travou duelo cerrado com Dani Sordo ao longo da etapa inicial marcado por adversas condições, com chuva, que tornou os pisos enlameados, e nevoeiro.
Um furo na secção matinal fez Mikkelsen perder 28,9 segundos para o espanhol, mas o piloto da Hyundai sofreu, à tarde, idêntico percalço logo a abrir a segunda passagem pelas classificativas anteriormente percorridas.
Na frente, a discussão pela liderança voltou a ser intensa, mas o piloto do Skoda foi, gradualmente, alargando a vantagem, que se tornou decisiva na derradeira especial da 1.ª etapa, quando Dani Sordo bateu e desistiu , recomeçando no dia seguinte ao abrigo do Super Rally.
Com Sordo arredado da discussão pelo triunfo, Mikkelsen não pôde descansar, porque Alexey Lukyanuk, atual campeão europeu, aproximou-se, perigosamente, terminando a etapa a apenas 4,4 segundos do líder.Na segunda e derradeira etapa, o russo forçou ainda mais o ataque e terminou a PEC 10 a apenas sete décimas de Mikkelsen, o que fez o norueguês reagir e vencer os dois últimos troços da secção matinal, colocando a diferença entre ambos já nuns relativamente confortáveis 9,3 segundos.
O verdadeiro conforto chegou depois, logo a abrir a segunda ronda de domingo, quando um problema de transmissão no Citroën C3 Rally 2 arredou, definitivamente, Lukyanuk da luta pela vitória e quase o fazia perder a segunda posição à geral; todavia, o russo, conseguiu defender-se dos ataques de Armindo Araújo.
«As condições foram muito traiçoeiras no primeiro dia, mas o Elliott (Edmondson) e toda a equipa fizeram um grande trabalho. Conseguimos evitar problemas e foi um excelente fim de semana», sublinhou Ao vencedor no final da prova organizada pelo Demoporto, estreante no Europeu (ERC) e a sexta a contar para o Campeonato de Portugal (CPR).
Armindo Araújo completa pódio e brilha no CPR
Depois de alguma alternância com Bruno Magalhães ao longo da 1.ª etapa, o piloto de Santo Tirso terminou o dia com 13,5 segundos de vantagem.
No primeiro troço da 2.ª etapa perdeu tempo para o piloto do Hyundai i20, com a vantagem a diminuir para 10,7 segundos, mas depois foi sempre mais rápido e terminou a vencer a power stage, deixando Bruno a 28,5 segundos.
«Um resultado fantástico para mim e para a nossa equipa. Estou muito contente, pois fizemos um ótim,o rali. Foi uma prova perfeita», confessou Armindo Araújo.
«Ficámos mais próximos de alcançar o título, o que é matematicamente possível acontecer já na próxima prova», acrescentou o atual campeão nacional em penhado em revalidar o título.
Classificação final (oficiosa)
1.º Andreas Mikkelsen/Elliott Edmondson (Skoda Fabia Rally 2 Evo), 2h19m10.1s
2.º Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov (Citroen C3 Rally 2), a 2m01.8s
3.º .Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 2m38.9s
5.º Nil Solans/Marc Marti (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 3m41.4s
6.º Norbert Herczig/Ramón Ferencz (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 4m07.0s
7.º Eric Cais/Jindriska Zakova (Ford Fiesta R5 MK II), a 4m24.2s
8.º Yoann Bonato/Benjamin Boulloud (Citroen C3 Rally 2), a 4m57.0s
9.º Miko Marczyk/Szymon Gospodarczyk (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 5m47.8s
10.º Benito Guerra/Daniel Cue (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 7m31.6s
Campeonatos
ERC
1.º A. Mikkelesen, 175 pontos
2.º M. Marczyk, 107
3.º E. Llarena, 102
CPR
1.º Armindo Araújo, 133 pontos
2º Ricardo Teodósio, 119
3.º Bruno Magalhães, 115
4.º José Pedro Fontes, 96
5.º Bernardo Sousa, 67
Próxima prova (CPR):
Rali Vidreiro/Centro de Portugal (asfalto), na Marinha Grande, dias 15 e 16 de outubro.