Pedro Perino estreia-se no European Le Mans Series com a DKR

16/01/2023

Pedro Perino vai disputar a categoria LMP3 do European Le Mans Series (ELMS) em 2023, integrado na equipa alemã DKR, que na época passada terminou a competição no terceiro lugar. O jovem piloto português, de apenas 17 anos, vai partilhar o protótipo Duqueine M30 D08 com o britânico James Winslow e o russo Alexander Bukhantsov.

Depois de uma bem-sucedida carreira no Karting e de uma performance assinalável na Fórmula 4 italiana nos últimos dois anos, Pedro Perino vai esta temporada enfrentar um novo desafio, que passa por disputar o Europeu Le Mans Series (ELMS), um dos campeonatos de Resistência mais mediáticos da FIA, equivalente a um Campeonato da Europa da disciplina, antecâmara das 24 Horas de Le Mans.

Com apenas 17 anos, o jovem piloto português vai alinhar pela equipa germânica DKR Engineering, que em 2022 conseguiu terminar o ELMS na terceira posição da categoria LMP3. Perino irá partilhar o protótipo Duqueine M30 D08 com os experientes James Winslow e Alexander Bukhansotov, que no ano passado já disputaram o ELMS com a DKR. Mas quer a experiência de Winslow quer de Bukhansotov é bem mais vasta, tendo o primeiro, de 39 anos, já disputado por cinco ocasiões as 24 Horas de Le Mans.

“Os testes correram muito bem. Primeiro em Portimão, depois no Estoril e, por fim, em Barcelona, onde senti uma evolução muito positiva, tendo, inclusive, num dos dias, sido o mais rápido dos cinco pilotos que estavam a testar com a DKR. Essa performance deixou-me ainda mais motivado para o meu objetivo que era este ano disputar o European Le Mans Series e, se possível, numa boa equipa, como é o caso da DKR, que em 2022 foi terceira classificada na categoria LMP3”, referiu o jovem piloto português.

O arranque do European Le Mans Series está agendado para 23 de abril, precisamente no circuito de Barcelona, seguindo-se depois mais cinco provas: em Imola (07 de maio), Le Castellet (16 de julho), Motorland (26 de agosto), Spa-Francorchamps (24 de setembro) e Portimão (22 de outubro).