Uma conferência subordinada ao tema “100 Anos das 24 Horas de Le Mans” é, no dia 10 de dezembro (sábado), o ponto alto das comemorações, em Gouveia, do 15.º aniversário do Museu da Miniatura Automóvel, o único existente em Portugal.

O museu é fruto de um projeto do Clube Escape Livre espoletado pelo colecionador Fernando Taborda e que encontrou apoio na Câmara Municipal de Gouveia. Em 2007 nascia o, ainda hoje, único museu dedicado à miniatura automóvel que cumpre 15 anos de existência.

Para celebrar a efeméride, o Clube Escape Livre e o Município de Gouveia prepararam um programa dividido em dois momentos significativos: o primeiro decorreu no pretérito dia 24 de novembro, com a realização do Dia Aberto do Museu da Miniatura Automóvel e a exposição de um Renault 5 Turbo à escala 1:8 naquele espaço museológico e de um Opel Kapitan de 1958 nos Paços do Concelho.

Foram levadas a cabo exposições de miniaturas das 24 Horas de Le Mans, Mundial de Ralis e Evolução do Automóvel. Os visitantes tiveram ainda oportunidade de experimentar pistas de Slot.

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia é o único existente em Portugal

O segundo momento, integra-se no 15º aniversário do museu: no dia 10 de dezembro, haverá visitas guiadas e a apresentação de duas novas coleções temporárias — Carros Brasileiros e Carros de Assistência de Le Mans — e a homenagem aos colecionadores.

O ponto alto das comemorações será a conferência no Mercado Municipal, a partir das 15 horas, com a participação do diretor de corrida das 24 Horas de Le Mans, Eduardo Freitas, e dos pilotos Manuel e Pedro Mello Breyner, ambos participantes na clássica gaulesa. A tertúlia será moderada por Hélder de Sousa, jornalista decano ligado ao desporto automóvel e antigo piloto.