Pedro Perino e a equipa DKR Engineering mostraram andamento para lutar pelo pódio da categoria LMP3, na primeira prova do European Le Mans Series (ELMS), disputada no passado fim de semana, no Circuito de Barcelona, em Espanha. O piloto português, o mais jovem do pelotão, com apenas 17 anos, estreou-se num dos mais importantes campeonatos internacionais de Resistência da FIA, ao lado do britânico James Winslow e do russo Alexander Bukhantsov. A equipa de Perino terminou no top 10, após ter liderado a categoria.

Aos 17 anos, e depois de um percurso no karting e nos fórmulas, Pedro Perino iniciou a sua temporada no ELMS, equivalente ao Campeonato da Europa FIA de Resistência. Para o jovem piloto de Oeiras, o objetivo passava por adaptar-se a uma nova realidade, que ia desde a pilotagem do protótipo Duqueine M30 D08 até às estratégias de equipa numa corrida de 4 horas.

Numa indicação do potencial que é reconhecido a Pedro Perino, a equipa luxemburguesa escolheu Perino para disputar a Qualificação, com o português a ser o 8.º mais rápido. “Foi uma boa experiência e fiquei contente por me escolherem para fazer a Qualificação, mas o nosso carro é mais forte em corrida”, referiu na altura Pedro Perino.

Na prova de 4 horas, a DKR Engineering chegou a rodar na liderança da categoria LMP3. Contudo, volvidas mais de 2h30m de corrida, numa altura em que lutava pelo comando, um problema num dos eixos do Duqueine obrigou a formação luxemburguesa a entrar nas boxes. Assim, de forma inglória, a DKR Engineering perdeu mais de 25 minutos e a possibilidade de alcançar um lugar do pódio, vindo a terminar a jornada catalã na 10.ª posição. “Estávamos muito bem. Se não tivéssemos partido o eixo, poderíamos ter alcançado um dos lugares do pódio”, afirmou Pedro Perino, incumbido de fazer os últimos 40 minutos de prova, onde se revelou um dos pilotos mais rápidos em pista. “Apesar do azar que tivemos, o fim de semana foi positivo para mim, pois aprendi muitas coisas novas. Quando estive em pista, fui sempre dos mais rápidos, o que deixa boas perspetivas para o futuro”.

A segunda prova do European Le Mans Series está agendada para 15 e 16 de julho, no circuito francês de Paul Ricard.