Quatro portugueses sagram-se campeões ibéricos de Karting Rotax em Braga

30/04/2018

Depois do arranque em Recas (Espanha), a pista de Braga recebeu as decisões do Troféu Ibérico Rotax
Rui Pereira na categoria DD2 Master, Gonçalo Coutinho na Sénior Max, Guilherme de Oliveira na Júnior e Adrián Malheiro na Mini-Max sagraram-se campeões ibéricos de Karting Rotax, no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga.

Os portugueses da categoria DD2 Master – para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos – voltaram a monopolizar as primeiras posições do Troféu Ibérico Rotax.

Na segunda prova, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, João Oliveira (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 1m05,393s e depois foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, apesar de uma penalização de 5 segundos por ter o spoiler dianteiro ‘tocado’, na frente de Vítor Mendes (Praga) que também foi penalizado com 5 segundos.

João Oliveira

Rui Pereira (Birel Art), que saiu de pista na segunda volta e também foi penalizado com cinco segundos, terminou na terceira posição, na frente de Nuno Carvalho (BirelArt), de Fernando Costa (Praga) – que ainda rodou no terceiro lugar – e do espanhol Gregório Jimenez (Tonykart).

Na Final 2, Rui Pereira liderou de princípio a fim e João Oliveira foi um tranquilo segundo classificado, na frente de Vítor Mendes – que não evitou um pião na segunda volta –, de Fernando Costa, de Gregório Jimenez e de Nuno Carvalho.

Rui Pereira

Face aos resultados das duas Finais, João Oliveira venceu a prova minhota, enquanto Rui Pereira e Vítor Mendes completaram o pódio. Fernando Costa assegurou o quarto lugar, tendo Nuno Carvalho e Gregório Jimenez sido os quinto e sexto posicionados, respetivamente.
João Oliveira, Rui Pereira e Vítor Mendes no pódio da categoria DD2 Master em Braga

No que diz respeito à classificação final da edição 2018 do Troféu Ibérico Rotax, Rui Pereira conquistou o título com 212 pontos, totalizando mais 2 do que João Oliveira que foi um meritório segundo classificado, enquanto Vítor Mendes garantiu o terceiro lugar.

Lluc Ibañez campeão ibérico DD2 e qualificado para a Final Mundial no Brasil

Na categoria DD2, o espanhol Lluc Ibañez (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m04,885s) e venceu a Final 1, na frente de Pedro Pinto (Tonykart) e de José João Oliveira (BirelArt), enquanto Bruno Borlido (Exprit) foi forçado a abandonar após a primeira volta devido a problemas elétricos.

Na Final 2, Borlido liderou de princípio a fim, Ibañez foi segundo e Pinto terceiro, tendo Oliveira terminado no quarto posto. Com estes resultados, Ibañez venceu a prova minhota, Pinto foi segundo na frente de Oliveira e de Borlido.

Pedro Pinto, Lluc Ibañez e Bruno Borlido formaram o pódio da categoria DD2 em Braga

Na soma das classificações das duas jornadas da competição – a primeira foi em Recas, próximo de Madrid – Lluc Ibañez sagrou-se campeão ibérico e carimbou o passaporte para a Final Mundial que será disputada entre 26 de novembro e 1 de dezembro no Brasil. Pedro Pinto e Bruno Borlido completaram o pódio.

Gonçalo Coutinho campeão Ibérico Sénior Max… e Manuel Alves garante 2.º lugar

Gonçalo Coutinho garantiu este fim de semana o título de campeão ibérico Rotax na categoria Sénior e Manuel Alves foi um honroso segundo classificado. Contudo, na segunda prova da competição, marcada para o Kartódromo Internacional de Braga, os dois portugueses não tiveram concorrência, não se realizando mesmo as duas Finais devido à ausência de alguns pilotos espanhóis por lesão, segundo a organização.

Manuel Alves e Gonçalo Coutinho no pódio da categoria Sénior Max em Braga

Recordamos que na jornada inaugural, disputada em Recas, próximo de Madrid, Gonçalo Coutinho, com chassis FA, foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 56,491s e depois venceu as duas Finais, tendo na primeira rubricado a volta mais rápida em 56,856s.

Já Manuel Alves, com chassis Tonykart, também esteve em destaque em solo espanhol ao garantiu um 3.º e um 2.º lugares, tendo rubricado a volta mais rápida na Final 2 em 57,418s.

Guilherme de Oliveira campeão ibérico Júnior… Tomás Ribeiro obtém pódio

Guilherme de Oliveira (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (1m07,997s), venceu a Final 1 – com a volta mais rápida – e foi segundo classificado na Final 2, resultados que somados lhe permitiram garantiu o lugar mais alto do pódio na prova minhota e sagrar-se campeão ibérico, valendo-lhe o facto de ter somado um quarto e um sexto lugares na jornada de abertura no circuito de Recas, próximo de Madrid.

Tomás Ribeiro (Tonykart) fez uma excelente prova. Depois de ser o terceiro mais rápido nos ‘cronos’, foi quarto posicionado na Final 1 e depois dominou todos os acontecimentos na Final 2, rubricando ainda a volta mais rápida. Com esta prestação, o piloto Fafe assegurou o segundo lugar na prova e completou o pódio do Troféu Ibérico, tendo o segundo lugar ficado na posse do espanhol Ivan Bataller (EKR), que foi quinto classificado na ronda bracarense.

Tomás Ribeiro

Gabriel Caçoilo (FA), com um segundo lugar na Final 1 e com um sexto posto na Final 2, terminou a prova na quarta posição. Miguel Corsino (Exprit) com dois quintos lugares, foi sexto classificado, com o mesmo número de pontos de Bataller.

Ivan Bataller, Guilherme de Oliveira e Tomás Ribeiro subiram ao pódio da categoria Júnior

O ‘rookie’ Rodrigo Lessa (Tonykart) concluiu a prova na sétima posição, na frente dos espanhóis Daniel Augereau (Kosmic) e Albany Alvarez (Tonykart). O estreante Alexandre Almeida (Tonykart) encerrou o top-10, na frente de Mariana Machado (Praga) – forçada a abandonar na segunda corrida com problemas na corrente do kart – e de Afonso Ferreira (Tonykart) também com contratempos devido a uma penalização na Final 1 e de uma desclassificação na Final 2.

Adrián Malheiro campeão ibérico Mini-Max… José Barros triunfa em Braga

Na prova de abertura do Troféu Ibérico Rotax da categoria Mini-Max, disputada em Recas, o luso-espanhol Adrián Malheiro (Praga) venceu as duas Finais e, este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga, com mais um triunfo e um segundo lugar, conquistou o título.

Adrián Malheiro

José Barros (FA), voltou a ser o mais rápido nos treinos cronometrados – tal como na primeira prova – e com um segundo lugar na Final 1 e uma vitória na Final 2, garantiu o lugar intermédio do pódio quer na prova bracarense quer no Troféu Ibérico, no qual João Oliveira (CRG) completou o pódio.

José Barros

Tomás Rodrigues (OTK) sofreu um toque na Final 1 e na Final 2 voltou a ter problemas, sendo quarto classificado.

José Barros, Adrián Malheiro e João Oliveira conquistaram o pódio da categoria Mini Max

José Pinheiro vence em Braga… Christian Costoya campeão ibérico Micro-Max

Sem enfrentar contratempos como na jornada inaugural disputada no circuito de Recas, em Madrid, José Pinheiro (Praga) impôs-se com autoridade na segunda prova do Troféu Ibérico Rotax, realizada no Kartódromo Internacional de Braga. O piloto de Guimarães foi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu as duas Finais, rubricando a melhor volta em ambas.

José Pinheiro

Com esta prestação, José Pinheiro garantiu o segundo lugar no Troféu Ibérico, cujo vencedor foi o espanhol Christian Costoya (Tonykart), contribuindo para o feito as duas vitórias em Recas e um terceiro e um segundo lugares em Braga.

O espanhol Adrián Benito (Tonykart) garantiu a terceira posição na prova minhota e o seu compatriota Alberto Hurtado (Tonykart) foi o quarto posicionado, fechando o pódio no que diz respeito à classificação final do Troféu Ibérico Rotax.

O pódio da categoria Micro Max foi formado por Cristian Costoya, José Pinheiro e Adrián Benito

Guillermo Pernia (Tonykart) encerrou o top-5 em Braga, na frente de Lucia Estevez (PCR), Alexandre Estevez (FA), Diogo Castro (FK), Maria Germano (Praga), Henrique de Oliveira (Tonykart), Alejandro Cimadevilla (EKR) e Oleksander Bondarev (EKR).

Fotos: VVL Sport Image