Portugueses garantem seis pódios nas Series Rotax Espanha

09/04/2018

Rui Pereira, Mariano Pires, Guilherme de Oliveira, Adrián Malheiro, José Barros e Pedro Moura asseguraram um lugar no pódio na jornada inaugural das Series Rotax Espanha, disputada no passado fim de semana por 81 pilotos distribuídos por seis categorias, no Circuito Internacional de Zuera, em Saragoça.

Depois de ter ganho a primeira prova do Troféu Ibérico Rotax na categoria DD2 Master, há cerca de duas semanas, em Recas, Rui Pereira (chassis Birel ART) voltou a garantir o lugar mais alto do pódio, desta vez no Circuito Internacional de Zuera, na jornada de abertura das Series Rotax Espanha.

O piloto de Matosinhos foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, pelo que assegurou a pole-position para as duas Finais, tendo na primeira batido toda a concorrência e, na segunda, sido segundo classificado, após uma penalização que lhe retirou nova vitória. Mesmo assim, na soma dos dois resultados, Rui Pereira totalizou os pontos necessários para vencer a jornada de abertura das Series Rotax Espanha.

Duarte Castro (Birel ART), apesar de ter largado da última posição nas duas Finais por não ter estabelecido qualquer tempo nos ‘cronos’, ainda foi sexto posicionado na Final 1 e depois terceiro classificado na Final 2, pelo que garantiu um honroso quarto lugar.

Frederico Castro (Formula K) terminou a Final 1 na 10.ª posição e a Final 2 no nono lugar, resultados que permitiram ao piloto português ser nono classificado em Zuera.

Mariano Pires 2.º na categoria DD2 e Bruno Borlido fecha top-5

Mariano Pires (CRG) foi o quarto mais rápidos nos ‘cronos’ da categoria DD2 e obteve igual posição nas duas Finais, resultados que permitiram ao piloto de Ponte de Lima garantir o segundo lugar do pódio, numa prova em que se impôs o espanhol Lluc Ibañez (Kosmic).

Bruno Borlido (Exprit) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e cruzou a meta da Final 1 na segunda posição. Já na Final 2, quando discutia os lugares da frente e uma eventual vitória na prova, foi forçado a abandonar. Ainda assim, o piloto de Viana do Castelo fechou o top-5 nesta ronda de abertura das Series Rotax Espanha.

Gonçalo Coutinho 8.º classificado na Sénior Max

Após ter ganho a primeira prova do Troféu Ibérico Rotax na categoria Sénior Max, há cerca de duas semanas, em Recas, Gonçalo Coutinho (FA) era apontado como um dos principais favoritos à vitória e começou por provar isso mesmo nos treinos cronometrados, ao ser o mais rápido.

Contudo, o piloto de Gondomar apostou em pneus de chuva para a Final 1 e a pista começou a secar, pelo que acabou por terminar na 10.ª posição. Na Final 2, o jovem português voltou a largar da pole-position mas dois toques fizeram com que concluísse a corrida na sexta posição. Com estes resultados, Gonçalo Coutinho foi oitavo classificado na jornada inaugural das Series Rotax Espanha, onde triunfou Nerea Martí (Praga).

Guilherme de Oliveira no pódio da categoria Júnior

Guilherme de Oliveira (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Júnior e na Final 1, quando tudo indicava que iria vencer, um adversário mais afoito subiu a traseira do kart do piloto português na última curva. Ainda assim, Guilherme de Oliveira manteve-se em pista e cruzou a meta a escassos 33 milésimos de segundo do vencedor.

Na Final 2, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia voltou a comandar a prova mas após uma luta muito intensa pelos primeiros lugares, acabou por ver a bandeira xadrez na quarta posição. Mesmo assim, Guilherme de Oliveira somou pontos suficientes para concluir a prova no terceiro lugar, numa categoria ganha pelo espanhol Scott Augereau (Kosmic).

O luso-moçambicano Rodrigo Almeida (CRG) foi o nono posicionado na Final 1 após uma penalização, enquanto na Final 2 cruzou a meta no sexto lugar, resultado que lhe permitiu garantir um honroso quinto lugar final.

Miguel Corsino (Exprit) terminou a Final 1 na sétima posição e a Final 2 no 14.º lugar após penalização, pelo que o piloto português viria a ser o 11.º classificado nesta jornada de abertura das Series Rotax Espanha.

Adrián Malheiro vence na Mini-Max e José Barros garante segundo lugar

Depois de ter ganho a primeira prova do Troféu Ibérico Rotax na estreia a competir na categoria Mini-Max, há cerca de duas semanas, em Recas, Adrián Malheiro (Praga) voltou a garantir o lugar mais alto do pódio, desta vez no Circuito Internacional de Zuera, na abertura das Series Rotax Espanha.

O piloto luso-espanhol largou na Final 1 do sétimo lugar mas ainda conseguiu vencer, tendo na Final 2 arrancado do sexto posto para ser novamente o primeiro a ver a bandeira xadrez.

José Barros (FA), com um terceiro e segundo lugares nas Finais 1 e 2, respetivamente, garantiu o segundo lugar do pódio, enquanto o ‘rookie’ João Oliveira com um quinto e um oitavo lugares, encerrou o top-5 em Zuera.

José Pinheiro 12.º na Micro-Max e Diogo Castro 14º

Na categoria Micro-Max, os pilotos portugueses não tiveram muita sorte. José Pinheiro (EKR) terminou a Final 1 na 16.ª posição e a Final 2 no nono lugar, resultados que fizeram com que o jovem piloto de Guimarães fosse 12.º classificado nesta primeira prova das Series Rotax.

Diogo Castro (FA) com um 17.º e depois com um 12.º lugar, foi o 14.º classificado na prova de Zuera, cujo vencedor foi o espanhol Christian Costoya (Tonykart).

Pedro Moura vence categoria Micro-Academy

Na categoria Micro-Academy, para pilotos dos 6 aos 10 anos de idade e que nunca tenham disputado competições Rotax, Pedro Moura (Praga) não estabeleceu qualquer tempo nos treinos cronometrados mas mesmo assim conseguiu vencer a Final 1 e a Final 2, conquistando o lugar mais alto do pódio na prova inaugural das Series Rotax Espanha. Um início auspicioso para o jovem piloto de Penafiel, que no ano passado sagrou-se campeão nacional da categoria Iniciação.

Fotos: VVL Sport Image

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.