Depois de ter sido reeditado em 2018, a edição deste ano do Rali Alto Tâmega vai para a estrada nos dias 8 e 9 de junho e quer recuperar um lugar de destaque no panorama dos ralis em Portugal. A organização do CAMI Motosport preparou um evento que une os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços, numa prova de asfalto candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis de 2020.

Foi perante uma plateia de convidados, adeptos, pilotos e membros da Comunicação Social que o CAMI Motorsport apresentou oficialmente a edição de 2019 do Rali Alto Tâmega, que será disputada nos próximos dias 8 e 9 de junho. Depois da reedição do evento em 2018, 25 anos depois da última edição realizada na década de 1990, o Rali Alto Tâmega cresceu em dimensão e ambição para 2019, com a organização a contar agora com o apoio conjunto dos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços. O objetivo assumido pela organização é tornar o Rali Alto Tâmega num dos melhores ralis de asfalto do país, à semelhança do que acontecia na era dourada do evento, nas décadas de 80 e 90 do século passado.

Nuno Loureiro (CAMI Motorsport)

Nuno Loureiro, presidente do CAMI Motorsport, apresentou todos os detalhes da prova, que terá o formato e as condições de segurança de um evento do Campeonato de Portugal de Ralis, com uma extensão de 113,85 kms cronometrados e o centro operacional instalado no Quartel do Regimento de Infantaria N.º 19, em Chaves (programa completo em baixo). O Rali Alto Tâmega 2019 é pontuável para o Campeonato Norte de Ralis, Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis e Copa 106.

(Da esq. para a dir.) Orlando Alves (presidente CM Montalegre), Amílcar Almeida (presidente CM Valpaços), Nuno Loureiro (presidente CAMI), Nuno Vaz (presidente CM Chaves) e Fernando Queiroga (presidente CM Boticas)

Durante a apresentação da passada sexta-feira, na Casa do Vinho, em Valpaços, foi também inaugurada uma exposição fotográfica sobre a história do Rali Alto Tâmega, com fotografias de Armindo Cerqueira e António Silva.

EM DISCURSO DIRETO

Nuno Loureiro, presidente do CAMI Motorsport:

“Com a edição de 2018 provámos a importância de voltar a ter o Rali Alto Tâmega no panorama dos ralis em Portugal. Para 2019, os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços partilharam a visão e a ambição do CAMI, para que, em conjunto, coloquemos a região no Campeonato de Portugal de Ralis, a modalidade que gera maior retorno mediático no desporto automóvel nacional. Acredito que a prova pode, rapidamente, tornar-se num veículo de promoção por excelência de toda a região do Alto Tâmega. Em temos operacionais, temos uma estrutura pensada ao mais ínfimo pormenor e além disso acredito que a qualidade e espetacularidade dos troços vai voltar a apaixonar tanto o público como os pilotos.”

Fernando Queiroga, presidente da Câmara Municipal de Boticas:

“Na segunda edição deste regresso do Rali do Alto Tâmega ao asfalto, continuamos a recuperar a mística dos anos 80 e 90 do século passado, altura em que chegou a ser considerado o melhor rali de asfalto do país, projetando toda a região para uma dimensão ao mais alto nível dentro dos desportos motorizados. É com enorme satisfação que em 2019 vemos alargado o raio de ação deste rali, com os municípios de Montalegre e Valpaços a associarem-se a Boticas e Chaves e a darem uma verdadeira dimensão regional a este evento que tanto nos orgulha e que, esperamos, possa alcançar um patamar mais elevado, visto que é candidato ao Campeonato de Portugal de Ralis.”

Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves:

“A nossa região tem um potencial único para albergar eventos desportivos deste género, sobretudo porque há toda uma história dos ralis no Alto Tâmega e um número enorme de aficionados em toda a região. É importante que sintamos orgulho naquilo que é nosso, no nosso território, na nossa identidade e nas nossas marcas. Foi por isso que o município de Chaves decidiu apoiar o rali desde a sua reedição em 2018 e tenho a certeza que, em conjunto com Boticas, Montalegre, Valpaços e a equipa do CAMI Motorsport, vamos todos organizar um evento ainda mais marcante em 2019.”

Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre:

“Montalegre tem uma intensa atividade de eventos ao longo do ano e decidimos receber também o Rali Alto Tâmega, que por acaso passa no nosso concelho no dia 9 de junho, um feriado municipal. Tenho a certeza que os montalegrenses e demais aficionados do desporto automóvel terão aqui mais uma prova do seu agrado e que vai projetar a nossa região em todo o país e não só, tal como aconteceu com o ralicross. O objetivo da organização e dos quatro municípios é passarmos para o Campeonato de Portugal de Ralis e tenho a certeza que vamos ser bem-sucedidos.”

Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços:

“Para o município de Valpaços, é um prazer receber a apresentação do Rali e os meus congéneres de Boticas, Chaves e Montalegre aqui, na Casa do Vinho. É esta união e este trabalho em conjunto que nos vai levar até ao patamar que todos ambicionamos. Ainda recentemente recebemos o Campeonato do Mundo de Enduro em Valpaços e tenho a certeza que o Rali Alto Tâmega será mais um evento importante para a afirmação do município e das nossas potencialidades enquanto região. Um bem-haja a todos os intervenientes na organização do rali e que o evento seja um sucesso a todos os níveis.”

Ni Amorim, presidente da FPAK:

“O Rali Alto Tâmega é um nome muito forte, com uma forte carga emocional no meio dos ralis. Queria aproveitar para agradecer aos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços o facto de darem apoio a esta prova que, para nós, é de fundamental importância, ainda para mais porque é uma prova candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis de 2020.”

PROGRAMA – RALI ALTO TÂMEGA 2019

Sábado, 8 de junho

Shakedown – Valpaços » 08h30 – 12h30

Partida Simbólica – Porta D’Armas Quartel R. Infantaria N.º 19 » 15h50

PE1 Valpaços (15,37 kms) » 16h22

PE2 Chaves Sul (17,76 kms) » 17h01

PE3 Street Stage Alto Tâmega – Chaves (1,52 kms) » 21h04

Domingo, 9 de junho

PE4 Boticas 1 (12,20 kms) » 10h50

PE5 Montalegre 1 (11,08 kms) » 11h36

PE6 Chaves Oeste 1 (16,32 kms) » 12h01

Reagrupamento – Quartel R. Infantaria N.º 19

PE7 Boticas 2 (12,20 kms) » 14h09

PE8 Montalegre 2 (11,08 kms) » 14h55

PE9 Chaves Oeste 2 (16,32 kms) » 15h20

Chegada e Pódio final – Biblioteca Municipal de Chaves

FOTOS: Zoom Motorsport