Miguel Sardo é o piloto do único Porsche 924 presente no Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, mas é também embaixador da Associação Portuguesa Contra a Leucemia e da fundação ‘Make a Wish’. Piloto de Cascais aposta na promoção de causas sociais através do automobilismo.

Miguel Sardo já começou a sua carreira no desporto motorizado há quase quatro décadas. O fascínio pelos automóveis e pelas motos nasceu logo na infância, mas foi em 1986 que o jovem de Cascais concretizou o sonho de se tornar piloto. Começou pelas motos, pelo desafiante mundo do Enduro e das Bajas, até chegar aos automóveis de Todo-o-Terreno, onde chegou a participar em provas do Campeonato do Mundo. Passou pelo lendário Troféu UMM, com os famosos jipes construídos em Portugal, e em 2016 conseguiu um 11.º lugar nas 24 Horas TT de Fronteira, uma das mais duras e carismáticas provas da Europa nesta modalidade, ao volante de uma Mazda do troféu.

Foi o culminar de um percurso que atravessou três décadas, com muita paixão e alguns sacrifícios, para praticar um desporto exigente a vários níveis. Em 2020, o ‘bichinho’ das corridas falou mais alto e Miguel Sardo regressou à competição, desta vez desta vez nos circuitos de velocidade e no Troféu Mini Classics. Integrando uma equipa campeã, conseguiu logo três pódios no ano de estreia e disputou o título do Troféu até à última prova, os 250 Km de Jerez de la Frontera, em Espanha.

Foi então que surgiu a oportunidade de preparar um Porsche 924 para a velocidade. Há muito ligado ao Porsche Club Portugal, onde é vice-presidente, a paixão pela marca de Estugarda originou um projeto diferenciado: competir com um dos raros 924 que correm em Portugal. Passou para o Grupo 1 de Clássicos, no troféu ibérico organizado pela RaceReady.

“O Porsche 924 é um carro fabuloso, que nos dá um grande prazer de condução”, afirma sobre o modelo alemão. “O carro não tem a preparação nem a performance dos Ford Escort, que são bem mais leves e potentes, mas o 924 é extremamente fiável e equilibrado, o que é fundamental para o piloto, pois conseguimos sempre ter muita confiança em pista.”

Miguel Sardo prepara-se para regressar ao Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, no próximo fim de semana, no Circuito do Estoril, integrado na categoria H81 / Grupo 1. Bem presentes estão as instituições e patrocinadores que apoiam o projeto do Porsche 924. “O meu grande objetivo é dar sempre o máximo retorno às empresas e instituições que apoiam a minha carreira”, refere o piloto e empresário. “É um conjunto de pessoas e empresas que perceberam o potencial do desporto automóvel para promover as suas marcas. E para mim é uma honra também ser uma espécie de embaixador no automobilismo de duas causas que me dizem muito: a Associação Portuguesa Contra a Leucemia e a fundação ‘Make a Wish’. Vou para cada prova, para cada corrida, com essa responsabilidade boa, de promover a mensagem destas instituições e representar da melhor forma a minha cidade e o Município de Cascais”, concluiu.

O ‘Estoril Racing Tribute – Paulo Alves’ vai animar o Circuito do Estoril no próximo sábado e domingo, com quase duas centenas de pilotos em diferentes competições ao longo do fim de semana.