Pedro Perino vai disputar este fim de semana, no Circuito de Barcelona, a primeira prova do European Le Mans Series (ELMS) da categoria LMP3, integrado na DKR, equipa alemã que na época passada terminou a competição no terceiro lugar. O jovem português, de apenas 17 anos, vai partilhar o protótipo Duqueine M30 D08 com dois pilotos experientes, o britânico James Winslow e o russo Alexander Bukhantsov.

Pedro Perino será o mais jovem piloto a competir esta época no European Le Mans Series (ELMS), o equivalente ao Europeu FIA de Resistência, considerado como uma das portas de entrada para as míticas 24 Horas de Le Mans.

Para já, o jovem piloto de Oeiras está focado em descobrir um dos campeonatos mais exigentes do automobilismo europeu, uma realidade totalmente diferente daquela a que estava habituado na Fórmula 4 Italiana e que começa numa pista na qual nunca competiu. “Já estava, naturalmente, um pouco ansioso para que começasse o campeonato. Estou muito motivado porque vou descobrir um mundo completamente novo, onde vou ter de aprender quase tudo. O meu foco para já é, precisamente, adaptar-me o mais rapidamente possível ao carro, à equipa, aos colegas de equipa, às estratégias da equipa e também aos ‘pit-stop’, que nunca fiz”, começou por referir Pedro Perino, para depois acrescentar: “De qualquer modo, estou bastante confiante de que a minha adaptação vai ser bem-sucedida, pois estou integrado numa boa equipa (a DKR) que no ano passado terminou o campeonato na terceira posição da categoria LMP3. E confesso que um dos meus objetivos, mais para o final da temporada, é precisamente ajudar a equipa a conquistar um dos lugares do pódio”, sublinhou ainda o jovem piloto português sobre a sua nova aventura no Europeu Le Mans Series.

A qualificação no Circuito de Barcelona está agendada para sábado, às 14h05, e a corrida de 4 horas terá início no domingo, a partir das 10h30 (hora de Portugal). A época do ELMS também passará pelas pistas de Paul Ricard (França), Motorland Aragón (Espanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica), com a decisão do título a acontecer numa jornada dupla no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a 21 e 22 de outubro.