Peugeot 208 R2: ‘Leão’ de ralis mostrou potencial em Lousada

16/05/2019

Com o objetivo de dar a conhecer as sensações de um carro de ralis, a Peugeot proporcionou a alguns jornalistas da imprensa especializada uma experiência de co-drive com dois pilotos da Peugeot Rally Cup Ibérica. A experiência é para recordar.

A convite da Peugeot Portugal, o Motor24 foi até Lousada para entrar em ação com o Campeão e o Vice-Campeão da Peugeot Rally Cup Ibérica2018, o espanhol Roberto Blach e o piloto algarvio Diogo Gago.

Os dois pilotos estiveram no circuito de Lousada para mostrarem à imprensa as potencialidade do 208 R2 no palco que vai receber a Super-especial de Lousada da edição deste ano do Vodafone Rally de Portugal.

Antes da “voltinha” à pista, estivemos à conversa com Diogo Gago que nos explicou um pouco do carro. “A base não tem o que enganar – é um 208, mas um pouco diferente pois conta com motor 1.6 atmosférico que debita um pouco mais de 180 CV e disponibiliza 190 Nm”. Parecem números pouco expressivos, mas que na prática se transformam em adrenalina pura. Foi, claramente, o piloto português que mais nos impressionou, uma vez que mostrou a dose certa de agressividade para atacar a pista e revelou-se sempre muito satisfeito na presença dos jornalistas.

Com 27 anos, ainda é um promessa do desporto automóvel, mas tem de se apressar para ter maior visibilidade. Roberto Blach não foi tão expansivo, nem a conduzir nem a conversar.

Neste troféu cujo apoio logístico é prestado pela equipa de José Pedro Fonte, a Sport &
You, o piloto português referiu ainda “que este se trata de um carro muito competitivo que permite perceber as potencialidades dos pilotos e através dele é possível que se adaptem a carros de categorias superiores, logo é uma boa escola”.

A edição de 2019 do Peugeot Rally Cup Ibérica tem seis provas, sendo que três são em Espanha e três são em Portugal, dividindo-se por pisos de asfalto e de terra, incluindo duas visitas ao “mundo” WRC, mais um chamariz para os jovens pilotos. De referir que cada um destes 208 custa cerca de 50 mil euros e é possível a um piloto amador correr com tudo aquilo a que tem direito por sete mil euros.

Organizada pela Peugeot Portugal e pela Peugeot Espanha, com as parcerias da Huawei, Vodafone, Pirelli e da Total e a gestão logística a cargo da Sports & You, que é também Distribuidor oficial da Peugeot Citroën Racing Shop para Portugal e Espanha, a Peugeot Rally Cup Ibérica chega, em 2019, com um significativo pacote de prémios, na ordem dos 120.000 euros.

Ficha técnica do Peugeot 208 R2
MOTOR
Tipo

EP6C (pistons, bielas, árvore de cames específica),
4 cilindros, a gasolina, montagem transversal, aspirado
Cilindrada 1.598 cc
Diâmetro x curso 77 x 85,8 mm
Potência máxima 185 CV a 7.800 rpm
Binário máximo 190 Nm a 6.300 rpm
Potência específica: 116 cv/l
Alimentação Injeção eletrónica multiponto
Magneti Marelli indireta
Distribuição: DOHC 16 válvulas Valvetronic VVT,
4 válvulas por cilindro, por corrente;

CAIXA DE VELOCIDADES
Tipo Sequencial de 5 relações, comando mecânico
Diferencial Autoblocante
Travões Monodisco, cerâmico/metálico (Ø 184 mm) de comando hidráulico

Tração Dianteira
TRAVÕES
À frente Discos ventilados (asfalto Ø 310 x 30; terra Ø 285 x 26 mm) com pinças de 4 pistões
Atrás Discos (Ø 290 x 8 mm) com pinças de 2 pistões

DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

SUSPENSÂO
Dianteira Pseudo McPherson, triângulos específicos com junções uniball
específicas; barra estabilizadora específica intercambiável
(3 definições de amortecimento)
Traseira Estrutura reforçada em H, modificada para acomodar uma barra estabilizadora específica intercambiável (3 set-ups) intercambiável (3 definições)
Amortecedores Específicos Öhlins de 3 vias, com suporte hidráulico regulável, (à frente e atrás)

QUADRO
Estrutura Monocoque em aço reforçado com roll-cage com soldadura multiponto ao chassis (norma FIA); carroçaria específica em aço
Peso mínimo (FIA) 1.030 kg em vazio, 1.190 kg com tripulação e equipamento
Repartição de peso 64% à frente / 36% atrás

DIMENSÕES
Comprimento/largura 3.962 mm / 1.739 mm
Distância entre eixos 2.538 mm
Vias 1.475 mm (dianteira) / 1.470 mm (traseira)
Depósito combustível 60 litros (gasolina 98 octanas, sem chumbo)

RODAS
Jantes Asfalto 6,5 x 16; Terra 6 x 15
Pneus Pirelli (Asfalto: 195/50 R16; Terra: 185/70 R15).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.