A temporada de 2024 do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) está prestes a começar, uma vez mais com uma ‘guerra’ a quatro (salvo qualquer surpresa que possa surgir), com Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2), Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) e José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) a serem apontados como os grandes candidatos à luta pelo título. A primeira ‘batalha’ é ja no Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto.

A referência continuará a ser, inquestionavelmente, o piloto britânico do Team Hyundai Portugal, que o ano passado veio substituir o malogrado Craig Breen e que ganhou quatro das seis provas disputadas. Deste feita, já com um maior conhecimento do CPR e dos seus adversários, Meeke deverá gerir melhor cada uma das oito provas para fazer face aos seus rivais lusos.

Em teoria, o título parece ser um assunto exclusivo para o referido quarteto, mas o interesse da época na categoria principal (Rally2), que pela primeira vez, e por obrigação regulamentar, utilizará combustível sintético, estende-se ao desempenho de outros protagonistas, que partem com ambições renovadas.

O grande ausente é Miguel Correia, uma das principais figuras das duas últimas épocas e vice-campeão de 2023, que não conseguiu garantir apoios para continuar ao volante do Skoda Fabia Rally2 evo da ARC Sport. Pelos mesmos motivos, Bernardo Sousa (Citroen C3 Rally2) também fica de fora, pelo menos da primeira prova, desconhecendo-se se ainda pode vir a disputar alguns ralis. Para já, está confirmada a sua presença na primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

Quem estará de corpo e alma a tempo inteiro vai ser o jovem Pedro Almeida (Skoda Fabia Rally2 evo), procurando superar os desempenhos dos últimos anos e afirmar-se no CPR, sendo de saudar o regresso de João Barros (VW Polo GTI R5) com um programa parcial que pode evoluir, consoante os primeiros resultados.

Mas o plantel não fica por aí, já que Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2) deve alinhar na maioria das provas e uma das novidades será a participação (oito ralis) de Ernesto Cunha num Skoda Fabia Rally2 evo, em vez do Citroen C3 adquirido à Sports & You, enquanto Paulo Neto (Skoda Fabia Rally2 evo) tenciona repetir o programa da época passada e Diogo Salvi (Skoda Fabia Rally2 evo) alinhará em algumas provas. O jovem Lucas Simões manter-se-á fiel ao Ford Fiesta Rally2, apostado em manter a sua trajetória de evolução, e o algarvio Ricardo Filipe troca o Fiesta por um Skoda Fabia R5.

O Campeonato de Portugal 2RM (duas rodas motrizes) promete ser tão competitivo quanto o de 2023, com um grupo alargado candidatos, predominando os Peugeot 208 Rally4, que passa a ser o eleito de pilotos como Daniel Nunes ou Rafael Cardeira, a que se juntam Kevin Saraiva, Hugo Lopes e Pedro Silva, entre outros, enquanto o campeão em título, Gonçalo Henriques, inicia a época com o seu Renault Clio Rally4.